terça-feira, 6 de maio de 2008

A caminho de Pentecostes: O Conselho


Ó Espírito Santo, concedei-nos o dom do conselho, tão necessário nas pequenas e grandes decisões da vida, para que escolhamos sempre aquilo que seja de acordo com vossa vontade, que é o melhor para nós. Queremos seguir em tudo vossa divina graça e ajudar a muitos a segui-la também. Amém.


Caros amigos

São Paulo Apóstolo escreve aos romanos dizendo que o "amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito que nos foi dado" (Rm 5,5). Este amor que habita em nós é o princípio da vida nova em Cristo. Em outras palavras, só somos capazes de viver essa vida nova em Cristo graças à força do Espírito Santo.

No entanto, é preciso que nós permitamos que ele aja em nós. O Espírito de Deus respeita nossa liberdade até o último instante. Podemos dizer que, embora sendo Deus, Ele "pede permissão" para atuar em nós. Precisamos dizer: 'eu quero', 'eu permito'. É por isso que o mesmo Apóstolo diz aos gálatas: "se vivemos pelo Espírito, andemos portanto sob o impulso do Espírito" (Gl 5,25).

É preciso aprender a ser dócil ao Espírito que habita em nós, deixar que Ele nos impulsione e guie nossa vida e nossa conduta. A partir dessa pequena reflexão, procuremos entender o que é o dom do Conselho.

Dom do Conselho

O Espírito Santo, quando impulsiona nosso agir, derrama sobre nós o dom do Conselho, por meio do qual somos iluminados pela graça de Deus que nos mostra de maneira nítida e precisa o que convém fazer ou evitar de fazer em determinadas circunstâncias, tanto no que diz respeito a nossa própria conduta como à do próximo.

Muitas vezes, em diversas ocasiões da vida, nos perguntamos como devemos agir diante dos fatos. O dom do Conselho é a resposta a essa nossa pergunta, ou seja, é o próprio Espírito que vai indicando o que deve ser feito ou evitado para que avancemos na vida em Cristo.

Por esse mesmo motivo, compreendemos que o dom do Conselho está intimamente ligado ao da Sabedoria e Entendimento. Recordam-se que nos dias passados, sinalizamos o fato de que, quanto mais nos aproximamos de Deus e mais compreendemos as verdades da fé, tanto mais somos transformados por Ele? Pois bem. O dom do Conselho colabora de modo extraordinário nessa transformação.

Devemos pedir e nos abrir a esse dom todos os dias de nossa vida. Antes mesmo de iniciarmos o dia, em oração, devemos pedir ao Senhor que ilumine nossas escolhas e atitudes, de modo que nossa conduta reflita aquele em quem acreditamos.

Por hoje é só... Até amanha.

Com afeto salesiano
P. Mauricio Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário