sábado, 10 de maio de 2008

A caminho de Pentecostes: O Temor de Deus

Ó Espírito Santo, concedei-nos o dom do temor de Deus para que nos lembremos sempre, com suma reverência e profundo respeito, da vossa Divina Presença. Criai em nós a coragem de dizer não a tudo quanto possa desagradar vossa santa vontade! Vinde, Espírito Santo, ficai conosco e derramai sobre nós as vossas divinas bênçãos. Amém.


Caros amigos,

Estamos, com essa postagem, concluindo o caminho preparatório que realizamos à Celebração de Pentecostes. Como dissemos, anteriormente, é claro que a simples leitura desse blog não é, em si, uma digna preparação. As postagens quiseram servir simplesmente como motivação para o acolhimento do dom do Espírito Santo em nossas vidas. Por isso também falamos da necessidade de intensificarmos nossa oração pessoal e de retornarmos à amizade com Deus, por meio do Sacramento da Penitência, como uma preparação mais eficaz para esse importante momento.
Se para alguns, ainda é difícil dar esses passos, sobretudo o de confessar os próprios pecados, é o próprio Espírito Santo que quer lhes ajudar nesse processo. E Ele o faz pela infusão nos corações, do dom do Temor de Deus. Vamos ver melhor o que esse dom significa?

O dom do Temor de Deus

O Temor de Deus é um dom do Espírito Santo que gera, em nós, um profundo respeito filial por Deus. Longe de gerar em nós um "medo de Deus", esse importante dom nos inclina a um vivo reconhecimento de sua grandeza e infinita majestade.

O Temor de Deus está intimamente ligado aos demais dons do Espírito. Como exemplo, podemos dizer que quanto mais nos abrimos ao dom da Piedade, pelo qual sentimos por Deus uma grande afeição filial, tanto mais sentimos desenvolver em nós, um santo temor por Ele, por meio do qual procuramos respeitá-lo em tudo e a partir de tudo.

Uma primeira conseqüência do derramamento desse dom em nós é o arrependimento dos nossos pecados. O coração que faz a experiência do Espírito Santo sente um sincero pesar por todos os atos pelos quais tenha desagradado ou ofendido a Deus, mesmo nas menores faltas cometidas.

Não é verdade que, no dia-a-dia, não queremos fazer nada que possa desagradar as pessoas que amamos de verdade? Pois bem. Com Deus não é diferente! Também devemos evitar, ao máximo, tudo que possa desagradá-lo. Daí podemos falar de uma segunda conseqüência na vida de quem faz a experiência do Espírito Santo: a decisão de lutar contra o pecado! De fato, uma coisa é se arrepender dos pecados cometidos e, outra, (e aqui está o segundo passo) é tomar a absoluta decisão de não voltar a cometê-los!

Alguns dos leitores podem estar pensando que viver isso é muito difícil e, por vezes, sentem que não conseguirão. Mas preciso lhes dizer algo muito importante: não viveremos esta aventura sozinhos. Vamos nos recordar das palavras do Senhor, pelas quais iniciamos esse caminho rumo à celebração de Pentecostes: "mas recebereis uma força, a força do Espírito Santo que virá sobre vós; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, até os confins da terra." (Atos 1, 8). Portanto, coragem! É o próprio Espírito Santo que nos dará força na luta contra o pecado, no testemunho que devemos dar todos os dias da bondade e misericórdia de Deus pelo mundo. E quando sentirmos as forças faltarem, voltamos a clamar do fundo do coração: "Vinde, Espírito Santo!"

Desejo a vocês, que têm acompanhado diariamente esse blog, uma abençoada preparação para a celebração de Pentecostes! Que o Espírito Santo toque o mais profundo de nossas vidas e as transforme radicalmente! Não tenhamos medo de sermos inteiramente de Deus! Não importa a idade que temos, nem a nossa história de vida até aqui! É o Espírito quem nos convida a começar, a partir de agora, uma vida nova! Não resistamos... Vamos dar o primeiro passo. Basta dizermos do fundo do coração: "Vinde, Espírito Santo" e permitir que Ele faça, em nossa vida, uma obra realmente nova!


Por hoje é só... Até amanhã!
Vinde, Espírito Santo!

Com afeto salesiano
P. Mauricio Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário