sábado, 28 de fevereiro de 2009

1º Domingo da Quaresma - Ano B - 2009

Evangelho (Mc 1, 12-15)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, o Espírito levou Jesus para o deserto. E ele ficou no deserto durante quarenta dias, e ali foi tentado por Satanás. Vivia entre os animais selvagens, e os anjos o serviam. Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galiléia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: "O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!"

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!



O trecho do Evangelho que lemos nesse 1º Domingo da Quaresma ilustra muito bem o espírito desse tempo litúrgico que estamos vivendo. A mensagem central do espírito quaresmal está na necessidade de conversão (cf. Mc 1, 15) que nasce da experiência que realizamos do amor de Deus por nós. Em outras palavras, podemos afirmar que à medida em que mergulhamos no amor de Deus, vamos tomando consciência de nossa fragilidade e do pecado que nos separa dele; daí nossa necessidade de arrependimento e de conversão.

Ao pecador arrependido e desejoso de conversão, Jesus anuncia uma alegre notícia: a proximidade do Reino de Deus. Nesse caso, a palavra "proximidade" deve ser compreendida no sentido de "está ao alcance de". Em outras palavras, Jesus nos revela que o Reino de Deus está secretamente anunciado na pessoa dele e por meio de suas obras. Por isso, converter-se significa acreditar no Evangelho. O Evangelho é Jesus Cristo!

A Igreja se une a cada ano, mediante os quarenta dias da Quaresma, ao mistério de Jesus no deserto. Cristo venceu o Tentador por nós (cf. Hb 4,15) e, hoje, deseja nos tornar vencedores com Ele. Eis uma outra alegre notícia: não estamos sós na luta contra o pecado! Cristo nos ajuda a lutar e a vencer o pecado, à medida em que nos associamos à sua Pessoa. E o modo mais eficaz de nos associarmos a Ele, é o recebendo em seus santos Sacramentos, de modo especial, a Reconciliação e a Eucaristia!

Em Cristo, desejo uma santa e frutuosa Quaresma para você!

Deus abençoe sua vida!
Com afeto salesiano,
P. Mauricio Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário