domingo, 4 de maio de 2008

A caminho de Pentecostes: A sabedoria


Ó Espírito Santo, concedei-nos o dom da sabedoria, a fim de que cada vez mais, penetremos no inefável Mistério Divino e, abrasados pelo fogo do Vosso amor, permitamos que Vós transformeis tudo aquilo que somos à imagem de tudo quanto, de Vós, conhecemos. Amém.


Caros amigos,

Crer no Espírito Santo é, antes de tudo, confessar que Ele é uma das pessoas da Santíssima Trindade e, portanto, é Deus com o Pai e com o Filho. Apesar de agir com o Pai e o Filho desde o início até o fim da História da Salvação, é, sobretudo, nos últimos tempos, após a primeira vinda de Jesus, que Ele é revelado, dado, reconhecido e acolhido como Pessoa Divina.

Faltam sete dias para a celebração de Pentecostes, ou seja, ocasião em que celebraremos o derramamento do Espírito Santo sobre a Igreja (cf. Atos 2, 1-4). Ao longo desses dias, vamos nos encontrar por aqui para pedirmos a graça do Espírito sobre nossa vida, enquanto refletiremos sobre seus sete dons. Refletir sobre os dons do Espírito é, de certa maneira, procurar conhecer melhor sua Pessoa, por meio do modo como Ele se manifesta.

A vida dos cristãos é sustentada pelos dons do Espírito Santo. Eles são, como afirma o Catecismo da Igreja Católica, "disposições permanentes que tornam o homem dócil para seguir os impulsos do mesmo Espírito" (CIC 1830). Os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus (cf. Isaías 11,1-2).

O dom da sabedoria

O dom da Sabedoria é um dos mais importantes dons que o Espírito Santo nos dá, já que por meio dele, crescemos no conhecimento de Deus e de seus mistérios. É, portanto, o dom pelo qual nos sentimos atraídos a Deus.

Como isso acontece? Quanto mais conhecemos a Deus, tanto mais sentimos despertar em nosso coração um imenso amor por sua beleza infinita. E quanto mais o amamos, tanto maior será o desejo de conhecê-lo.

Para entender melhor, talvez seja proveitoso que falemos de modo alegórico (imaginário). Imagine que Deus seja um imenso e infinito oceano. Quando o Espírito Santo derrama sobre nós o dom da Sabedoria, ele nos dispõe a mergulhamos fundo nesse oceano! À medida em que vamos nos aprofundando em suas águas, nos maravilhamos com sua beleza e profundidade. E por isso, a própria beleza e profundidade desse imenso oceano despertam em nós o desejo de mergulhar cada vez mais fundo... De fato, pensamos: "se até aqui já experimentei toda essa beleza, o que não dizer das coisas que ainda não pude conhecer!"

É o Espírito Santo que desperta em nós o desejo de Deus. É o mesmo Espírito que nos faz conhecê-lo e, à medida em que o conhecemos, é também o Espírito Santo quem nos faz desejar avançar sempre mais no Mistério Infinito de Deus. A tudo isso chamamos de Sabedoria!

Por fim, importante dizer que por meio do dom da Sabedoria, passamos a olhar o mundo e as coisas da vida com outros olhos. Sim, porque não há como nos aproximarmos de Deus sem sermos por Ele transformados. É aqui, que começamos a compreender como os dons do Espírito estão interligados entre si, mas disso falaremos ao longo dessa semana...

Por hoje é só... Até amanhã.

Com afeto salesiano
P. Mauricio Miranda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário