segunda-feira, 26 de maio de 2008

Basílicas Papais - Conclusão

Hoje, conforme havia dito, concluo as postagens sobre as Basílicas Papais. Como não poderia deixar de ser, finalizo com a tão conhecida Basílica de São Pedro, no Vaticano. Estive, pela graça de Deus, várias vezes visitando esse belíssimo lugar, nesses quase cinco meses que estou por aqui. É para mim, antes de tudo, um lugar de oração! Ali, diante do túmulo de Pedro Apóstolo sempre renovo meu sentido de "ser Igreja", reafirmando meu amor a Deus e a seu povo.

Já na postagem de 16.01, narrei minha primeira experiência em Roma que foi justamente a visita à Basílica e suas dependências. Creio que deverei ainda muitas outras vezes relatar as experiências que terei nas celebrações nas quais pretendo participar ali. Além disso, há muita coisa ainda para ser relatada aqui: cada visita aos Museus do Vaticano, que fazem parte do conjunto arquitetônico, por exemplo, merece um comentário a parte... Hoje, porém, exponho algumas fotos do local, prometidas já naquela minha primeira postagem. Lembro que a maioria delas foi tirada ainda no início do ano; por isso o templo nublado e, claro, muito frio... rs

Com afeto salesiano
P. Mauricio Miranda.


Vista da Basílica de São Pedro quando se chega pela Via della Conciliazione.



A Praça e a Basílica de São Pedro. Na foto, ainda constava o presépio que todo o ano é montado bem ao centro da Praça.


A fachada principal da Basílica. Do janela principal do terraço, o novo Papa é apresentado à Igreja e ao mundo após o conclave (fotos acima e abaixo, em detalhe).


Praça de São Pedro


Um dos dois chafarizes da Praça. Ao fundo, se pode ver parte das mais de cem colunas que circundam a praça e acolhem os pereginos de todas as partes do mundo.

Da janela do último andar, a segunda da direita para a esquerda, o Papa fala todos os domingos aos fiéis reunidos na Praça. Ali também é o local onde faleceu o Papa João Paulo II enquanto milhares de jovens rezavam na Praça...


A Porta Santa da Basílica, aberta apenas nos anos jubilares.



Detalhe no chão de mármore, bem abaixo da Porta Santa. Para todos os lugares que se olha, se vê arte...

A Basílica vista por dentro. No centro, ao fundo da foto, está o altar-mor da Basílica, construído sobre o local do sepultamento de Pedro.

Logo à direita de quem entra, a primeira coisa que se pode avistar é a Pietà de Michelangelo. Simplesmente impressionante...

A Cúpula principal da Basílica, bem acima do altar-mor e do sepulcro do Apóstolo (a foto é da internet).

Parte da Basílica vista do alto da Cúpula que pode ser visitada pelos fiéis e peregrinos.




A foto não ficou nada boa, dada a distância... Estava na cúpula e tentei fotografar a imagem de Dom Bosco, bem acima da de Pedro, numa das colunas fundamentais do templo... Muito interessante... Nessa hora, o coração salesiano se dilata de alegria!

Abaixo da nave principal, estão enterrados vários Papas da história da Igreja, inclusive João Paulo II, cujo túmulo não pode ser fotografado. Todos os tumulos são dispostos em torno ao de Pedro, centro de toda a Basílica. Na foto, podemos ver o túmulo de Pio XI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário