terça-feira, 6 de maio de 2008

Um amigo de Deus (06.05.2008)


Fazia seis meses que Sávio morava no Oratório quando foi feita uma pregação sobre a maneira mais fácil de se fazer santo. O pregador desenvolveu, especialmente, três pontos que impressionaram profundamente Domingos Sávio:

1. É vontade de Deus que sejamos santos.
2. É muito fácil conseguir isso.
3. Há um grande prêmio no céu para quem se torna santo.

Aquela pregação, para Domingos, foi como uma faísca que lhe inflamou o coração de amor a Deus. Por vários dias não disse nada, mas estava menos alegre que de costume, tanto que se afastou dos amigos e de mim também. Pensando que isso fosse mais um problema de saúde seu, lhe perguntei se estava passando mal:

- Ao contrário - me respondeu - eu passo muito bem.
- Não entendi...
- Quero dizer que sinto desejo e necessidade de me tornar santo. Eu não sabia que era tão fácil ! Mas agora que soube que é possível ser santo, mesmo vivendo com alegria, eu quero de verdade, preciso mesmo me tornar santo! Diga-me o que devo fazer para começar.

Eu lhe expliquei como, mas lhe pedi para se acalmar porque na empolgação não se escuta a voz de Deus. Eu lhe pedi, em primeiro lugar, que tivesse uma alegria constante e equilibrada e, lhe aconselhando a ser perseverante no cumprimento de suas orações e de seus estudos, lhe recomendei que não faltasse ao recreio com os amigos.

Um dia, lhe disse que gostaria de lhe dar um presente do seu gosto, mas queria que ele o escolhesse:
-O presente que peço é que me faça ser santo! - me respondeu prontamente. Eu quero me oferecer por inteiro, para sempre, a Deus. Sinto necessidade de me tornar santo. Ou serei santo ou não serei nada. Deus me quer santo e eu devo ser assim!

Numa outra ocasião, eu explicava aos meninos o significado de algumas palavras.
- E 'Domingos', quer quer dizer? - ele me perguntou.
- Domingos quer dizer "aquilo que é do Senhor" - respondi.

Foi então que ele prontamente me disse: "Veja se não tenho razão de lhe pedir que me ajude a ser santo; até meu nome diz que eu sou de Deus. É por isso que eu devo e quero ser todo dele! Quero ser santo e não serei feliz enquanto eu não conseguir...!


Domingos Sávio
(*1842 +1857)

Essas palavras acima foram escritas pelo próprio Dom Bosco no livro "A vida do adolescente Domingos Sávio"

Nenhum comentário:

Postar um comentário