sábado, 10 de maio de 2008

Solenidade de Pentecostes - Ano A - 2008


Evangelho (João 20, 19-23)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós!
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”.

— Palavra da Salvação
— Glória a vós, Senhor!


Chegamos à Solenidade de Pentecostes e, com ela, ao término do Tempo Pascal. A partir de segunda-feira, a Igreja retoma o Tempo Comum, indicando que é a partir do "comum" de nossas vidas que somos convidados a mergulhar no insondável mistério de Deus. Com o derramamento do Espírito Santo, a revelação do Mistério de Deus se completa plenamente. É caminhando no Espírito Santo e, pelo Espírito, que somos inseridos no Mistério da Trindade. Por isso, no próximo domingo, já em pleno Tempo Comum, celebraremos o Domingo da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.

Importa saber que o caminho que devemos fazer em direção a Deus, nós o fazemos pelo Espírito Santo. É Ele quem vai iluminando nossa vida com seus dons, fazendo-nos conhecer o Jesus, o Filho de Deus e, este, por sua vez, nos revelando o rosto de seu Pai. Em suma, podemos dizer que o Espírito Santo é a "porta de entrada" no mistério de Deus!

Se olharmos com atenção para as leituras desse Domingo de Pentecostes, poderemos ampliar ainda mais nossa compreensão sobre o modo como age o Espírito Santo. Vamos, de um modo muito simples, comparar a Primeira Leitura (Atos 2, 1-11) e o Evangelho (João 20, 19-23).

Vemos que são duas maneiras bem diversas de relatar a ação do Espírito na Igreja de Cristo. No primeiro texto, o Espírito é relatado como "vento impetuoso" que enche o local onde a Igreja está reunida e que, por causa de sua ação, uma multidão de homens vindos de todas as partes consegue alcançar a unidade. A imagem do "vento impetuoso" é utilizada pelo autor dos Atos dos Apóstolos justamente para realçar a força de Deus que chega a toda a humanidade dispersa (representada ali pelos homens que vinham de todas as partes), transformando-a em um único corpo, a Igreja. E, de fato, o Espírito Santo é essa força mesmo! É Ele que vivifica a Igreja de Cristo presente no mundo, a mantendo unida e que a impulsiona a evangelizar com audácia e ousadia todos os povos, línguas e nações.

Mas, quando pousamos o olhar sobre o trecho do Evangelho de João, vemos um outro cenário descrito pelo autor. Ali, Jesus entra no lugar onde estavam os discípulos estavam fechados e sopra sobre eles o Espírito Santo. Já não é mais um vento impetuoso que invade toda a casa, mas um sopro de vida que penetra o interior de cada um... A intenção do autor parece ser outra, é a de manifestar uma outra feição do mesmo Espírito, é a de falar da intimidade que o Espírito estabelece, não com os povos em geral, mas agora, com cada uma das pessoas...

Vejam! É o mesmo Espírito agindo, porém de diferentes formas. Compreender isso é maravilhoso! Passamos a entender que o mesmo Espírito que vivifica, mantém unido e impulsiona todo Povo de Deus a evangelizar, é aquele que entra no íntimo de cada coração, suavemente, como um sopro de vida que tudo vai regenerando... Compreendemos que Deus é força potente, mas também ternura e doçura...

Sim, queremos sentir a ternura e doçura do Espírito que age dentro de nós! Queremos também, como células vidas do único Corpo de Cristo que é a Igreja, sentir a força potente de Deus que nos impulsiona a sermos sal e luz para o mundo. Oremos:


"Vinde, Espírito Santo e enchei os corações dos vossos fiéis,
acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor o vosso Espírito e tudo será Criado e renovareis a face da terra. Ó Deus, que instruistes os vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação, por Cristo, Senhor nosso. Amém."

Nenhum comentário:

Postar um comentário