sexta-feira, 2 de maio de 2008

Um amigo de Deus (02.05.2008)


O Verbo de Deus, imaterial e incorruptível, veio habitar entre nós, se bem que nunca esteve distante de nós. De fato, lugar algum do mundo foi privado da sua presença, porque existindo junto a Deus Pai, dava plenitude a tudo.

Veio até nós por amor e se mostrou de maneira sensível. Tomado de compaixão pelo ser humano e pela nossa enfermidade e comovido pela nossa miséria, não quis que permanecêssemos vítimas da morte.

No seio da Virgem Maria, Ele mesmo construiu para si um Templo, ou seja, um corpo, e habitando nesse corpo, ele pôde se manifestar a nós. Tomou para si um corpo frágil como o nosso, e no seu imenso amor, se ofereceu ao Pai, aceitando morrer por nós. Dessa forma, ele cancelou a lei da morte em todos aqueles que morreriam em comunhão com Ele.

Os homens que recaíram na morte tornaram-se imortais, por meio Dele, e foram reconduzidos da morte para a vida. De fato, por causa de seu corpo e de sua ressurreição, Ele destruiu a morte como o fogo faz com uma folhinha seca.

A morte, enfim, não tem mais nenhum poder sobre os homens, por causa Dele. Ele veio morar no meio dos homens mediante um corpo identico ao deles...


Santo Atanásio
(*295 +373)

Nenhum comentário:

Postar um comentário