sábado, 7 de fevereiro de 2009

5º Domingo do Tempo Comum - Ano B - 2009

Evangelho (Marcos 1,29-39)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 29 Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30 A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31 E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. 32 À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33 A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34 Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era. 35 De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36 Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37 Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 38 Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39 E andava por toda a Galiléia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!


Continuamos a avançar no caminho do seguimento de Jesus. Que terá o Senhor a nos ensinar, por meio do Evangelho desse Domingo, a respeito de como ser verdadeiros discípulos no mundo de hoje?

O Evangelho desse 5º Domingo do Tempo Comum é um conjunto de diversos episódios da vida de Jesus que parecem ter a intenção de descrever o seu dia-a-dia: ele deixa a Sinagoga onde pregava (1,21-28); se dirige à casa de Simão e André onde cura a sogra de Simão (1, 29-31); após o pôr-do-sol, recebe e cura uma multidão de doentes, libertando muitos endemoninhados (1,32-34); antes do dia clarear, se dirige a um lugar deserto para orar (1,35); volta do lugar com Simão dirigindo-se a pregar por toda a Galiléia (1,36-39). Essa série de relatos tem dois objetivos muito específicos:

1º) Manifestar a estreita união entre Jesus e seus discípulos. Notem que ao longo dos vários relatos desse Evangelho, Jesus nunca fica sozinho por muito tempo. Ele está sempre rodeado por seus discípulos que parecem acompanhá-lo a todo o tempo e em todo o lugar. É justamente no seguimento atento de seu Mestre que os discípulos vão pouco a pouco descobrindo o mistério de sua pessoa.

Que isso pode significar para nós hoje? Bem, parece clara a resposta. O seguimento de Jesus implica uma decisão amorosa por sua pessoa. Precisamos nos decidir por Ele e acompanhá-lo com a nossa vida. Em outras palavras, significa dizer que precisamos crescer na amizade com Jesus. Isso requer, por exemplo, que melhoremos nossa vida de oração, que busquemos mais vezes a celebração dos Sacramentos (em especial a Eucaristia e a Reconciliação), que cresçamos na leitura cotidiana da Palavra de Deus, todas formas para melhor conhecê-lo.

2º) Exemplificar como deve ser a vida de todo discípulo que deseja se colocar no seguimento de Jesus: uma vida doada a Deus e aos outros. Notem que Jesus se ocupa o tempo inteiro dos outros. Ele é, de fato, uma boa notícia por onde passa!

Que isso pode significar para nós hoje? Significa que quem se coloca no seguimento do Senhor assume um estilo de vida que contraria os princípios desse mundo, onde a maioria coloca os próprios interesses acima das pessoas. Ser discípulo do Senhor nesse mundo implica reconhecer em cada pessoa humana o seu valor incomensurável de Filho de Deus. Mas você pode estar pensando ser impossível viver assim. Impossível, não! Difícil, talvez... Mas o próprio Senhor nos dá o exemplo: sua missão era reflexo de sua profunda comunhão com o Pai, por isso se retirava para orar. Busquemos na oração o rosto do Senhor e a força para reconhecer seu rosto na face de cada pessoa a quem Ele mesmo nos envia.

Com afeto salesiano
Pe. Mauricio Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário