quinta-feira, 8 de maio de 2008

A caminho de Pentecostes: A Ciência

Espírito Santo, concedei-nos o dom da ciência, para que aprendamos a olhar o mundo e a vida com os vossos olhos e, se necessário for, resgatemos o verdadeiro valor das coisas. Queremos, ó Espírito, voltar a valorizar as coisas de Deus e todas aquelas nas quais nós o vemos presente. Ajudai-nos! Amém!

Caros amigos

Estamos nos aproximando, passo a passo, da Celebração de Pentecostes. Além de avançarmos no conhecimento dos dons do Espírito Santo, temos que fazer o mesmo no tocante à experiência com Ele. Sim, porque Deus não é somente algo a se conhecer, mas sobretudo, Alguém com quem podemos e precisamos entrar em relação.

Aquilo que estamos, dia a dia, lendo e conhecendo é necessário ser vivenciado. Estamos, no blog, tentando descrever uma ação que é real e viva dentro de cada coração. E, nesse sentido, é hora de nos perguntarmos: que devemos fazer para "colaborar" com Deus, permitindo que seu Espírito aja com maior força dentro de nós.

Aponto dois caminho simples, mas fundamentais: a oração e a confissão dos pecados. Falemos, em primeiro lugar, sobre a oração. À medida em que Deus vai nos dando a graça de compreender as coisas sobre as quais estamos falando (e note que isso já é o dom do entendimento, pelo qual compreendemos as verdades da fé), vamos lhe pedindo, em oração, a graça de experimentar isso na própria vida. Ao longo do dia, você poderá pedir o dom do Espírito sobre sua vida com suas próprias palavras. Faça o exercício. É fácil e não lhe custa nada tentar... Aconselho você a pedi-lo com suas próprias palavras, no entanto, a Igreja propõe várias modelos de oração, das quais, lhe apresento uma que poderá ser rezada quantas vezes ao dia você assim o quiser: "Vinde Espírito Santo, enchei o coração dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra". Procure ter essa pequena oração num local acessível: dentro de sua carteira, próximo à geladeira de casa, sobre a mesa de seu trabalho, dentro do estojo escolar... Enfim, a idéia é que você possa rezá-la várias vezes ao dia com fé, pedindo que o Espírito faça algo absolutamente em sua vida. Acredite na força da oração quando dita com o coração!

Um outro e importantíssimo passo é procurar estar em "estado de graça". Que significa isso? É se esforçar para estar em comunhão com Deus. E um bom caminho para isso é romper com o pecado. Por isso a necessidade de confessar os pecados, de procurar o Sacramento da Reconciliação (Confissão). Se você ainda possui grandes dificuldades para se aproximar desse Sacramento, não se preocupe: peça o auxílio do Espírito Santo para isso! É porque fazemos a experiência dos dons do Espírito que descobrimos a importância e beleza dos Sacramentos da Igreja.

Desejo e peço a Deus que, todos nós, além de avançarmos no conhecimento das coisas de Deus, cresçamos na experiência de sua Pessoa. Daí sim poderemos dizer que celebramos o Pentecostes de modo verdadeiro!

O dom da Ciência

O dom da Ciência é uma graça do Espírito que nos permite conhecer as coisas humanas à luz de Deus e a partir da fé , ou seja, em palavras mais simples, pelo dom da Ciência, conseguimos saber qual o valor real de cada coisa nessa vida, porque vistas "com os olhos de Deus".

Quanta falta faz esse dom em nosso dias, não é mesmo? Num mundo onde tudo se tornou relativo e as pessoas não sabem mais o que é realmente importante, corremos o grave de risco de colocar de lado o que realmente importa e valorizar aquilo que não tem valor algum. Pelo dom da Ciência, aprendemos a enxergar a realidade a partir de Deus. Por isso esse dom está ligado de modo íntimo com os demais dons que vimos até agora: sabedoria, entendimento, conselho e fortaleza. À medida em que vamos nos aproximando de Deus e deixando que Ele vá transformando nossa vida, o mundo e a vida passam a ser enxergados de outra forma por nós. É ou não verdade que as pessoas, depois que se reconciliam com Deus, voltam a dar valor às coisas que até já tinham se esquecido que existiam?...

Ao pedir ao Espírito Santo que abra sua vida a esse dom, você poderá começar examinando sua própria consciência e se perguntando sobre que valor ocupam as coisas de Deus em sua vida, sobre que valor você tem dado àquelas coisas que realmente importam na vida de um (a) filho (a) de Deus... Um outro bom caminho é se perguntar que valor você costuma dar a todas as coisas, se vistas a partir de Deus. Quer um exemplo? É certo que o dinheiro tem um valor importante na nossa vida, mas não devemos dar a ele mais valor do que possui. E você pode se perguntar: "mas qual é o valor que ele realmente possui?". A resposta está quando você aprender a olhar o dinheiro com "os olhos de Deus", ou seja, a partir de Deus... E, se por acaso, ao terminar esse exame de consciência, você sentir que deve pedir perdão, não resista: procure, como dissemos, o Sacramento da Reconciliação!

Não resista à maravilhosa obra que Deus tem desejado fazer em sua vida! Ele está, pouco a pouco, nos envolvendo em seu amor, mas só vai até onde nós o permitamos chegar, já que respeita até o fim nossa liberdade. Por isso é importante que digamos sempre: "Vem Espírito Santo..."

Por hoje é só... Até amanhã.


Com afeto salesiano
P. Mauricio Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário