Paris
Paris é a capital e a maior cidade da França, sendo a segunda maior metrópole de toda a Europa, abrigando cerca de 12 milhões de habitantes em sua área metropolitana. É, sem dúvida, uma das principais cidades turísticas do mundo que encanta por sua beleza sem igual. A cidade é cortada pelo rio Sena, cujas margens foram inscritas em 1991 na lista do Patrimônio Mundial da Unesco.
Vista aérea da cidade
A famosa Galeria Lafayette, ótimo lugar para os consumistas de plantão... Abaixo, interior da galeria com o detalhe da árvore de Natal. Em meio ao forte apelo consumista, não se encontrava um sinal religioso sequer. De fato, é triste ver que para muita gente, o Natal perdeu absolutamente o sentido...
Arco do Triunfo: eis o original! (rs) O início da construção do monumento que homenageia as vitórias militares de Napoleão Bonaparte se deu em 1806 e, sua inauguração, em 1836. O belíssimo monumento possui gravados os nomes das 128 batalhas e dos 558 generais das conquistas napoleônicas. Localiza-se na famosa Praça Charles de Gaulle.
De frente ao Arco do Triunfo, se encontra a famosa Avenida Champs-Élysées, a mais bela e famosa da cidade.
Palácio do Louvre (fachada principal) que, atualmente, abriga um dos maiores e mais famosos museus do mundo. No interior do museu, encontram-se célebres obras como a Monalisa (Leonardo da Vinci, sec XVI), Vitória de Samotrácia (sec. III a.C.), Vênus de Milo (sec II a.C.), além de outras obras-primas de artistas como Michelangelo e Rembrandt.
Um dos espelhos d'água à frente do Museu do Louvre. Na foto se pode ver pequenos flocos de neve que começavam a cair, fazendo a temperatura cair para abaixo de zero.
Arco do Triunfo do Carrossel, outra obra de Napoleão.
Sena, famoso rio que corta toda a cidade de Paris.
A famosa Catedral de Notre Dame. Dedicado a Nossa Senhora (em francês, Notre Dame), o templo de estilo gótico data do século XII e é um dos mais belos de toda a França. Possui uma importância histórica inigualável, tendo sido "palco" de acontecimentos importantes, tais como a coroação de Napoleão Bonaparte (1804). A Catedral entrou para a história da literatura mundial por ter servido como lugar onde se desenvolvia o romance de Victor Hugo, intitulado "O Corcunda de Notre-Dame" (1831).
Interior da Catedral de Notre-Dame (fotos acima e abaixo). Eis a resposta aos que me perguntavam de onde havia tirado a foto que abre o blog.
É ela mesma... A base da mais famosa torre do mundo, fotografada na véspera do ano novo. Abaixo, detalhe da torre vista em meio às construções da cidade.
Passamos o reveillón às margens do Rio Sena e aos pés da Torre Eiffel. Na foto, tirada minutos antes da passagem de ano, a torre ostentava o símbolo na Comunidade Européia, já que Paris seria até a meia-noite de 31 de dezembro de 2008, a sede da Presidência do Conselho da União Européia. Num ato simbólico, exatamente às 0h, o símbolo da Comunidade Européia foi apagado e Paris cedeu a presidência à cidade de Praga (República Tcheca).
Torre Eiffel, à meia noite, virada do ano, num jogo de luzes belíssimo! Abaixo, já em 2009, o espetáculo tomava novas cores, desejando um bom início de novo ano a todos os expectadores.
Oi Mauricio, é o Edu de Oxford. Muito legal seu blog, encontrei-o tentando entrar em contato contigo pelo skype. Lindas as fotos de Paris, vejo que passou um abençoado ano novo. Não sabia que "Notre Dame" tratava-se de Nossa Senhora. Estou aprendendo tb aqui, rs.
ResponderExcluirFiquei mais empolgado para visitar Paris. Impaciente como sou, estou fazendo o impossível para fazer um tour pela europa antes de ir embora. Sim, estou indo... em Abril. Seria bacana colocar o papo em dia contigo e além disso ouvir algouma orientação de alguém com experiência na Europa. Me mande um e-mail: dudu.trepichio@gmail.com ou ainda, se possível me liga no numero 44 07728720764 ou melhor ainda, pelo skype (pois é de graça) dudu.trepichio
Um abraço e saudades do tempo em Oxford.