.jpg)
terça-feira, 12 de outubro de 2010
Nossa Senhora da Conceição Aparecida
.jpg)
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Virgem Aparecida

quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Nossa Senhora do Rosário

terça-feira, 15 de setembro de 2009
Nossa Senhora das Dores

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Portugal - Conclusão
É impossível não se deixar envolver pelo profundo clima de oração cultivado pelas centenas (em alguns dias milhares!) de pessoas que circulam diariamente pelo local! Da mesma forma, não há como não se sentir abraçado pelo carinho materno da Virgem, cuja imagem da Gruta das Aparições, lhe olha com um olhar verdadeiramente misericordioso.
Ali, aos pés da Virgem, posso dizer com segurança que orei por todos! Apresentei à Virgem todas as pessoas que se recomendaram às minhas orações ou a que a elas foram recomendadas. Mas não só, também rezei por todas as pessoas no mundo que necessitam da intercessão de nossas orações! Aliás, posso confidenciar também que num lugar como aqueles, é impossível rezar apenas por nossas intenções particulares. Ali, o nosso coração naturalmente se dilata: rezamos pelo mundo, pedimos pela humanidade...
As aparições de Fátima
"Aos 13 de Maio de 1917, três crianças apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, bairro de Fátima, pertencente à cidade de Vila Nova de Ourém. Chamavam-se Lúcia de Jesus, de 10 anos, e Francisco e Jacinta Marto, seus primos, de 9 e 7 anos.
Por volta do meio dia, depois de rezarem o terço, como habitualmente faziam, entretinham-se a construir uma pequena casa de pedras soltas, no local onde hoje se encontra a Basílica. De repente, viram uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago, decidiram ir-se embora por medo da chuva, mas, logo abaixo, outro clarão iluminou o espaço, e viram em cima de uma pequena azinheira (lugar onde agora se encontra a Capela das Aparições), uma "Senhora mais brilhante que o sol", de cujas mãos pendia um terço branco.
A Senhora lhes disse que era necessário rezar muito e os convidou a voltarem àquele lugar durante os próximos cinco meses, sempre nos dia 13 e naquela mesma hora. As crianças assim o fizeram e nos dias 13 de Junho, Julho, Setembro e Outubro, a Senhora voltou a aparecer-lhes e a falar com elas. No mês de agosto, no entanto, a aparição aconteceu no dia 19, no sítio dos Valinhos; isso porque no dia 13, as crianças tinham sido levadas pelo Administrador da região ao município de Vila Nova de Ourém a fim de darem explicações sobre os fenômenos dos quais eram testemunhas.
Na última aparição, aos 13 de Outubro, estando presentes cerca de 70.000 pessoas, a Senhora apresentou-se àquelas crianças como sendo a "Senhora do Rosário" e pediu que fizessem ali uma capela em sua honra. Depois da aparição, todos os presentes observaram o milagre prometido às três crianças em Julho e Setembro daquele ano: o sol, assemelhando-se a um disco de prata, podia ser visto sem dificuldade e girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo precipitar-se sobre a terra.
Anos mais tarde, a Ir. Lúcia conta ainda que, entre Abril e Outubro de 1916, tinha aparecido um Anjo aos três videntes, por três vezes, convidando-os à oração e penitência.
Desde 1917, não mais cessaram de ir à Cova da Iria milhares e milhares de peregrinos de todo o mundo, primeiro nos dias 13 de cada mês, depois nos meses de férias de Verão e Inverno, e agora cada vez mais nos fins de semana e no dia-a-dia, num montante anual de cinco milhões de peregrinos."
Com afeto salesiano,
Pe. Mauricio Miranda.
Eis a primeira capelinha construída no local das aparições. Sabe-se hoje que, dentre os três "segredos" que a Virgem havia confidenciado aos videntes, um dizia respeito ao atentado que o Papa sofreria no final daquele século. De fato, João Paulo II sofreu um atentado a tiros, na Praça de São Pedro, no Vaticano (em 1981, aos 13 de maio!). Um detalhe interessante: uma das balas que o atingiram, depois de retirada do corpo do Pontífice, foi cravada na coroa que repousa sobre a cabeça da imagem da Virgem, exposta na capela (foto).
Defronte à Basílica do Rosário foi construída uma nova Igreja dedicada à Santíssima Trindade. A foto retrata o presbitério da nova Igreja.
domingo, 7 de dezembro de 2008
Evangelho (Lucas 1,26-38)
— O Senhor esteja convosco!

_____________________________________
L'unica solenità prevista nel corso del tempo dell'Avvento è l'Immacolata Concezione della Beata Vergine Maria. Ciò perché il senso di questa solennità rientra perfettamente nel contesto liturgico del tempo che si celebra. Già sappiamo qual è il contesto del tempo dell'Avvento. Cerchiamo ora di capire qual'è il senso della solennità di oggi. Per questo, abbiamo bisogno di porre due domande: una sul suo significato e l'altra sul suo scopo.
1. Che cosa significa l'Immacolata Concezione della Madonna?
La parola Concezione significa generazione. Essere concepiti vuol dire essere generati nel grembo materno. Nel caso della Vergine Maria, diciamo che la sua concezione è stata immacolata. Che cosa si vuol dire con questo?
Immacolata significa senza nessuna macchia. In questo senso, parlare della Immacolata Concezione della Beata Vergine significa che Maria è stata generata senza peccato.
Tutti noi siamo nati segnati dal peccato. Con Maria, questo non è sucesso! Lei è tutta santa! E perché? Dio, che intendeva preparare una madre che fosse degna di generare il suo Figlio Gesù, ha conservato Maria della macchia del peccato originale. In realtà, doveva essere purissima la Vergine che ci avrebbe donato il Salvatore che toglie il peccato del mondo. In somma, questo è il significato della solennità che celebriamo in questo giorno 08 dicembre. Ma qual è la finalità di tale celebrazione, per quali motivi celebriamo l'Immacolata Concezione della Beata Vergine? Questa è la seconda domanda.
2. Qual è il suo scopo?
Sappiamo che, nell'Avvento, allo stesso momento in cui si celebra la prima venuta di Gesù nel mondo, riaffermiamo la nostra ferma speranza che egli ritornerà alla fine dei tempi. Bene, la solennità dell'Immacolata Concezione della Vergine Maria ci aiuta a capire molto di più il senso dell'Avvento. E perché?
Perché riflettendo sulle meraviglie operate da Dio nella vita della Vergine Maria, possiamo capire il valore dell'Incarnazione del Verbo, il grande significato della venuta di Gesù al mondo. Quindi, con questa solennità, non solo fissiamo la nostra attenzione su Maria. Posare gli occhi e il cuore su di lei, ci porta a contemplare con l'amore il mistero stesso del Salvatore.
Inoltre, abbiamo visto nella liturgia della 2ª Domenica d'Avvento che siamo invitati da Dio, con il nostro stile di vita, a preparare la strada del Signore (cfr Mc 1,3). Ciò significa cercare di vivere in santità tutti i giorni della nostra vita fino a quando un giorno saremo giudicati davanti all'Amore. Non è forse vero che noi ci giudichiamo in base alle scelte che facciamo nella vita? Bene, in questo cammino verso Dio, la Vergine Immacolata rimane non solo un modello di vita che deve essere seguito dai discepoli del Signore, ma una grande avvocata che interviene costantemente presso Dio in nostro favore.
È bello capire i tesori della nostra fede cattolica! Quando ciò accade, abbiamo messo il cuore in tutto ciò che celebriamo e, quindi, non solo celebriamo la vita che viviamo, ma ancora più importante, viviamo quello che stiamo celebrando. È così che, giorno dopo giorno, la Chiesa prepara, con Maria, la venuta del Signore.
Buona festa per tutti!
Viva la Madre di Dio!
(contributo di Don Emanuele Vezzoli)
____________________________________
La única ceremonia prevista durante el tiempo de Adviento es la Inmaculada Concepción de Nuestra Señora. Esto se debe a que el sentido de la solemnidad cae perfectamente en el contexto del tiempo litúrgico que celebramos. Si usted pasó por mi blog, probablemente ya sabe lo del contexto del tiempo de Adviento. Vamos a entender el sentido de la solemnidad de hoy. Para ello, tenemos que formular dos preguntas: una sobre el significado y la otra sobre su finalidad.
1. ¿Qué significa la Inmaculada Concepción de Nuestra Señora?
La palabra de Concepción es el mismo que concebir. Esto significa el acto de engendrar. Ser concebido de forma tal que se está generando en el útero materno. En el caso de la Virgen María, decimos que su su Concepción fue Inmaculada. ¿Y qué es eso?
Inmaculada significa sin mancha, sin ninguna mancha. En ese sentido, hablar de la Inmaculada Concepción de Nuestra Señora significa que la Virgen María fue creada sin pecado.
Todos hemos nacidos marcados por el pecado. ¡En María eso no sucedió! ¡María es toda santa! ¿Y por qué? Porque Dios, que deseaba preparar una madre que sea digna de engendrar a su Hijo Jesús, preservó a María de la mancha del pecado original. De hecho, debía ser purísima la Virgen que nos daría al Salvador que tomara los pecados del mundo. En pocas palabras, este es el significado de la solemnidad que celebramos este día 08 de diciembre. Pero, ¿cuál es el propósito de esta celebración? es decir, ¿por qué razones celebrar la Inmaculada Concepción de Nuestra Señora? Esta es la segunda cuestión.
2. ¿Cuál es su propósito?
Sabemos que en el Adviento, en el mismo momento en que celebramos la primera venida de Jesús al mundo, reafirmamos nuestra firme esperanza de que regresará al final de los tiempos. Bien. La Solemnidad de la Inmaculada Concepción de Nuestra Señora nos ayuda a entender mucho más este sentido del Adviento. ¿Y por qué?
Porque al reflexionar acerca de las maravillas realizadas por Dios en la vida de la Virgen María, entendemos el valor de la Encarnación del Verbo, la gran importancia de la venida de Jesús al mundo. Por eso, con esta solemnidad, no sólo fijamos nuestra atención en María. Poner los ojos y el corazón en ella, nos lleva a contemplar con amor el misterio mismo del Salvador.
Además, hemos visto en la liturgia del 2º Domingo de Adviento que estamos invitados por Dios, con nuestro propio modo de vida, a prepar los caminos del Señor (cf. Mc 1,3). Esto significa tratar de vivir en santidad todos los días de nuestra vida hasta el día en que seremos juzgados delante de Amor. ¿No es cierto que nos juzgamos a nosotros mismos por las elecciones que hacemos en la vida? Pues bien. En este camino hacia Dios, la Virgen Inmaculada sigue siendo no sólo un modelo de vida a seguir para los discípulos del Señor, sino una gran abogada que constantemente interviene ante nuestro Dios en favor nuestro.
Qué bueno es comprender los tesoros de nuestra fe católica! Cuando esto sucede, conseguimos colocar nuestro corazón en todo lo que celebramos y, de esa forma, no sólo celebrar lo que tratamos de vivir, sino, sobre todo, vivir aquello que estamos. Es así que, día tras día, la Iglesia prepara y ansía, con María, la venida de su Señor.
¡Buena fiesta a todos!
¡Viva la Madre de Dios!
(traducción del Padre Patricio de la Torre, sdb)
domingo, 12 de outubro de 2008
Evangelho (João 2,1-11)
— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós!
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

A Igreja no Brasil celebra, hoje, a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida. Estou, mesmo de longe, em comunhão com todos os que amam a Virgem Maria, aparecida entre as águas do Paraíba, e que confiam o Brasil a sua proteção materna.
Acompanhamos, na festa de nossa Padroeira, a narração do momento no qual Jesus e seus discípulos - dentre eles, sua Mãe - participavam da festa de um casamento em Caná, cidade da região da Galiléia. O autor do texto parece tentar chamar a atenção do leitor, logo no primeiro versículo do relato, à presença de Maria naquela festa: "...houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava presente." (Jo 2,1)
E qual poderá ser a intenção do escritor? Certamente a de apresentar a Santíssima Mãe do Salvador como modelo a ser seguido por todo aquele que deseja se tornar um verdadeiro discípulo do Senhor. E, nesse sentido, parece ser o versículo 5, o ponto central de toda a narração: "sua mãe disse aos que serviam: 'Fazei tudo o que ele vos disser'." (Jo 2,5)
De fato, só podemos ser considerados discípulos do Senhor quando exercitamos a docilidade de um coração que está pronto a obedecer sempre, em toda e qualquer situação. É somente a obediência por amor que abre caminho à ação do Senhor.
E não só! A obediência não somente abre possibilidade para a manifestação dos sinais do Senhor, como realmente faz milagres. Parece-nos, pelo relato do Evangelho, que a ação de Jesus vai se situar num nível muito além do pretendido por Maria. Ela apenas lhe diz que o vinho havia acabado. Mas é a atitude de docilidade de sua Mãe que lhe dá condições de, transformando a água em vinho, inaugurar o início da manifestação de sua glória a fim de que os discípulos cressem. Veja quanta coisa não permite Deus fazer um coração que sabe ser dócil!
A Santa Mãe de Deus continua ensinando os discípulos de hoje, a serem dóceis a seu Senhor: "sua mãe disse aos que serviam: 'Fazei tudo o que ele vos disser'." É assim que queremos aprender a servir! É Maria quem continua nos ensinando a termos os olhos fixos n'Ele, a procurar estarmos atentos a sua santa vontade, servindo-o com sempre maior docilidade.
Coloquemo-nos na escola de Maria! Convidemos toda a nação brasileira a realizar o mesmo! Levantemos um povo que, junto de Maria, sabe verdadeiramente o que significa ser discípulo de Cristo.
Viva a Mãe de Deus e nossa! Boa festa a todos os brasileiros!
Com afeto salesiano
Pe. Mauricio Miranda.
________________________________________
In Italia, 28ª Domenica del Tempo Ordinario:
Is 25, 6-10a / Sl 22(23) / Fl 4,12-14.19-20 / Mt 22, 1-14
In questa domenica Gesù continua il dialogo con i capi dei sacerdoti e i farisei sulll'accoglienza all'invito che il Padre fa a tutti gli uomini per mezzo del Figlio: partecipare alla comunione con Dio. Questa volta, Gesù paragona il regno dei cieli a un re che fece una festa di nozze per suo figlio. Infatti, le nozze sono il simbolo della gioiosa e definitiva comunione di Dio con il suo popolo, comunione che trova nel suo Unico Figlio, il suo picco.
Davanti al rifiuto di coloro che erano stati invitati, il re invia i suoi servi ai crocicchi delle strade per chiamare tutti quelli che trovereranno. In realtà, se fino adesso l'invito era stato indirizzatto al popolo di Israele, in Gesu l'ultimo invito è universale. Tutti noi siamo invitati alle nozze dell'Agnello di Dio! Non è un caso che nella sala del banchetto ci siano buoni e cattivi... Dio chiama tutti.
Però, la centralità di questa parabola sta nel fatto che tutti gli invitati devono avere l'abito nuziale in modo da essere preparati per la Festa. La chiamata di Dio è gratuita, ma è anche esigente. Questo significa che dobbiamo rivestirci con la fede che riconosce in Gesu il grande invito di Dio a tutti gli uomini e che, perciò, cerca di cambiare la propria vita come l'unico regalo degno di essere offerto al Signore. Che l'Eucaristia che ora celebriamo ci auti a trasformare la nostra vita. Così, giorno per giorno, ci prepariamo alla Festa senza fine che ci aspetta...
Buona settimana a tutti!