quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Especial Apóstolo Paulo - Parte 4

Após sua primeira viagem missionária, Paulo retorna a Antioquia da Síria e, dali, parte para Jerusalém, afim de resolver o problema acerca da circuncisão dos não-judeus convertidos ao Cristianismo (cf. At 15, 1-35).

Retomemos nosso "caminho" por meio dessas postagens a partir de At 15, 36: "Após certo tempo, Paulo disse a Barnabé: 'Voltemos a visitar os irmãos em cada uma das cidades onde anunciamos a Palavra do Senhor. Nós veremos a quantas andam'." No entanto, por causa de divergência de opiniões, Paulo se separa de Barnabé e toma Silas como companheiro de viagem a partir de então. Inicia-se a segunda viagem missionária de Paulo que compreenderá: Derbe, Listra, Frígia, Galácia e Troade (todas na Ásia Menor, atual Turquia). De lá, Paulo passa a evangelizar o Ocidente e viaja para Samotrácia, Neápolis, Filipos, Tessalônica, Beréia, Atenas e Corinto (todas no atual território grego), quando então, voltando ao Oriente, viaja para Éfeso e, antes de finalizar sua viagem em Jerusalém, ainda retorna para a região da Macedônia (Trôade e cidades vizinhas).

Como podemos observar, a segunda viagem de Paulo possui um percurso bem longo para o qual os Atos dos Apóstolos dedicam cinco capítulos inteiros (At 16-20). Das cidades em questão, nosso grupo de estudos visitou Neápolis, Filipos, Tessalônica, Beréia, Atenas, Corinto e Éfeso. Por isso, teremos muita coisa a dizer nas próximas postagens. Algumas pessoas me perguntam se visitei algumas cidades que não estão diretamente ligadas ao Apóstolo. A resposta é sim. Porém, como escrevo um "especial" dedicado a ele, estou me atendo apenas aos lugares aqui mencionados. Dessa forma, aqueles que desejarem poderão realizar uma leitura ainda mais atenta dos Atos dos Apóstolos, primeira intenção de todas essas postagens... Quando concluir esse "percurso", incluirei os outros lugares que tive oportunidade de conhecer.

Na próxima postagem, conheceremos um pouco sobre Neápolis e Filipos. Convido você a continuar me acompanhando por aqui. Sua passagem por esse blog sempre me deixa muito feliz! Você é sempre bem-vindo (a)!

Com afeto salesiano
Pe. Mauricio Miranda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário