sábado, 14 de fevereiro de 2009

6º Domingo do Tempo Comum - Ano B - 2009

Evangelho (Marcos 1,40-45)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 40 um leproso chegou perto de Jesus e, de joelhos, pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”. 41 Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero: fica curado!”.42 No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado. 43 Então Jesus o mandou logo embora, 44 falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!”45 Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade; ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!


Para compreendermos bem a força da mensagem do trecho do Evangelho lido nesse 6º Domingo do Tempo Comum, precisamos entender o que significa, ao longo de toda a Sagrada Escritura, a figura de um leproso. Em geral, o leproso era sempre sinal de pecado, da infidelidade a Deus. A lepra era, por isso, um sinal visível das conseqüências do pecado cometido. Tais conseqüências eram de ordem física (ele, na verdade, era doente) e espiritual (era considerado impuro). Por esses mesmos motivos, o leproso era proibido de se aproximar de quem quer que fosse.

Mas aquele que o Evangelho desse domingo nos permite conhecer, movido pela fé, dá um passo além e ultrapassa os preceitos da lei para se aproximar do Senhor. Também Jesus vai além dos preceitos! Isso porque a toda a pessoa era proibido sequer se aproximar de algum leproso, quanto mais o tocar! O Evangelho nos conta que Jesus "cheio de compaixão, estendeu a mão e tocou nele".

Mas o mais importante é o resultado dessa ação cheia de compaixão do Senhor: a cura e purificação do leproso. E o que significava isso? Naquele contexto, significava que Jesus havia perdoado seus pecados, cancelado suas culpas e devolvido toda a dignidade que ele havia perdido. Em outras palavras, a ação de Deus foi capaz de restaurar por completo a vida e pessoa daquele leproso.

Jesus, ainda hoje, continua querendo nos encontrar. Um dos modos mais privilegiados como Ele se aproxima de nós é pela celebração dos Sacramentos. Pelo Sacramento da Reconciliação, mediante a confissão dos nossos pecados, Ele nos toca; e esse verdadeiro abraço de amor é capaz de perdoar e cancelar todas as feridas de nossa "lepra", dos pecados que cometemos. E justamente porque nos perdoa, pelo mesmo Sacramento, o Senhor nos devolve a dignidade que o pecado nos havia feito perder.

Mas não só! Pela celebração do Sacramento da Eucaristia, o Senhor permanece de modo definitivo dentro de nós, restaurando-nos dia após dia, dando-nos a força de que necessitamos para viver uma vida nova!

Não resistamos ao amor de Deus! Não importa o que tenhamos feito no passado! Não importa o que, talvez, estejamos vivendo nesse momento! Deixemos "os preceitos" de lado e demos um passo na fé: nos aproximemos do Senhor, certos de que seu abraço de perdão é, de fato, capaz de devolver o sentido de toda a nossa vida!

Que Deus abençoe sua vida!

Com afeto salesiano,

Pe. Mauricio Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário