quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Deus está ao teu alcance! - Conclusão

Dissemos, anteriormente, que todo ser humano pode conhecer a Deus a partir de suas próprias capacidades. Na verdade, isso somente é possível justamente pelo fato de que o homem foi criado "à imagem e semelhança de Deus" (cf. Gn 1,27).

Porém, é verdade também que nas condições em que se encontra, o homem enfrenta muitas dificuldades para conhecer a Deus apenas pelo uso da própria razão. Por isso Deus, em seu desígnio de amor, vem em socorro dessa busca, revelando-se ao ser humano, levando-o a conhecer o mistério acerca dele mesmo.

Sim, é verdade! Deus se revelou a todos os seres humanos. Se quiser trilhar o caminho que o leva ao encontro com Deus, além de fazer o uso de sua razão, o homem deverá acolher a revelação de Deus na fé. Daí que podemos entender a beleza e o alcance das palavras com as quais o saudoso Papa João Paulo II iniciou um importante documento, publicado em 1998: "A fé e a razão são como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade. Foi Deus quem colocou no coração do homem o desejo de conhecer a verdade e, em última análise, de O conhecer a Ele, para que, conhecendo-O e amando-O, pudesse chegar também à verdade plena sobre si mesmo." (Fides et Ratio, 4).

Nesse sentido, se é certo afirmar que "Deus está ao teu alcance", é ainda mais certo dizer que, na verdade, "Deus (já) te alcançou". Ou ainda melhor: Deus só está ao teu alcance porque, antes mesmo que você existisse, Ele já te havia alcançado!

Que tal agradecê-Lo por isso no dia de hoje?

Com afeto salesiano,
Pe. Mauricio Miranda.


quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Deus está ao teu alcance! - Parte 2

Na última postagem, nos recordamos da imagem de um artista que deixa suas marcas na obra que cria, para explicarmos porque está presente no coração humano um profundo desejo de Deus. Vimos também que realizar tal desejo é a único caminho para sermos felizes de verdade.

Hoje queremos falar de outra boa notícia. É que existem algumas "vias de acesso" que facilitam a busca que realizamos de Deus nessa vida. E para saber quais são, o princípio é o mesmo daquele aplicado ao artista. Como saber se tal obra-prima é realmente daquele grande pintor? Pelos "vestígios" que ele deixou na obra que fez...

Onde podemos encontrar os "vestígios" de Deus? Em primeiro lugar, no mundo. Sim, o mundo, obra de suas mãos! Quem diante da beleza da natureza (a imensidão do mar, a paisagem do alto de uma montanha, o nascer ou pôr do sol, por exemplo), não concluiu ser impossível que um cenário tão pleno de ordem e harmonia possa ser apenas produto de um "big-bang" inicial, mas, no fundo, é reflexo de amor de Deus Criador? (cf. Rm 1, 19-20) Além disso, quem de nós não se maravilhou diante da beleza do mistério que se esconde em cada pessoa humana e que ciência alguma é capaz de conhecê-lo em sua totalidade?

Na verdade, tanto o mundo como o ser humano manifestam que não possuem seu princípio e seu fim em si mesmos, ou seja, a beleza e grandeza que revelam nos permitem admitir que não eles são produtos do acaso, mas devem sua origem à Alguém que lhes é superior, ao mesmo tempo em que encontraram seu sentido de ser no mesmo Alguém que lhes deu a origem.

Estamos chamando Deus de "Alguém", justamente para deixar claro que somos capazes, pela nossa própria capacidade em reconhecer seus vestígios, de reconhecer a existência de um Deus absolutamente pessoal. Deus não é uma energia ou uma espécie de força cósmica, mas é uma pessoa, um ser que ama e que manifesta seu amor em tudo aquilo que criou!

No dia de hoje, deixemos que o Amor nos contemple!

Com afeto salesiano,
Pe. Mauricio Miranda.



terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Deus está ao teu alcance! - Parte 1

É triste observar que Deus, no discurso de muita gente, não passa de uma vaga idéia, muito distante das situações do cotidiano de suas vidas. Belas são as palavras do salmista que reconhece exatamente o contrário: "Senhor, tu me sondas e me conheces (...) Para onde irei para estar longe do teu espírito? Para onde fugirei para ficar longe de tua face? Se eu subir aos ceús, ali estás; se eu descer ao abismo, lá te encontrarei." (Sl 139, 1.7-8)

Ao mesmo tempo que tem dificuldade de reconhecê-lo junto de si, o homem experimenta que não se basta, que necessita de algo que o transcenda para completá-lo. O problema é que não reconhecendo que só Deus pode completá-lo, acaba por buscar essa plenitude em outros lugares e endereços. Não foi isso que reconheceu Santo Agostinho em sua própria vida? De fato, olhando para suas próprias buscas, ele reconheceu: "Tu estavas dentro de mim e eu te buscava fora. Eu, deformado, buscava as belas formas de tuas criaturas. Estavas comigo, mas eu não estava contigo." (Confissões)

O desejo de Deus está inscrito no mais profundo do coração humano. Isso porque o ser humano foi criado por Ele e para Ele. Não é verdade que todo o artista deixa suas marcas na obra que nasce de suas mãos? Ao criar o ser humano, também Deus imprimiu em seu íntimo as marcas da vida divina. Por isso, quando busca a Deus, o homem encontra a verdade sobre si mesmo. E é justamente nessa verdade que o homem encontra a felicidade.

Que tal pensarmos nisso hoje?
Que tal enviar essa mensagem para alguém especial?

Deus abençoe teu dia!
Com afeto salesiano,
Pe. Mauricio Miranda.



Senhor, obrigado por nos ter criado à tua imagem e semelhança!
Muito obrigado por nos ter feito de modo maravilhoso!
Nós te louvamos por nos comunicar a sua vida divina
e por nos chamar a viver em comunhão contigo.
Louvores a Ti, Senhor!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Regressando...

Caros amigos,

Depois de um longo período de inatividade (dois meses é muito, não é mesmo?), retomo as postagens em nosso blog. Estava empenhado na apresentação de minha dissertação de Mestrado. Já a concluí, com sucesso, graças a Deus! Agradeço as inúmeras visitas recebidas nesse espaço de tempo, bem como a paciência daqueles que aguardavam a retomada das postagens.

O blog foi criado, inicialmente, para que meus amigos me acompanhassem ao longo dos dois anos em que estive fora do Brasil. No entanto, uma coisa foi a intenção inicial, outro, o real caminho pelo qual o Senhor orientou esse pequeno espaço: tornou-se um pequeno, mas valioso veículo de formação cristã.


Nos próximos dias, retornarei ao Brasil. Estarei, certamente, empenhado com tantas novas responsabilidades. Porém, procurarei seguir evangelizando por meio desse instrumento. Espero continuar contando com sua visita, caro amigo, bem como com sua preciosa colaboração em divulgar aquele que aqui anunciamos: o Senhor Jesus!

Com afeto salesiano,
Pe. Mauricio Miranda.