sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Especial Apóstolo Paulo - Parte 6

O livro dos Atos dos Apóstolos dedica todo o capítulo 17 para narrar a passagem do Apóstolo Paulo pelas cidades de Tessalônica, Beréia e Atenas. Tentaremos tratar, brevemente, de Tessalônica e Beréia nessa única postagem.

Com afeto salesiano,
Pe. Mauricio Miranda.

Tessalônica

Tessalônica foi fundada em 315 a.C. por Cassandro, um dos generais de Alexandre Magno. O nome da cidade foi uma homenagem de Cassandro à sua esposa, meia-irmã de Alexandre. Na época romana, Tessalônica foi capital de um dos distritos da província da Macedônia. Quando Paulo ali chegou, encontrou a primeira "metrópole" de suas viagens missionárias, cidade de importância política e comercial singulares, onde viviam numerosos estrangeiros e, entre eles, uma importante colônia judaica.

O livro dos Atos dos Apóstolos relata que Paulo vinha de Filipos em companhia de Silas e Timóteo (cf. At 17,1-10). A fundação da comunidade cristã em Tessalônica é muito interessante, já que Paulo é obrigado a interromper bruscamente a pregação do Evangelho ali, para então, refugiar-se em Beréia. Provavelmente, o coração do Apóstolo deve ter se sentido por demais irriquieto ao deixar uma recente comunidade cristã "abandonada" durante uma dura perseguição que se iniciou na cidade por parte de alguns judeus. As duas belíssimas cartas endereçadas aos tessalonicenses trazem consigo elementos preciosos para se conhecer a ação missionária de Paulo e seu relacionamento com as comunidades que fundava. Certamente 1 Tessalonicenses foi o primeiro e, portanto, mais antigo escrito de todo o Novo Testamento, mesmo antes dos Evangelhos. A 2 Tessalonicenses, de autoria ainda duvidosa por parte dos estudiosos, provavelmente foi escrita pouco depois da primeira.

Na cidade, quase nada resta da época de Paulo, a não ser algumas poucas muralhas do tempo da dominação romana. Abaixo, seguem fotos de alguns lugares visitados por nosso grupo de estudos.


Centro da cidade. Ao fundo, as águas do Mar Egeu.

Igreja ortodoxa de São Demétrio, mártir de Tessalônica. Abaixo, detalhe de lustre principal da igreja.


Igreja ortodoxa de Santa Sofia. Sofia não é nenhum personagem histórico, senão a Santa Sabedoria de Deus. Abaixo, detalhe de afresco da abóboda principal da igreja.




Beréia

Os macedônios se estabeleceram na região por volta de 700 a.C. Beréia (atual Véria) era, na época de Paulo, uma importante cidade do Imperio Romano, capital do terceiro distrito da província da Macedônia.

A curiosidade que repousa sobre os judeus que habitavam a cidade quando da segunda viagem missionária de Paulo é a simpática acolhida que deram às palavras de Paulo. De fato, lemos que "mais corteses que os de Tessalônica, [eles] acolheram a Palavra com inteira boa vontade e cada dia examinavam as Escrituras para ver se era assim mesmo [como o Apóstolo lhes falava]" (At 17, 11).

Mas o livro continua narrando que os judeus de Tessalônica, sabendo da estadia de Paulo em Beréia, foram até lá afim de encontrá-lo e impedir que pregasse o Evangelho. Por isso, os irmãos da comunidade fizeram Paulo partir com destino a Atenas, marco importante do anúncio do Evangelho aos pagãos. Apesar de viver nesse período uma forte decadência política, Atenas continuava sendo o ícone da cultura helenística. Atenas será palco do primeiro confronto entre o Evangelho e alto pensamento pagão. Dali, em diante, o Cristianismo fará um difícil caminho do que, hoje, podemos chamar de esforço de "inculturação".


O "Púlpito de São Paulo" é um monumento erguido no local onde se acredita que Paulo tenha pregado o Evangelho em Beréia. As três pedras que se encontram ao centro do monumento são da época de Paulo e, acredita-se, serem do próprio local.

Mosaico em monumento dedicado ao Apóstolo, ao lado do monumento principal.

Um dos mosaicos no "Púlpito de São Paulo" retrata o anúncio do Evangelho aos judeus da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário