domingo, 8 de março de 2009

2º Domingo da Quaresma - Ano B - 2009


Evangelho (Marcos 9,2-10)


— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 2 Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. 3 Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. 4 Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. 5 Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. 6 Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. 7 Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!” 8 E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. 9 Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. 10 Eles observaram esta ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a Vós, Senhor!



Celebramos o 2º Domingo da Quaresma. Essas duas primeiras semanas são um tempo privilegiado para compreendermos cada vez melhor o sentido desse tempo litúrgico de modo a vivê-lo com o máximo proveito possível. Ao mesmo tempo em que avançamos no reconhecimento e na luta contra nossos pecados, também vamos sendo preparados para as narrativas da paixão do Senhor (as duas primeiras leituras da missa desse domingo são um exemplo disso). E por que? Porque na verdade, pela sua paixão, morte e ressurreição, o Senhor já venceu o pecado em sua raiz. Hoje, somos chamados a continuar vencendo-o em nós, numa luta que não travamos sozinhos, mas que vencemos à medida em que nos associamos ao Senhor Vitorioso.

É essa a intenção do Senhor ao levar ao se transfigurar diante de seus discípulos. É interessante notar que esses são os mesmos discípulos que meses depois, estarão com o Senhor no Getsêmani, acompanhando toda sua agonia e que, depois, junto aos demais, o verão sendo entregue à morte. Importante é entender que somente com a visão da glória do Senhor é que os discípulos foram preparados para "suportar" todo o horror que ainda o veriam enfrentar. À medida em que vão reconhecendo Jesus como Senhor e Deus, os discípulos vão sendo capacitados para ler toda sua trajetória de dor e sofrimento à luz de sua glória!

Nós, discípulos do Senhor no mundo de hoje, fazemos o mesmo caminho. Na luta contra o pecado e suas conseqüências (sejam aquelas pessoais, mas também as que atingem toda a humanidade), devemos ter muito presente a glória do Senhor Vencedor do pecado e da morte. Em outras palavras, é preciso reconhecer que a luta que travamos contra o Mal já foi vencida de uma vez por todas pela cruz e ressurreição do Senhor! O modo como nós continuamos a vencê-la é associando, dia após dia, nossa vida a este grande mistério, permitindo que Jesus continue vencendo em nós!

Quando começamos a enxergar o sofrimento em nossa vida à luz do mistério do Senhor - paixão, morte e ressurreição - tudo começa a ganhar um novo contorno. Até mesmo a alegria que vivemos, quando lida sob essa mesma perspectiva, se torna ainda mais alegre.

Se você prestar bastante atenção, verá que é isso que o sacerdote pede, em silêncio, por todos, quando ao preparar o cálice com vinho na apresentação das oferendas da Santa Missa, ele então reza: "Pelo mistério dessa água e desse vinho, possamos participar da divindade do Vosso Filho que se dignou assumir a nossa humanidade". No momento em que faz essa oração, o sacerdote põe uma pequenina gota d'agua no cálice cheio de vinho. Pois bem. Essa gota sou eu! Essa gota é você! Essa gota é toda a humanidade que está sendo mergulhada nas ofertas que se tornarão, por ação do Espírito Santo, no Corpo e Sangue do Senhor. Tudo aquilo é um sinal do que acontece de verdade quando nos associamos ao Senhor. Não há outro melhor caminho: nos associar ao mistério de Jesus, mergulharmos profundamente em seu amor manifesto na cruz que libertou o mundo de todo o pecado!

Continuemos nosso caminho rumo a Deus!
Santa Quaresma a você!
Deus abençoe sua vida!

Com afeto salesiano,
Pe. Mauricio Miranda.





"Pelo mistério dessa água e dessevinho, possamos participar da divindade do vosso Filho que se dignou assumir a nossa humanidade." (Missal Romano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário