sexta-feira, 9 de maio de 2008

A caminho de Pentecostes: A Piedade

Ó Espírito Santo, concedei-nos o dom da piedade, inflamando nosso coração de amor filial a Deus. Dai-nos, Espírito de Amor, a graça de sermos sinais e portadores dessa experiência de amor que tudo transforma a todos com os quais nos encontrarmos nesse dia. Sim, ó Espírito Santo, queremos viver a coragem suprema de amar sem medida. Vinde auxiliar-nos. Amém.


Caros amigos

Ao longo desses sete dias, temos insistido na idéia de que os dons do Espírito Santo não podem ser tratados separadamente, já que interagem entre si, complementando-se mutuamente. Em outras palavras, não dá para dizer que uma pessoa é sábia segundo o Espírito (sabedoria), sem afirmar também que possui conhecimento das coisas de Deus (entendimento) e que, por isso mesmo, saber fazer as escolhas certas ao longo da vida (conselho), enfrentando com determinação todas as adversidades (fortaleza), justamente porque olha a realidade a partir de Deus e com os olhos de Deus (ciência).

E por que insistimos nessa "interdependência" dos dons do Espírito? Porque o Espírito Santo não se doa a nós "em partes". Na verdade, o termo mais preciso para se falar do derramamento do Espírito em nossos corações seria "o dom do Espírito" e não os dons, já que com sua Pessoa vem tudo aquilo que nós necessitamos. O grande e verdadeiro dom é Ele mesmo, o próprio Deus que vem a nós!

Estamos, dia após dia, rezando com mais fervor: "Vinde, Espírito Santo!", acreditando que Ele é o único e verdadeiro dom de Deus em nossa vida. Espero que por esses exercícios espirituais que temos feito diariamente, você esteja também crescendo em verdadeira piedade. Vamos ver o que isso significa?

O dom da Piedade

O dom da piedade é, portanto, uma afeição filial para com Deus que o Espírito Santo desenvolve dentro de nós. Ele produz em nós um amor muito grande para com Deus que nos leva a adorá-lo a partir de tudo e de todas as coisas e, consequentemente, transforma também nossa relação com as pessoas já que nos transformarmos naquilo que experimentamos: verdadeiro amor!

Pelo dom da piedade, aprendemos, por exemplo, a orar com maior fervor. Talvez estejamos precisando disso mesmo! Quantas pessoas que deixaram de experimentar verdadeiro amor em suas orações, justamente porque lhes falta a Piedade. Quantas pessoas que já não sentem prazer em conversar com Deus... Pelo dom da piedade, cresce em nós o desejo de estar na presença de Deus, justamente porque a única maneira de responder ao amor que sentimos da parte dele, é procurando amá-lo cada vez mais... E é esse tipo de oração que é capaz de transformar aquilo que somos!

Como vimos, fica evidente que o dom da piedade está intimamente ligado a todos os demais dons. É, ao mesmo tempo, causa e conseqüência de todos os outros. À medida em que “o amor de Deus é derramado, em nossos corações, pelo Espírito Santo que nos é dado” (Rm 5,5), Deus-Amor vai nos atraindo a si: o Espírito nos revela o Filho e, este, por sua vez, nos mostra o rosto do Pai. Vamos, de modo gradativo, por ação do Espírito Santo, sendo abraçados pelo mistério de Deus Uno e Trino.

Quão maravilhosa é a nossa fé, não é mesmo? Desejo que todos nós façamos, nesta sexta-feira, uma profunda experiência do amor de Deus e, assim, sejamos sinais e portadores de tão grande amor a todos aqueles que de nós se aproximam. E é por isso que continuamos com insistência pedindo: "Vinde Espírito Santo!", "Vinde Espírito Santo!", Vinde Espírito Santo!"

Por hoje é só... Até amanhã.


Com afeto salesiano
P. Mauricio Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário