Evangelho (Mc 1, 12-15)
— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!
Bom é louvar-vos, Senhor, nosso Deus,
que nos abrigais à sombra de vossas asas,
defendeis e protegeis a todos nós, vossa família,
como uma mãe, que cuida e guarda seus filhos.
Nesse tempo em que nos chamais à conversão,
à esmola, ao jejum, à oração e à penitência,
pedimos perdão pela violência e pelo ódio
que geram medo e insegurança.
Senhor, que a vossa graça venha até nós
e transforme nosso coração.
Abençoai a vossa Igreja e o vosso povo,
para que a Campanha da Fraternidade
seja um forte instrumento de conversão.
Sejam criadas as condições necessárias
para que todos vivamos em segurança,
na paz e na justiça que desejais.
Amém.
No pátio da capela do convento, há um pequeno museu com a exposição de objetos, roupas e fotografias pertencentes à Santa Teresinha. Na foto acima, vemos seu hábito religioso. A santificação pelo trabalho e pela vivência das mínimas coisas do cotidiano era uma característica do caminho espiritual de Teresa.
Basílica de Santa Teresinha. A construção começou em 1929 e a consagração do templo aconteceu em 1954. Do interior não foi possível tirar fotografias porque, no momento, a Basílica inteira passava por restaurações.
Abaixo da Basílica, há uma belíssima cripta, concluída em 1932. Sua arte evoca o segredo da vida espiritual de Teresa.
Imagem de Santa Teresinha exposta no presbitério da cripta. As flores em volta da imagem nos recordam as palavras de Teresa: "Quando estiver no céu, será necessário encher frequentemente minhas mãozinhas de orações e de sacrifícios para que eu possa ter o prazer de lançá-los como uma chuva de graças sobre as almas".
Mosaico da Santíssima Trindade, ao fundo da cripta, representa Deus Pai dando seu filho ao mundo e derramando o Espírito Santo. Várias vezes, Santa Teresinha afirmava: "... que felicidade pensar que o bom Deus, a Trindade inteira, olha para nós, permanece em nós e se compraz em nos considerar".
Vista aérea da cidade
A famosa Galeria Lafayette, ótimo lugar para os consumistas de plantão... Abaixo, interior da galeria com o detalhe da árvore de Natal. Em meio ao forte apelo consumista, não se encontrava um sinal religioso sequer. De fato, é triste ver que para muita gente, o Natal perdeu absolutamente o sentido...
Arco do Triunfo: eis o original! (rs) O início da construção do monumento que homenageia as vitórias militares de Napoleão Bonaparte se deu em 1806 e, sua inauguração, em 1836. O belíssimo monumento possui gravados os nomes das 128 batalhas e dos 558 generais das conquistas napoleônicas. Localiza-se na famosa Praça Charles de Gaulle.
De frente ao Arco do Triunfo, se encontra a famosa Avenida Champs-Élysées, a mais bela e famosa da cidade.
Palácio do Louvre (fachada principal) que, atualmente, abriga um dos maiores e mais famosos museus do mundo. No interior do museu, encontram-se célebres obras como a Monalisa (Leonardo da Vinci, sec XVI), Vitória de Samotrácia (sec. III a.C.), Vênus de Milo (sec II a.C.), além de outras obras-primas de artistas como Michelangelo e Rembrandt.
Um dos espelhos d'água à frente do Museu do Louvre. Na foto se pode ver pequenos flocos de neve que começavam a cair, fazendo a temperatura cair para abaixo de zero.
Arco do Triunfo do Carrossel, outra obra de Napoleão.
Sena, famoso rio que corta toda a cidade de Paris.
A famosa Catedral de Notre Dame. Dedicado a Nossa Senhora (em francês, Notre Dame), o templo de estilo gótico data do século XII e é um dos mais belos de toda a França. Possui uma importância histórica inigualável, tendo sido "palco" de acontecimentos importantes, tais como a coroação de Napoleão Bonaparte (1804). A Catedral entrou para a história da literatura mundial por ter servido como lugar onde se desenvolvia o romance de Victor Hugo, intitulado "O Corcunda de Notre-Dame" (1831).
Interior da Catedral de Notre-Dame (fotos acima e abaixo). Eis a resposta aos que me perguntavam de onde havia tirado a foto que abre o blog.
É ela mesma... A base da mais famosa torre do mundo, fotografada na véspera do ano novo. Abaixo, detalhe da torre vista em meio às construções da cidade.
Passamos o reveillón às margens do Rio Sena e aos pés da Torre Eiffel. Na foto, tirada minutos antes da passagem de ano, a torre ostentava o símbolo na Comunidade Européia, já que Paris seria até a meia-noite de 31 de dezembro de 2008, a sede da Presidência do Conselho da União Européia. Num ato simbólico, exatamente às 0h, o símbolo da Comunidade Européia foi apagado e Paris cedeu a presidência à cidade de Praga (República Tcheca).
Torre Eiffel, à meia noite, virada do ano, num jogo de luzes belíssimo! Abaixo, já em 2009, o espetáculo tomava novas cores, desejando um bom início de novo ano a todos os expectadores.
Um dos quarteirões de construções antigas. Mais antigo que esse e de beleza ainda maior é o bairro de arquitetura gótica: vale a pena uma visita!
Arquitetura moderna em Barcelona (fotos acima e abaixo).
Vila Olímpica: a cidade sediou as Olímpiadas de 1992. Na foto, tentando fazer pose de esportista, mas eu sequer conseguia vencer a força do vento que era realmente muito forte! (rs)
O Arco do Triunfo, em Barcelona. Esse é imitação... (rs) O verdadeiro eu veria alguns dias depois...
A famosa Igreja da Sagrada Família, estupenda obra desenhada pelo famoso arquiteto catalão Antoni Gaudí. A obra foi iniciada em 1882 e, embora ainda não concluída, já foi incluída pela UNESCO no sítio do Patrimônio Mundial "Obras de Antoni Gaudí". Ir a Barcelona e não ver a Sagrada Família é como não ir a Barcelona...
Vitrais no interior da Igreja da Sagrada Família (fotos acima e abaixo)
Interior da Igreja de Santa Maria do Mar. Belíssimo templo erguido na Idade Média (sec. XIV)sob uma única influência arquitetônica, é o máximo expoente do gótico catalão. Apesar da presença de muitos turistas, é impressionante como o interior do templo convida à oração... Não fosse o curto tempo, passaria horas ali dentro...
Igreja de Santa Maria do Mar: detalhe das colunas que marcam a construção (acima) e do presbitério (abaixo)
Igreja Santa Maria do Mar: detalhes dos vitrais. Na foto abaixo, um fato inesperado... À direita da entrada principal da Igreja, encontro-me com aquele que me acompanha com carinho paterno: Dom Bosco!
Nesse palácio, o rei da Espanha recebeu Cristóvão Colombo, aos 23 de abril de 1497, depois que ele retornava de sua viagem ao Novo Mundo (América).
Ruas de Santiago de Compostela (detalhe, acima e abaixo)
A torre da Catedral vai surgindo à medida em que se caminha pelas ruas estreitas do centro histórico.
Entrada de um dos câmpus da Universidade de Santiago de Compostela.
A belíssima Catedral vista de longe.
Uma das torres da Catedral iluminada pelo Sol, no final de tarde.
A frente da Catedral de Santiago
A imagem do Apóstolo acima de um dos edifícios públicos.
Imagem à entrada da Catedral.
Catedral de Santiago (vista da porta principal)
Altar principal da Basílica, construído sobre o túmulo do Apóstolo Tiago.
A cripta com o túmulo do Apóstolo.
Urna com os restos mortais do Apóstolo.