segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Especial Apóstolo Paulo - Parte 8

Entramos, nessa postagem, no capítulo 18 dos Atos dos Apóstolos. Isso porque continuamos acompanhando a segunda viagem missionária de São Paulo Apóstolo que, depois de Atenas, seguiu rumo a cidade de Corinto, um pouco mais ao sul.

Corinto

Como a maioria das cidades de então, Corinto, já na época de Paulo, havia uma história centenária. Como colônia romana, havia sido fundada por Júlio César e era capital da província de Acaia. Os dois portos (um de cada lado do istmo), faziam de Corinto uma cidade cosmopolita, marcada por grande diversidade cultural.

Ao chegar em Corinto, Paulo se instalou na casa de um casal de amigos, Áquila e Priscila, que muito o ajudaram na difusão do Evangelho. Ao longo da semana, trabalhava como fabricante de tendas para pagar os gastos com sua estadia e, aos finais de semana, pregava nas sinagogas. Com a chegada de Silas e Timóteo, Paulo passa, com eles, a se dedicar inteiramente ao anúncio do Evangelho por toda a região.

Ao longo de um ano e meio em que viveu em Corinto, Paulo também enfrentou forte resistência e oposição por parte de muitos judeus ao anúncio do Evangelho. Quando nosso grupo de estudos passou pelas ruínas de Corinto (parte antiga da cidade), tivemos a graça de celebrar a Eucaristia bem próximo ao lugar onde ele esteve diante do proconsul Galião acusado de promover a desordem entre o povo, conforme relata At 18, 12-17. Continuava, no entanto, destemido na proclamação da Boa Notícia, obediente às palavras que o Senhor lhe havia dito: "Não tenhas medo, continua a falar, não te cales. De fato, eu estou contigo e ninguém porá a mão em ti para te maltratar porque, nesta cidade, um povo numeroso me é destinado". (At 18, 10).

A comunidade cristã fundada por Paulo em Corinto, apesar de muito fervorosa e animada, vivia exposta aos perigos de uma cultura pagã que ameaçava comprometer a pureza do Evangelho que havia recebido. Toda a problemática que envolvia aquela comunidade aparece muito bem refletida na primeira carta que Paulo escreve aos Coríntios. De fato, sabe-se que corriam sério risco de se dividir, não apenas por causa da grande diversidade entre seus membros, mas também pela ação de adversários do Apóstolo que, imagina-se, estavam "infiltrados" na comunidade e pareciam disseminar confusão... É a esse respeito, por exemplo, que Paulo escreve sua segunda carta à mesma comunidade.

Convido você que me acompanha por esse blog a retomar essas duas importantes cartas do Novo Testamento. Pelos problemas que enfrentam e aos quais desejam dar soluções, ambas as cartas continuam extremamente atuais e podem, como Palavra de Deus que o são, muito contribuir para nossa fidelidade ao Senhor, condição do crescimento e do avanço do anúncio do Evangelho no mundo de hoje.

Com afeto salesiano
Pe. Mauricio Miranda.


Mapa da Grécia antiga. Entre os anos de 1881 a 1893, foi contruído um pequeno canal que uniu o Golfo de Corinto com o Mar Egeu. Dessa forma, separou-se a Península de Peloponeso (onde fica a cidade de Corinto) da parte principal da Grécia.

O Canal de Corinto (fotos acima e abaixo) tem apenas 6,3 quilômetros de comprimento por 21 metros de largura. Por ser tão estreito, comporta apenas o transporte de pequenas embarcações, evitando que as mesmas naveguem cerca de 400 quilômetros em torno do Peloponeso para então chegar ao local desejado.



Acima, face do Imperador Nero, resgatada quase intacta das ruínas da antiga cidade e exposta no Museu de Corinto. Abaixo, esculpidos em mármore, escultura de um homem e parte de escultura de peça da vestimenta militar. A terceira foto é de um mosaico decorativo das antigas construções, todos expostos no mesmo museu.








Templo de Apolo, uma das contruções mais bem conservadas de todo o sítio arqueológico. Com as montanhas ao fundo, dá para se ter a idéia da altura desse terreno. De fato, na Grécia antiga, os templos eram construídos em lugares bem altos, "próximos aos céus", morada dos deuses... A vista de cada um desses lugares é simplesmente magnífica!


As ruínas de Corinto (detalhe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário