terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Espanha - Parte 2

Logo pela manhã do dia de Natal, partimos de Santiago de Compostela rumo à cidade de Barcelona. Como deveríamos cruzar todo o norte da Espanha, acabamos fazendo de Burgos, nossa "cidade dormitório". É até uma "ofensa" qualificá-la assim, já que por sua beleza e história, valeria passar alguns dias com calma por ali para conhecê-la bem, mas nós permanecemos por lá apenas durante uma noite, para então prosseguir viagem.

Ao chegar em Burgos, nos deparamos com uma situação inesperada. O trem nos deixou numa estação que havia sido inaugurada fazia cerca de dez dias. A antiga estação era bem no centro da cidade, porém a nova estação era uma moderna construção (linda mesmo!) localizada bem no meio do nada! (rs). Não havia casas por perto, nenhum meio de transporte público ou privado. Ah, também não havia telefone público para qualquer emergência. Bem, o frio era algo próximo ao terrível... (rs) Para além da baixa temperatura (baixa mesmo, abaixo de zero...), o vento forte piorava a sensação térmica. Por sorte, encontramos um casal espanhol que também chegava à cidade e que, já sabendo da situação da nova estação, havia reservado um táxi para buscá-los. Com o nosso "portunhol", conseguimos carona no mesmo táxi. Até que a aventura saiu barata, já que dividimos a corrida... (rs)

Burgos

Município da província de mesmo nome, Burgos é uma bonita cidade localizada ao centro-norte da Espanha. Possui cerca de 175.000 habitantes e, para além da beleza de sua arquitetura (sobretudo aquela inspirada na arte gótica), possui uma importante história: fundada como uma fortaleza no século IX d.C., já no século XI constituía um importante centro que lhe rendeu o título de sede episcopal. Durante a Guerra Civil espanhola, Burgos foi a sede do governo de Franco (ditador espanhol) durante os anos de 1936 a 1939.

Abaixo, seguem algumas fotos que conseguimos tirar no pouco tempo em que estivemos na cidade. A maioria não tem legendas porque também não pudemos tirar informações sobre o local (acreditem: a estação não tinha nada mesmo, só o trem que parava por ali... rs). As fotos que possuem legenda se referem aos locais que possuíam alguma placa com indicação.

A gente se vê!

Com afeto salesiano,
Pe. Mauricio Miranda.








Centro da Cidade



Sede do governo por ocasião da Guerra Civil Espanhola


Monumento à frente da antiga sede do governo (detalhe).



Nesse palácio, o rei da Espanha recebeu Cristóvão Colombo, aos 23 de abril de 1497, depois que ele retornava de sua viagem ao Novo Mundo (América).

Nenhum comentário:

Postar um comentário