quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O tempo da Quaresma

Hoje, celebramos a Quarta-feira de Cinzas e, com ela, abrimos um novo Tempo Litúrgico: a Quaresma. O Tempo Comum sofre uma interrupção para, então, ser retomado após as festividades do Tempo Pascal. Se durante o Tempo Comum somos convidados a adentrar no incomensurável Mistério de Deus, na Quaresma, o próprio Deus nos chama a "mergulhar" mais profundamente em seu Divino Mistério.

Você pode se perguntar porque tomei a liberdade de comparar o Tempo da Quaresma a um "mergulho". Vou tentar me explicar. A melhor definição de Deus, nós a encontramos na 1 Jo 4,8: "Deus é Amor". Se a vida cristã consiste em adentrar o mistério do amor de Deus, a Quaresma é um tempo privilegiado para esse exercício: ela é a grande proclamação da misericórdia do Senhor!

Diante da grandeza do amor de Deus experimentado em sua vida, o cristão começa a se dar conta da fragilidade de sua condição e, sobretudo, do pecado que o afasta de tão grande amor. A consequência natural de quem realiza essa experiência vital é o arrependimento sincero de seus pecados e o profundo desejo de conversão de vida: são exatamente essas as dimensões que marcam esse tempo que estamos iniciando.

A Quaresma é, portanto, um tempo de arrependimento de nossos pecados e de procura de conversão de vida, motivados pela necessidade que experimentamos de viver no amor de Deus. Por isso, também é um tempo apropriado para crescer na oração (exercícios espirituais, celebrações de perdão, via-sacra, peregrinações, confissão sacramental dos pecados etc), para realizar privações voluntárias que visam a conversão (como é o caso do jejum) e para a prática da caridade como partilha fraterna para com os mais necessitados.

A Igreja no Brasil, para ajudar o povo de Deus a desenvolver o espírito quaresmal, promove a Campanha da Fraternidade que, por sua vez, consiste numa ação comunitária de verdadeira penitência e mudança de atitude. Para ser uma ação bem concreta, a Campanha da Fraternidade elege a cada ano uma situação específica da realidade de nosso povo. Em 2009, por exemplo, com o tema "Paz e Segurança Pública" e o lema retirado do livro do profeta Isaías, "A paz é fruto da justiça" (Is 32,17), a Igreja não só convida todos a refletir sobre o tema, mas a realizar um ação que nasce no interior, mas que tem um alcance social que procura construir uma sociedade mais de acordo com os desígnios de Deus para os homens de todos os tempos.

Desejo uma santa e frutuosa Quaresma para você!

Deus abençoe sua vida!
Com afeto salesiano,
P. Mauricio Miranda.



Bom é louvar-vos, Senhor, nosso Deus,
que nos abrigais à sombra de vossas asas,
defendeis e protegeis a todos nós, vossa família,
como uma mãe, que cuida e guarda seus filhos.

Nesse tempo em que nos chamais à conversão,
à esmola, ao jejum, à oração e à penitência,
pedimos perdão pela violência e pelo ódio
que geram medo e insegurança.
Senhor, que a vossa graça venha até nós
e transforme nosso coração.

Abençoai a vossa Igreja e o vosso povo,
para que a Campanha da Fraternidade
seja um forte instrumento de conversão.
Sejam criadas as condições necessárias
para que todos vivamos em segurança,
na paz e na justiça que desejais.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário