sábado, 21 de novembro de 2009

Solenidade de Cristo, Rei do Universo - Ano B - 2009

Evangelho (João 18,33b-37)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós!
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 33b Pilatos chamou Jesus e perguntou-lhe: “Tu és o rei dos judeus?” 34 Jesus respondeu: “Estás dizendo isto por ti mesmo ou outros te disseram isto de mim?” 35 Pilatos falou: “Por acaso sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes te entregaram a mim. Que fizeste?” 36 Jesus respondeu: “O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui”. 37 Pilatos disse a Jesus: “Então tu és rei?” Jesus respondeu: “Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a Vós, Senhor!

Caros amigos, estamos iniciando a última semana desse ano litúrgico. É a Solenidade de Cristo, Rei do Universo. A Igreja renova a certeza de que a Jesus foi entregue todo "o poder, glória e realeza" (Cf. Dn 7, 14a). E, embora seu reinado ainda seja desconhecido desse mundo, ele se manifestará plenamente no final dos tempos, quando Ele virá "com as nuvens e todos os olhos o verão" (Cf. Ap 1, 7a).

Diante da pergunta de Pilatos sobre se ele era realmente rei, Jesus responde que seu reino não é deste mundo (cf. Jo 18, 36). E por que? Porque seu reino é pautado na Verdade e aberto a todos os que procuram acolhê-la em sua vida.

Hoje, somos convidados a proclamar o reinado do Senhor. Submeter toda a nossa existência ao seu poder, deixando-nos guiar por seu amor. Concretamente, isso nos levará a realizar um compromisso - um verdadeiro pacto - com a Verdade. Somos impelidos pelo poder de nosso Rei a, em primeiro lugar, banir de nossa vida toda a forma de mentira. E, por fim, sustentados por seu amor, a assumir a vivência da Verdade em todas as suas conseqüências: seja no terrível instante em que defendê-la implicará pender com ela da Cruz, mas também no glorioso momento em que, ressurgiremos com ela para com ela reinar por toda a eternidade! Sim, amém!

Com afeto salesiano,
Pe. Mauricio Miranda.

2 comentários:

  1. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...


    AFECTUOSAMENTE
    MAURICIO MIRANDA

    DESEANDOOS UNAS FIESTAS ENTRAÑABLES DE NAVIDAD 2009 ESPERO OS AGRADE EL POST POETIZADO DE CREPUSCULO.

    José
    ramón...

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Visite-nos!

    http://alcancadosparaalcancar.blogspot.com

    No amor de Cristo!

    ResponderExcluir