sábado, 10 de maio de 2008

Itália - Região delle Marche

Depois de um bom tempo, volto a mostrar um pouco desse belo país que vai me conquistando aos poucos. Na verdade, faz quase um mês que conheci os lugares que vou lhes apresentar agora, mas em virtude da correria com os estudos, só pude postar agora. Eu os conheci no Dia da Comunidade do mês de abril.

Antes, creio ser interessante explicar o que é o Dia da Comunidade, não é mesmo? Preciso, no entanto, dizer antes, que nós, Salesianos de Dom Bosco, moramos sempre em comunidade, onde procuramos tudo partilhar com os irmãos que Deus nos apresenta para viver junto a nós; cada uma dessas comunidades é formada por certo número de salesianos (padres e leigos consagrados). Procuramos, na comunidade, viver uma verdadeira vida de família! Por isso, como toda família que quer permanecer unida, também nós procuramos, em meio aos compromissos do dia-a-dia, reservar alguns momentos para estarmos realmente juntos. Um desses momentos recebe o nome de Dia da Comunidade. Trata-se de um dia em que cada um de nós deixa os compromissos pessoais de lado para estar junto com os irmãos de comunidade, seguindo uma programação especialmente preparada para favorecer essa convivência fraterna.

Pois bem, em nosso último Dia da Comunidade, resolvemos conhecer alguns lugares próximos a Roma. Passamos um sábado juntos! Agora, apresentarei um pouco de tudo quanto pude conhecer, junto aos meus irmãos de comunidade.

Regione delle Marche (Região das Marcas, em português)

Recordo que a Itália é formada por vinte regiões, criadas pela Constituição de 1948. Hoje, quero lhes falar de mais uma delas: a Região de Marche. Localizada na parte central da Itália, conta com pouco mais de 1.500.000 de habitantes e faz divisa com famosas regiões italinas, tais como Toscana, Umbria e Abruzzo, além de estabelecer fronteira com a República de San Marino. Com 9.964 km2, Marche é banhada, ao leste, pelo Mar Adriático. Portanto, para que você se localize bem no mapa, nos encontramos "do outro lado" da Itália (coloquei a expressão entre aspas porque esse "do outro lado" fica distante cerca de 3 horas de Roma...).

A Região de Marche é formada por cinco províncias (que correspondem ao que chamamos de estados) e 246 comunes (são como os nossos municípios), do quais os maiores são: Ancona (capital da região), Pesaro e Fano.

A província de Ancona

A província de Ancona possui pouco mais de 460.000 habitantes. Formada por 49 municípios, sua capital leva o mesmo nome e é, como dissemos, a capital de toda a Região também. Dessa província, tivemos a oportunidade de conhecer três municípios: Genga, Corinaldo e Loreto.

A cidade de Genga

Genga é uma cidadezinha de pouco mais de 2000 habitantes com uma pequena área de cerca de 73 km2. De Genga, creio, se pode dizer pouca coisa... Soube que o Papa Leão XII, que governou a Igreja de 1823 a 1829, nasceu nessa pequena cidade. Dois lugares que merecem ser visitados é a Abadia de São Vítor (século XI) e as grutas de Frasassi. Nós passamos, praticamente, a manhã de sábado, visitando as grutas de Frasassi, local belíssimo que quero lhes apresentar agora.

Grutas de Frasassi

O lugar é de uma beleza extraordinária! Vale a pena o tempo que se gasta por lá! É fantástico ver a maravilha que a natureza levou milhares de anos para fazer, absolutamente preservada!

As grutas de Frasassi foram descobertas no dia 28 de junho de 1948 quando alguns componentes de um grupo espeleológico de Ancona ("espeleologia" é a ciência que estuda as cavidades naturais e fenômenos cársticos) encontraram uma primeira gruta chamada Grotta del Fiume (Gruta do Rio). Outras inúmeras descobertas foram sendo feitas ao longo dos anos por diversos grupos de exploradores profissionais. Hoje, o complexo de grutas conta com mais de 13 km de extensão. No interior das grutas, encontram-se centenas de estalagmites e estalactites, formadas ao longo de 190 milhões de anos, graças à ação da água e das rochas. O site oficial do local, para quem deseja conhecer melhor é http://www.frasassi.com/.


Monte que se pode avistar antes de ingressar nas grutas de Frasassi (detalhe). A foto assinala bem o aspecto da região.

Estalagmites e Estalactites, no interior da gruta (fotos abaixo e acima) É possível, no entanto, encontrá-las com cerca de 5 m de comprimento ou mais.





A cidade de Corinaldo

Com cerca de 49 km2, Corinaldo é uma belíssima cidade que possui pouco mais de 5.000 habitantes. Mas você pode se perguntar sobre o que é que pode existir de interessante num local como esse, além de sua beleza natural. Pois bem. Terei o prazer em responder, já que as verdadeiras pérolas preciosas, nós as encontramos dentro das mais pequeninas conchas no fundo do mar... Foi em Corinaldo que Deus começou a preparar, de maneira extraordinária, o coração de uma pequena menina chamada Maria Goretti. Vale a pena conhecer a história dela...

Maria Goretti

Maria Goretti nasceu na cidade de Corinaldo, aos 16 de outubro de 1890. Filha de Luigi Goretti e Assunta Carlini, era a terceira de sete filhos de uma família camponesa muito pobre, mas de vivência religiosa muito profunda. Luigi Goretti, depois do nascimento de seu quarto filho, pela dura crise econômica que enfrentava, decidiu emigrar com sua família às grandes planícies dos campos próximos à cidade de Roma. Instalou-se em Ferriere di Conca, colocando-se a serviço do conde Mazzoleni.

Com a morte do pai, Assunta Carlini não tinha como retornar com os filhos a Corinaldo e por isso, passa a morar na casa de uma família que prestava os mesmos serviços ao conde e era composta por um pai viúvo e dois filhos, sendo um deles Alessandro, com dezenove anos de idade.

Maria Goretti, desde muito pequena, foi sempre um exemplo de amor a Deus. Os testemunhos a respeito de sua pessoa apontam uma maturidade humana e espiritual muito precoces que a faziam se destacar diante de todos. Por várias vezes, Alessandro tentou seduzir Maria Goretti, que ficava em casa para cuidar dos irmãos menores, enquanto a mãe e os demais irmãos trabalhavam na roça para ganhar o sustento da família. A resposta foi sempre negativa por parte da jovem que sempre lhe dizia: "Não, Deus não quer. É pecado!"

No dia 5 de julho de 1902, quando Maria Goretti contava com apenas doze anos de idade, à tarde, no momento em que ela se encontrava sozinha em casa, Alessandro se aproximou e a convidou para acompanhá-lo. Como ele não disse para onde, Maria Goretti se negou a atendê-lo. Foi quando Alessandro a puxou para dentro da cozinha da casa dela e, ali, a amordaçou com a intensão de abusar sexualmente da menina. Quando Alessandro tentou, à força, lhe arrancar a roupa, Maria Goretti consegue desatar a mordaça da boca e gritou com força: "Não faças isso que é pecado! Irás para o inferno!" Diante da insistência da garota, Alessandro a golpeou com quatorze facadas.

Maria Goretti morreu no hospital da região, no dia seguinte, aos 06 de julho de 1902. Momentos antes de sua morte, foi atendida pelo sacerdote que lhe ouviu a confissão dos pecados e lhe conferiu a unção dos enfermos. Quando indagada pelo padre se perdoava seu agressor, a menina respondeu com prontidão: "Sim, eu o perdôo por amor a Jesus e quero que ele também venha comigo ao paraíso. Quero que esteja a meu lado! Que Deus o perdoe, porque eu já o perdoei..."

Alessandro foi preso e condenado a trinta anos de trabalhos forçados, enquanto a mãe e os irmãos de Goretti retornaram a Corinaldo. Depois de vinte e cinco anos de prisão, ao receber a visita pastoral do bispo da cidade, Alessandro se converteu, mostrando-se profundamente arrependido. Mais tarde, depois de ter tido um sonho onde Maria Goretti lhe apareceu, vestida de branco no paraíso, Alessandro, muito questionado, escreveu ao bispo, dizendo: "Lamento pelo crime que cometi porque sou consciente de ter tirado a vida de uma pobre menina inocente que, até o último momento, quis salvar sua honra, sacrificando-se antes de ceder a minha vontade criminosa. Peço perdão a Deus publicamente, e à pobre família, pelo enorme crime que cometi. Confio obter também eu o perdão, como tantos outros na terra". Seu sincero arrependimento e sua boa conduta na prisão lhe devolvem a liberdade quatro anos antes da expiração da pena. Depois, trabalhou o resto de seus dias em um convento dos frades capuchinhos, mostrando uma conduta exemplar, sendo também admitido na Ordem Terceira de São Francisco de Assis.

Graças à sua boa disposição, Alessandro foi chamado como testemunha no processo de beatificação de Maria Goretti. Diante de uma situação muito delicada e penosa para ele, confessou: "Devo reparação e devo fazer tudo o que esteja a meu alcance para sua glorificação. Toda a culpa é minha. Deixei-me levar por uma paixão brutal. Ela é uma santa, uma verdadeira mártir. É uma das primeiras no paraíso, depois do que teve que sofrer por minha causa".

No Natal de 1937, Alessandro dirigiu-se a Corinaldo para fazer reparação e pedir perdão à mãe de sua vítima. Quando se encontra com Assunta, pergunta-lhe chorando: "Assunta, pode me perdoar?", ao que lhe responde a mãe: "Se Maria te perdoou, como eu não vou te perdoar?" No mesmo dia de Natal, os habitantes de Corinaldo ficaram surpresos e emocionados ao ver aproximar-se à mesa da Eucaristia, um ao lado do outro, Alessandro e Assunta.

Anos depois, aos 24 de junho de 1950, o Papa Pio XII canonizou Maria Goretti diante de 400 mil pessoas reunidas na Praça de São Pedro, no Vaticano. Fato ainda mais impressionante foi que, durante toda a cerimônia, estiveram lado a lado, acompanhando tudo, sua mãe Assunta, e seu assassino, Alessandro.

Hoje, em Corinaldo, ainda se conserva a pequena casa onde Santa Maria Goretti nasceu e viveu os primeiros de sua vida, antes de se mudar com sua família para o lugar onde deveria viver o martírio em sinal de amor e fidelidade a Deus. Abaixo, seguem algumas fotos de sua casa natal.


A região de Corinaldo (detalhe).

Vista da frente da casa onde nasceu Santa Maria Goretti. Abaixo, alguns ambientes onde vivia com sua família.






A cidade de Loreto

A última cidade que visitamos foi a famosa Loreto. Distante 300 km de Roma, a cidade conta com mais de 12.000 habitantes e fica sobre uma belíssima colina nas costas do Mar Adriático. Desenvolveu-se em torno da Basílica que abriga a casa que, segundo a tradição, a Virgem Maria nasceu e cresceu e onde recebeu o anúncio do Anjo de que seria a Mãe do Salvador.

Santuário de Nossa Senhora de Loreto

A explicação para o fato da casa onde nasceu e cresceu a Virgem Maria estar em Loreto é baseada num documento de setembro de 1294. Segundo tal documento, as pedras da casa de Nossa Senhora foram trazidas da Palestina quando de lá se retiraram os cruzados, forçados a abandonar a Terra Santa por ocasião da invasão muçulmana. Acredita-se que tais pedras teriam sido trazidas de navio para Loreto como um presente para o Papa Celestino V. Naquele tempo, a cidade de Recanati, que se acha a poucos quilômetros de Loreto, fazia parte dos Estados Pontifícios e, por isso, as pedras vindas da região da ex-Iugoslávia, foram desembarcadas no porto de Loreto. O bispo da região achou por bem utilizá-las para a construção de uma capela dedicada à Nossa Senhora sobre a mais bela colina de sua diocese.

Nas imediações da capela havia um bosque de louros. Por isso o povo passou a chamar a Virgem de Nossa Senhora de Loreto, nome pelo qual também foi sendo designado o povoado que se desenvolveu ao redor da capela, aos pés da colina.

A capela tem 4,5 m de largura e 9,5 de comprimento, tamanho que dizem corresponder exatamente aos dos alicerces da casa que existia em Nazaré. As pedras originais da Palestina são as que se vêem nas paredes até os três metros de altura, aproximadamente. O restante utilizado para o término da construção são tijolos da própria região. A capela tem apenas três paredes, pois a quarta, atualmente erguida com mármore, não havia na casa de Nossa Senhora, que terminava numa gruta escavada na pedra (essa gruta, atualmente, é venerada na Basílica da Anunciação, na cidade de Nazaré).

Toda a capela é revestida de mármore, num monumento de arte feito por ordem do Papa Júlio II, pelo melhores artistas italianos da época. O monumento narra os principais fatos da vida de Nossa Senhora.

A construção da Basílica que abriga a Capela de Nossa Senhora de Loreto foi iniciada em 1468. Hoje, conta com oito altares laterais. Ao redor da Capela que ocupa o centro de toda a Basílica, há mais nove capelas conhecidas pelo nome das nações que patrocinaram a pintura das mesmas.



A colina vista da Igreja. Ao fundo, o Mar Adriático.

A entrada para o pátio da Basílica.



A Basílica vista de frente. No momento da foto, a luz do sol iluminava apenas a fachada da Basílica. São detalhes de Deus...



Torre da Basílica.



Vista do interior (uma das cúpulas da Basílica).


A antiga capela ocupa a nave central da Basílica e é revestida, como dito anteriormente, por um monumento de mármore, do qual vemos a frente.

O interior da antiga capela. As pedras da casa de Nazaré podem ser vistas na parede, sobre as quais foi feita a belíssima pintura.



O altar e a imagem de Nossa Senhora de Loreto.


Nossa Senhora de Loreto, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário