segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Espanha - Conclusão

Partimos da cidade de Burgos, ainda na madrugada do dia 26. O trem nos levou à Barcelona, onde ficamos de 26 a 29 de dezembro. Em Barcelona ficamos numa casa salesiana durante todo o tempo em que passamos na cidade. Infelizmente, o frio e a chuva também nos acompanhou durante todo o tempo..., mas não impediu que conhecêssemos algumas das belezas daquela importante cidade espanhola.

Barcelona

Capital da comunidade autônoma de Cataluña, Barcelona é uma cidade do extremo-leste da Espanha, banhada pelo Mar Mediterrâneo, que conta com mais de 1,5 milhão de habitantes. De fundação provavelmente romana, a história da cidade remonta ao século I d.C., mas existem indícios arqueológicos de povos que ali viveram há milhares de anos antes da era cristã. Barcelona é um misto belíssimo de arquitetura antiga e moderna que se harmonizam de maneira extraordinária!

A cidade é bilingue: a língua oficial é o catalão, falado por todas as partes, mas também se ouve o castelhano, sobretudo, em pontos turísticos. O povo, em geral, é muito receptivo! Abaixo, seguem algumas fotos da cidade.


Um dos quarteirões de construções antigas. Mais antigo que esse e de beleza ainda maior é o bairro de arquitetura gótica: vale a pena uma visita!


Arquitetura moderna em Barcelona (fotos acima e abaixo).





Vila Olímpica: a cidade sediou as Olímpiadas de 1992. Na foto, tentando fazer pose de esportista, mas eu sequer conseguia vencer a força do vento que era realmente muito forte! (rs)


O Arco do Triunfo, em Barcelona. Esse é imitação... (rs) O verdadeiro eu veria alguns dias depois...


A famosa Igreja da Sagrada Família, estupenda obra desenhada pelo famoso arquiteto catalão Antoni Gaudí. A obra foi iniciada em 1882 e, embora ainda não concluída, já foi incluída pela UNESCO no sítio do Patrimônio Mundial "Obras de Antoni Gaudí". Ir a Barcelona e não ver a Sagrada Família é como não ir a Barcelona...


O beijo de Judas (acima) e a flagelação de Cristo (abaixo), obras esculpidas na pedra, à entrada da Igreja da Sagrada Família.






Vitrais no interior da Igreja da Sagrada Família (fotos acima e abaixo)






Interior da Igreja de Santa Maria do Mar. Belíssimo templo erguido na Idade Média (sec. XIV)sob uma única influência arquitetônica, é o máximo expoente do gótico catalão. Apesar da presença de muitos turistas, é impressionante como o interior do templo convida à oração... Não fosse o curto tempo, passaria horas ali dentro...


Igreja de Santa Maria do Mar: detalhe das colunas que marcam a construção (acima) e do presbitério (abaixo)




Igreja Santa Maria do Mar: detalhes dos vitrais. Na foto abaixo, um fato inesperado... À direita da entrada principal da Igreja, encontro-me com aquele que me acompanha com carinho paterno: Dom Bosco!

2 comentários:

  1. Magnífico estas expressões do homem para a "casa de Deus"... Sua glória, nosso bem e de toda a Igreja, seu corpo místico.

    ResponderExcluir
  2. joice.s.silva@hotmail.com27 de maio de 2011 às 21:58

    otimo muitas vezes um pais nao da importancia a cultura mas sua materia esta muito boa...
    me add no msn:joice.s.silva@hotmail.com

    ResponderExcluir