sábado, 13 de setembro de 2008

Exaltação da Santa Cruz – Ano A – 2008

Evangelho (João 3,13-17)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós!
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 13"Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. 16Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele".

— Palavra da Salvação!
— Glória a Vós, Senhor!





A Igreja celebra aos 14 de setembro (que nesse ano cai no Domingo), a Festa da Exaltação da Santa Cruz. A origem histórica de tal festa está ligada ao início do século IV da era cristã. Naquele tempo, após o Imperador Constantino ter concedido liberdade de culto aos cristãos em todo o Império Romano, sua mãe, Santa Helena, numa viagem que fez à Terra Santa, mandou realizar pesquisas para descobrir o lugar onde estaria o verdadeiro madeiro da cruz de Cristo. Os restos da cruz do Senhor foram encontrados aos 14 de setembro do ano de 320. A descoberta de tais relíquias foi comemorada com a construção da Basílica do Santo Sepulcro, no Monte Calvário. Por muitos anos, as relíquias da Santa Cruz foram veneradas na Basílica de Santa Sofia, em Constantinopla, atual Istambul (a respeito dessa Basílica, aguardar postagem sobre a Turquia!).

A Festa da Exaltação da Santa Cruz, no entanto, mais do que nos convidar a venerar aquelas relíquias, deseja nos levar a adentrarmos o mistério da Cruz do Senhor. Mas que mistério é esse?No Evangelho que acabamos de ler, acompanhamos parte do diálogo entre Jesus e um fariseu chamado Nicodemos. Na ocasião, o Senhor recorda um fato relativo à vida de Moisés, fato este que se pode ler na primeira leitura da Missa. Trata-se da serpente de bronze que Deus manda Moisés colocar no alto de uma haste para que todo o israelita que fosse picado por uma serpente venenosa, ao olhar para a serpente de bronze, fosse curado (cf. Nm 21, 4b-9). Sabemos que aquela serpente de bronze é o sinal antecipatório da cruz de Cristo. Por isso, Jesus diz a Nicodemos: “Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantando para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna” (Jo 3, 14-15).

De fato, a cruz de Cristo é para nós um poderoso sinal. E por quê? O próprio Senhor nos explica na continuação do trecho do Evangelho do qual estamos falando: “Pois Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho Unigênito para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele” (Jo 3, 16-17). Nesse sentido, a cruz foi o lugar e a maneira pelos quais o Senhor levou à plenitude sua obra de salvação; ela é o sinal eloqüente do amor de Deus por nós que, para nossa salvação, “humilhou-se a si mesmo, fazendo obediente até a morte, e morte de cruz” (Fl 2,8). O mistério da cruz de Cristo é o mistério do amor de Deus por nós! Dizer que somos salvos pela cruz de Cristo significa reconhecer que o que nos salva é o sacrifício de amor realizado pelo Senhor e, este sacrifício, se deu no madeiro da cruz. A cruz, por isso, é o sagrado símbolo da entrega de amor do Senhor. Ela é, por fim, sinal de amor, já que é pelo Amor que somos salvos.

Por isso mesmo, a Festa da Exaltação da Santa Cruz não é implica apenas a veneração daquele objeto no qual o Senhor foi morto. Nós vamos para muito mais além dele. Com a veneração da Cruz de Cristo, nós estamos na verdade, exaltando o próprio Senhor que se entregou por amor a nós. Estamos adorando o mistério do Senhor que se fez tudo para todos!

Desejo que essa Festa seja ocasião para que você se aproxime ainda mais do amor do Senhor. Que o sacrifício que Ele realizou na Cruz, do qual fazemos memória em todas as missas que celebramos, possa alcançar e transformar a sua vida. E aí sim, você será convidado a exaltar esse imenso amor que encontrou no madeiro da cruz, a forma mais eloqüente de dizer que nos ama... Abaixo, deixo um link de uma canção sobre o mistério da Cruz de Cristo. É muito simples, mas creio ser bonita. Espero que você goste! Convido você a orar a partir dessa canção, enquanto lhe desejo um bom e santo Domingo.




Com afeto salesiano
Pe. Mauricio Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário