domingo, 4 de maio de 2008

"... virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu!" (At 1,11)

Festa da Ascensão do Senhor - Ano A - 2008

Evangelho (Mateus 28,16-20)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós!
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, os onze discípulos foram para a Galiléia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram. Então Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”.

— Palavra da Salvação
— Glória a vós, Senhor!


Temos uma boa explanação do sentido da festa de hoje na oração inicial da Missa: "Ó Deus todo-poderoso, a ascensão do vosso Filho já é nossa vitória. Fazei-nos exultar de alegria e fervorosa ação de graças, pois, membros de seu corpo, somos chamados na esperança, a participar da sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém."

De fato, a ascensão do Senhor Jesus nos revela coisas importantes sobre o destino último de nossa vida: somos chamados a participar da glória de Deus. Assim, na ascensão de Jesus, já podemos ver, antecipadamente, a vitória que todos nós viveremos de modo pleno o dia em que formos levados à presença Dele. Mas não só! Enquanto esperamos esse grande e glorioso dia, já podemos fazer a experiência de uma vitória experimentada dia após dia, aqui, graças à comunhão que com Ele estabelecemos, já que "aquele que está em Cristo é uma nova criatura" (cf. 2 Cor 5,17).

Jesus foi levado aos céus, à vista deles (Atos 1,9)

O trecho da primeira leitura desse domingo nos relata o momento, propriamente dito, da ascensão do Senhor ao céu. Antes de subir aos céus, Jesus promete o dom do Espírito Santo sobre os Apóstolos e a Igreja nascente: "...vós, porém, sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias" (At 1,5). É o Espírito Santo quem tornará Jesus sempre presente à sua Igreja, quem lhe recordará tudo o que Jesus lhes disse e quem lhe dará poder para ser testemunha de sua ressurreição até os confins da terra. Podemos, portanto, afirmar que nós vivemos o tempo do Espírito Santo. A Igreja é obra e fruto de sua ação! É Ele quem a constitui, mantém unida, santifica e a envia para que o mundo creia.

Mas podemos nos perguntar: "até quando viveremos o 'tempo do Espírito'?" A resposta nos parece clara: até que Jesus volte e estabeleça definitivamente "novos céus e novas terras" (cf. 2 Pedro 3,13) entre nós.

Sim, é isso mesmo que você acaba de ler: Jesus voltará! Diante da surpresa dos discípulos que acompanhavam com os próprios olhos a ascensão do Senhor, os anjos lhes afirmam: "Homens da Galiléia, por que ficais aqui parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu" (Atos 1,11). A volta de Jesus ao mundo é uma certeza de fé de toda a Igreja que a professa todos os domingos quando diz: "subiu aos céus e está sentado à direita de Deus Pai, todo poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos". A Igreja não só proclama essa verdade de fé, como convida todos os fiéis a clamarem por esse momento: "Anunciamos a vossa morte, Senhor, e proclamamos a vossa Ressurreição. Vinde Senhor Jesus!"

Podemos dizer que nós vivemos à espera do Senhor! A cada dia que passa, sua vinda fica mais próxima. E isso, longe de ser motivo de medo é, antes, razão da nossa alegria, causa da nossa esperança e motivo da nossa confiança!

"Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo" (Mateus 28,20)

Começamos a compreender qual a missão do Espírito Santo em nossos dias. É pelo seu poder que somos testemunhas de Jesus por toda a parte. E até quando? Até que Ele venha de novo! Volto a lhe chamar à atenção para essa pequena oração que rezamos todos os domingos: "Anunciamos a vossa morte Senhor, proclamamos a vossa ressurreição. Vinde Senhor Jesus." Anunciar sua morte e proclamar sua ressurreição não é outra coisa senão testemunhá-lo ao mundo. O cristão é chamado a anunciar a morte e ressurreição de Cristo com a sua própria vida! E é o Espírito Santo quem nos ajuda nessa importante tarefa!

Mas de que forma? Cumprindo para nós a promessa do próprio Senhor, expressa em Mateus 28,20. É pelo Espírito Santo que Jesus permanece conosco todos os dias até o fim do mundo. O Espírito Santo torna Jesus presente sob várias formas, mas de maneira especial, pelo Sacramento da Eucaristia. É por isso que escutamos o sacerdote dizendo: "Por isso, ó Pai, nós vos pedimos que envieis o vosso Espírito sobre estas oferendas para que se tornem para nós o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso". E é tambem por isso que, diante da proclamação deste mistério da fé ("Eis o mistério da fé"), a Igreja responde com a oração que acabamos de refletir, pela qual se prontifica a testemunhá-lo até o dia em que Ele voltar.

Não é maravilhoso isso? Parece que as coisas da fé vão se esclarecendo cada vez mais aos nossos olhos! E tudo isso por ação do Espírito Santo! Continuemos a implorar a graça do Espírito em nossas vidas! Que Ele, já presente em nós pelo Batismo, manifeste-se com toda sua força a favor da Igreja e da evangelização do mundo, da qual nós somos os primeiros responsáveis.

Com afeto salesiano
P. Mauricio Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário