sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Retrospectiva 2007



Por esses dias, assistimos a vários programas de TV que fazem uma retrospectiva do ano que está prestes a terminar. As pessoas são convidadas, dessa forma, a fazerem um "balanço" de como foi o ano de 2007.

Aproveito para lhe dizer que esse período é também muito apropriado para realizarmos uma espécie de retrospectiva pessoal de vida. Sim, o final de um ano é sempre um momento em que podemos (e devemos!) fazer um apurado exame de consciência sobre como nós o vivemos. Não é preciso, nesse exercício, se ater a muitos e pequenos detalhes. Basta que façamos algumas perguntas fundamentais para analisarmos de se estamos construindo a história de nossa vida sobre bases realmente sólidas.

É momento, por exemplo, de nos perguntarmos sobre quais os valores que nortearam nossas escolhas ao longo do ano que passou e sobre quais os reflexos e conseqüências das atitudes que tomamos. Ao percebermos que entre nossas atitudes, existem algumas que ferem princípios universalmente válidos como o amor, o respeito ao semelhante entre outros, é hora de pedirmos perdão...

Creio que assim estaremos trilhando um verdadeiro caminho para um real ano novo feliz!

Boa "retrospectiva" a todos!

Deus te abençoe!
Com afeto salesiano
P. Mauricio Miranda

Um comentário:

  1. Que a retrospectiva seja positiva e que todos tenham a certeza de que o melhor foi feito.
    Agora, quanto aos "erros" é fácil, temos 366 dias pela frente para corrigir e fazer o nosso melhor!
    Depois de refletir sobre minha retrospectiva, tive a chance de enxergar o que não via e sentir a simplicidade de momentos tão grandiosos que não percebi. Errei, e agora terei a chance de acertar!
    E o melhor, tenho muito mais a agradecer por tudo que recebi em 2007!
    Que a retrospectiva seja diária!
    Com carinho, Feliz 2008!
    Abraços,
    Débora e família

    ResponderExcluir