Percebo uma lacuna na história da vida de Jesus. Por que não existem escritos da fase da adolescência?
(Simone, 36 anos, São Paulo)
Cara Simone,
Obrigado pela visita ao blog e pela pergunta!
De fato, essa "lacuna" é sentida nos quatro evangelhos. Apenas o escrito de Lucas é que faz uma menção bem sutil aos anos compreendidos entre o nascimento de Jesus e os do início de seu ministério público: "Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e diante dos homens." (Lc 2,52). Mesmo assim, esse versículo do Evangelho de Lucas parece querer frisar a plena harmonia existente entre a natureza divina e humana na pessoa do Verbo encarnado, mais do que propriamente dar notícias de sua vida durante aquele período.
Embora existam muitas teorias para a interpretação dessa "lacuna", não é difícil de admitir que a intenção dos evangelhos não é oferecer ao leitor uma biografia de Jesus (no rigor do termo, os evangelhos não podem ser considerados como uma obra de caráter "histórico"). O objetivo principal pelo qual eles foram escritos foi o de anunciar a Boa Notícia (em grego, evangelho) de Deus que se fez homem e veio habitar entre nós (cf. Jo 1,14).
A infância de Jesus é abordada - de modo especial em Lucas, mas também em alguns acenos em Mateus - porque ligada diretamente ao mistério da Encarnação do Verbo, mistério que é tratado de maneira muito mais bem elaborada, do ponto de vista teológico, na introdução do Evangelho de João. Em outras palavras, o mistério da Encarnação, fundamental para nossa salvação, é o que parece justificar a abordagem direta ou não dos anos da infância do Salvador.
Em seguida, passa a interessar ao leitor o início e desenvolvimento do ministério público de Jesus que culmina em sua paixão, morte e ressurreição. E, nesse sentido, os quatro evangelhos fornecem inúmeros detalhes narrativos. E não poderia ser diferente, não é mesmo?
Em suma, os evangelhos trazem somente e tão somente aquilo que nos é necessário conhecer para a salvação. Eles são, cada um a seu modo, o anúncio de uma grande notícia que transformou e continua a transformar a vida de toda a pessoa humana!
Com afeto salesiano,
Pe. Mauricio Miranda.
____________________________
Posso lhe ajudar? Sua dúvida pode ser a de muitos outros.
Envie sua pergunta para canal-direto@hotmail.com
Não esqueça de dizer seu primeiro nome, idade e cidade de onde escreve.
Posso lhe ajudar? Sua dúvida pode ser a de muitos outros.
Envie sua pergunta para canal-direto@hotmail.com
Não esqueça de dizer seu primeiro nome, idade e cidade de onde escreve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário