segunda-feira, 5 de maio de 2008

A caminho de Pentecostes: O Entendimento



Ó Espírito Santo, concedei-nos o dom do Entendimento, para que, iluminados pela luz celeste da vossa graça, cresçamos na compreensão das Verdades da Fé e, por meio delas, possamos ser salvos. Amém.

Caros amigos

Quando o Pai envia o Filho, envia também seu Espírito. Sem dúvida, é Cristo que aparece, mas é o Espírito Santo que o revela. Dessa forma, Jesus é concebido pela força do Espírito Santo (cf. Lc 1,35) e é chamado de Cristo - que significa "o Ungido" - porque é o Espírito quem o unge. Tudo o que acontece a partir de seu nascimento é plena manifestação do Espírito que age por ele, com ele e nele. Por fim, quando Cristo é glorificado, envia de junto do Pai, o Espírito aos que acreditam nele, comunicando-lhes a sua glória.

Deus quis se revelar aos homens e, assim o fez, por meio de seu Espírito. É por isso que São Paulo Apóstolo, quando escreve aos coríntios, recorda que "o que há em Deus, ninguém o conhece a não ser o Espírito de Deus" (1Cor 2,11b), ou seja, só o Espírito Santo conhece as profundezas de Deus e, portanto, só Ele é capaz de revelá-las. Por isso também o mesmo Apóstolo lembra que "Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Abba, Pai!" (Gl 4,6). Tudo o que conhecemos e experimentamos de Deus, o fazemos por meio de seu Espírito que é derramado em nós. Entender os dons do Espírito Santo por esta ótica é fundamental para que o compreendamos de modo adequado.

O dom do Entendimento (ou da Inteligência)

O Entendimento é dom do Espírito que nos ilumina para entendermos as verdades da fé. Enquanto, pela Sabedoria, nos aproximamos do mistério inefável de Deus, pelo Entendimento, vamos sendo capacitados para entender aquilo que, de Deus, é possível compreender. Retomando a imagem do "mergulho nas águas do oceano", usada ontem para explicar o dom da Sabedoria, podemos dizer que, depois de mergulhados, o Espírito nos capacita para entendermos aquilo que se pode dizer de tudo quanto vemos nesse "mergulho".

Vou procurar me explicar melhor. Pelo dom da sabedoria, vamos nos aproximando do mistério inefável de Deus. Ora, dizer que é um mistério inefável significa falar que, porque dotado de uma beleza e perfeição superiores à capacidade humana de entendê-lo, não temos palavras para descrevê-lo. Tudo o que podemos agora é dizer, em poucas palavras, verdades que conseguimos compreender de tudo quanto quis Deus nos revelar. Essas "verdades" são chamadas de verdades da fé. São verdades da fé, por exemplo, que Deus é Pai, Filho e Espírito Santo, que Deus todo-poderoso criou o céu e a terra, que Jesus Cristo é o único filho de Deus e nosso Senhor, que o mesmo Jesus foi concebido do Espírito Santo e nasceu da Virgem Maria, e assim por diante... O dom do entendimento nos abre à compreensão dessas verdades da fé. É, portanto, um apoio necessário ao dom da Sabedoria.

É válido também dizer que quanto mais nos aproximamos do mistério inefável de Deus e compreendemos as verdades que, dele, podem ser conhecidas (verdades da fé), tanto mais vamos sendo transformados por dentro.

Por hoje é só... Até amanhã.


Com afeto salesiano
P. Mauricio Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário