terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

França - Parte 1

Saímos de Barcelona, aos 29 de dezembro, em direção à França, onde passamos três dias até a chegada do ano novo. Nem é preciso dizer que não se consegue conhecer Paris em tão pouco tempo... A cidade é realmente tudo aquilo de belo que falam dela e merece bem duas semanas ou mais para admirar tudo com muita calma. Porém, para quem dispunha de apenas três dias (na verdade dois, porque uma grande graça de Deus me esperava a alguns poucos quilômetros dali...), a saída foi escolher alguns pontos e deixar outros... Ao longo do tempo em que passamos por lá, a cidade registrou baixas temperaturas, com ameaça de neve. Dois dias depois de deixarmos a cidade, houve forte nevasca que, inclusive, obrigou os aeroportos a paralisarem suas atividades por alguns dias! Ainda bem que já estávamos em casa...

Paris

Paris é a capital e a maior cidade da França, sendo a segunda maior metrópole de toda a Europa, abrigando cerca de 12 milhões de habitantes em sua área metropolitana. É, sem dúvida, uma das principais cidades turísticas do mundo que encanta por sua beleza sem igual. A cidade é cortada pelo rio Sena, cujas margens foram inscritas em 1991 na lista do Patrimônio Mundial da Unesco.

Vista aérea da cidade


A famosa Galeria Lafayette, ótimo lugar para os consumistas de plantão... Abaixo, interior da galeria com o detalhe da árvore de Natal. Em meio ao forte apelo consumista, não se encontrava um sinal religioso sequer. De fato, é triste ver que para muita gente, o Natal perdeu absolutamente o sentido...



Arco do Triunfo: eis o original! (rs) O início da construção do monumento que homenageia as vitórias militares de Napoleão Bonaparte se deu em 1806 e, sua inauguração, em 1836. O belíssimo monumento possui gravados os nomes das 128 batalhas e dos 558 generais das conquistas napoleônicas. Localiza-se na famosa Praça Charles de Gaulle.


De frente ao Arco do Triunfo, se encontra a famosa Avenida Champs-Élysées, a mais bela e famosa da cidade.


Palácio do Louvre (fachada principal) que, atualmente, abriga um dos maiores e mais famosos museus do mundo. No interior do museu, encontram-se célebres obras como a Monalisa (Leonardo da Vinci, sec XVI), Vitória de Samotrácia (sec. III a.C.), Vênus de Milo (sec II a.C.), além de outras obras-primas de artistas como Michelangelo e Rembrandt.

Um dos espelhos d'água à frente do Museu do Louvre. Na foto se pode ver pequenos flocos de neve que começavam a cair, fazendo a temperatura cair para abaixo de zero.


Arco do Triunfo do Carrossel, outra obra de Napoleão.


Obelisco à Praça da Concórdia

Sena, famoso rio que corta toda a cidade de Paris.


A famosa Catedral de Notre Dame. Dedicado a Nossa Senhora (em francês, Notre Dame), o templo de estilo gótico data do século XII e é um dos mais belos de toda a França. Possui uma importância histórica inigualável, tendo sido "palco" de acontecimentos importantes, tais como a coroação de Napoleão Bonaparte (1804). A Catedral entrou para a história da literatura mundial por ter servido como lugar onde se desenvolvia o romance de Victor Hugo, intitulado "O Corcunda de Notre-Dame" (1831).

Interior da Catedral de Notre-Dame (fotos acima e abaixo). Eis a resposta aos que me perguntavam de onde havia tirado a foto que abre o blog.



É ela mesma... A base da mais famosa torre do mundo, fotografada na véspera do ano novo. Abaixo, detalhe da torre vista em meio às construções da cidade.

Passamos o reveillón às margens do Rio Sena e aos pés da Torre Eiffel. Na foto, tirada minutos antes da passagem de ano, a torre ostentava o símbolo na Comunidade Européia, já que Paris seria até a meia-noite de 31 de dezembro de 2008, a sede da Presidência do Conselho da União Européia. Num ato simbólico, exatamente às 0h, o símbolo da Comunidade Européia foi apagado e Paris cedeu a presidência à cidade de Praga (República Tcheca).

Torre Eiffel, à meia noite, virada do ano, num jogo de luzes belíssimo! Abaixo, já em 2009, o espetáculo tomava novas cores, desejando um bom início de novo ano a todos os expectadores.

Um comentário:

  1. Oi Mauricio, é o Edu de Oxford. Muito legal seu blog, encontrei-o tentando entrar em contato contigo pelo skype. Lindas as fotos de Paris, vejo que passou um abençoado ano novo. Não sabia que "Notre Dame" tratava-se de Nossa Senhora. Estou aprendendo tb aqui, rs.
    Fiquei mais empolgado para visitar Paris. Impaciente como sou, estou fazendo o impossível para fazer um tour pela europa antes de ir embora. Sim, estou indo... em Abril. Seria bacana colocar o papo em dia contigo e além disso ouvir algouma orientação de alguém com experiência na Europa. Me mande um e-mail: dudu.trepichio@gmail.com ou ainda, se possível me liga no numero 44 07728720764 ou melhor ainda, pelo skype (pois é de graça) dudu.trepichio
    Um abraço e saudades do tempo em Oxford.

    ResponderExcluir