quarta-feira, 28 de maio de 2008

Misericórdia de Deus - Parte 1


Hoje, iniciaremos, uma série de pequenas reflexões sobre a Misericórdia de Deus. Longe de ser algum estudo sistemático, essas postagens querem ser apenas um convite para que contemplemos com mais atenção uma das mais belas feições de Deus (cf. 1 João 4,8).

Antes de falarmos da misericórdia divina, é preciso nos perguntarmos o que queremos dizer com a palavra "misericórdia" para que a apliquemos a Deus. Que significa misericórdia? Não saberia dizer a real etimologia dessa palavra. O que sei é misericórdia acabou sendo uma junção de duas palavras que provêm do latim: miserere e cordis.

A primeira trata-se de um verbo que indica "ter compaixão de". Ora bolas... E o que significa ter compaixão? Ter compaixão implica sentir com o coração de alguém, ou seja, é a capacidade de sentir aquilo que a outra pessoa sente, aproximar-me de tal forma do seu coração que seja compreender o que se passa ali... Quando, portanto, dizemos que sentimos compaixão de alguém, não significa que tenhamos dó (pena) dessa pessoa. Não! Compaixão é um sentimento bem mais nobre. Quer dizer que sabemos exatamente o que essa pessoa sente porque o nosso coração está em sintonia com o dela. Pois bem. O verbo miserere significa isso: ter compaixão de.

A segunda palavra que deu origem ao vocábulo "misericórdia" é o substantivo cordis que significa coração, não apenas no sentido físico ou fisiológico, mas também como espaço onde brotam as emoções e sentimentos.

Portanto misericórdia (miserere + cordis) significa literalmente "ter compaixão do coração", ou seja, aproximar meus sentimentos dos sentimentos de alguém, sentir "em sintonia". É, sem dúvida alguma, um ato belíssimo. Não se trata de sofrer com alguém, mas sobretudo, de compreender o sofrimento de alguém, de ser, nesse sentido, solidário com essa pessoa.

Não sei se a palavra misericórdia surgiu apenas com a intenção de designar essa nobre atitude entre os seres humanos. Mas ainda que tenha sido por isso, é quase inevitável dizer que a palavra misericórdia encontra em Deus a sua expressão mais alta e completa. De fato, ninguém conhece o coração humano melhor que Deus. Já o salmista o reconhece quando diz: 'Senhor, tu me sondas e me conheces' (Salmo 139).

Quero, inclusive, encerrar essa postagem de hoje com as palavras do salmo que acabo de mencionar. Faça dele sua oração nesse momento. Veja quanta verdade nasce dos lábios do salmista. São palavras que alcanção o coração... São palavras de misercórdia.


Com afeto salesiano.
P. Mauricio Miranda.

Salmo 139 (138)

Ao regente do coro. Salmo de Davi.
Senhor, tu me sondas e me conheces,
conheces o meu deitar e o meu levantar;
de longe discernes os meus projetos;
vigias minha caminhada e meu descanso,
e cuidas de todos os meus caminhos.

Não chegou a palavra à minha língua,
e tu, Senhor , já a conheces toda.
Tu me abraçaste por inteiro
e sobre mim repousas tua mão.
Tal conhecimento é tão misterioso que me ultrapassa,
tão sublime que não consigo atingi-lo!

Aonde irei para estar longe de teu espírito?
Aonde fugirei para estar longe de tua face?
Se eu subir aos céus, aí estás!
Se me deitar nos infernos, também aí estás.
Se eu tomar posse das asas da aurora
e for morar nos confins do mar,
também lá tua mão me conduz,
tua destra me segura.

Se eu disser: “Ao menos que as trevas me envolvam
e, à minha volta, a luz se transforme em noite”,
Nem mesmo as trevas são escuras para ti
e a noite é clara como o dia,
as trevas como a luz.

Foste tu que criaste os meus rins,
teceste-me no seio de minha mãe.
Confesso que sou uma verdadeira maravilha,
prodigiosas são tuas obras;
sim, eu bem o reconheço.

Meus ossos não te permaneceram ocultos,
quando fui feito no segredo
e tecido nas profundezas da terra.
Eu não passava de um embrião e os teus olhos já me viam;
foram registrados em teu livro
todos os dias prefixados,
antes que um só deles existisse.

Quão insondáveis, ó Deus, são para mim teus desígnios,
quão grande é sua soma deles!
Gostaria de contá-los, mas são mais numerosos que a areia.
Quando acordo, ainda estou contigo.

Oxalá que matasses o perverso, ó Deus,
e que os homens sanguinários se afastassem de mim,
homens que se rebelam contra ti,
e contra ti se levantam para o mal.

Porventura não devo odiar, Senhor , os que te odeiam,
abominar os que combatem contra ti?
Eu os odeio com um ódio total,
e eles se tornaram meus próprios inimigos.

Sonda-me, ó Deus, e conhecerás meu coração!
Examina-me, e conhecerás meus pensamentos!
Vê se estou no caminho perigoso
e conduze-me pelo caminho duradouro
!

3 comentários:

  1. QUE LINDO, TUDO ISSO, EU ESTAVA PRECISANDO LER ALGO ASSIM, MUITO OBRIGADO. MANOEL RENATO MOREIRA - ESPANTA-GADO- QUEIMADAS-BA

    ResponderExcluir
  2. Estava querendo saber mais sobre a palavra misericórdia, e aqui encontrei e aprendir que ter misericórdia é ter compaixão e ter a sensibilidade para sentir a dor que o seu próximo sente.

    ResponderExcluir
  3. Muito esclarecedor. Parabens pela sensibilidade.

    ResponderExcluir