segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Espanha - Parte 1

Depois de passado o período intenso de provas, retomo as postagens sobre a viagem que fiz durante os últimos dias de 2008. Já vimos as fotos dos três dias em que estive em Portugal. Agora, convido você que me acompanha pelo blog a "viajar" pela Espanha. Na Espanha, estivemos durante seis dias. Ao longo dessas três próximas postagens, tentarei partilhar um pouco do muito que pude viver naquele belo país.

Santiago de Compostela

Santiago de Compostela é a capital da Galícia, umas das regiões da Espanha e localiza-se na Província de Coruña, na parte noroeste do país. Com cerca de 95.000 habitantes, é mundialmente conhecida em virtude da Catedral de Santiago, construída sobre o túmulo de Tiago Maior, Apóstolo de Cristo (cf. Mt 10, 1-4).

Antes que me perguntem, respondo que infelizmente não fiz nenhum dos caminhos de peregrinação. Confesso ser uma vontade pessoal (quem sabe um dia...), mas não dispunha de tempo e condições para fazê-lo agora. De Fátima (Portugal), seguimos de ônibus para Santiago, onde chegamos aos 23/12 e permanecemos até 25/12.

Tivemos a graça de passar o Santo Natal em Santiago! Graça mesmo! Para além da graça de estar numa data tão importante em lugar tão especial, foi inesquecível também a convivência com os irmãos salesianos que nos receberam tão bem e conosco condividiram momentos de intensa fraternidade!

Na Vigília de Natal, após a Ceia, ainda fui mais uma vez à Catedral junto com um dos irmãos de lá para celebrar a Missa do Galo (às 0h), presidida pelo Arcebispo de Santiago. Dia 25/12, logo pela manhã, tomamos o trem em direção ao nosso próximo destino.

A gente se vê!
Com afeto salesiano,
Pe. Mauricio Miranda.


Ruas de Santiago de Compostela (detalhe, acima e abaixo)





A torre da Catedral vai surgindo à medida em que se caminha pelas ruas estreitas do centro histórico.


Entrada de um dos câmpus da Universidade de Santiago de Compostela.



A belíssima Catedral vista de longe.


Uma das torres da Catedral iluminada pelo Sol, no final de tarde.



A frente da Catedral de Santiago


A imagem do Apóstolo acima de um dos edifícios públicos.


Imagem à entrada da Catedral.


Catedral de Santiago (vista da porta principal)

Altar principal da Basílica, construído sobre o túmulo do Apóstolo Tiago.

A cripta com o túmulo do Apóstolo.

Urna com os restos mortais do Apóstolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário