quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Especial Apóstolo Paulo - Parte 5

Na postagem anterior, tratamos sobre a segunda viagem missionária de Paulo (At 16-20). Dentre as muitas cidades pelas quais o Apóstolo passou, escolhemos falar hoje de Neápolis e Filipos; ambas, cidades da Grécia atual, tive a oportunidade de visitar em minha última viagem de estudos.

Neápolis

A cidade de Neápolis (cujo nome significa "nova cidade") foi fundada no século VI a.C. na região da Macedônia. Distante cerca de 14 km de Filipos, por ser uma cidade portuária, Neápolis ocupava um lugar de importância estratégica. Foi conqusitada pelos romanos em 168 a.C.

O livro dos Atos dos Apóstolos apenas relata a passagem do Apóstolo Paulo pela cidade (cf. At 16,11). Hoje, conhecida pelo nome de Kavalla, a cidade é um símbolo da chegada do Evangelho ao Ocidente. Para celebrar esse evento da História da Salvação, foi erguido em frente uma das Igrejas Greco-Ortodoxas da cidade um belíssimo mosaico do Apóstolo dos Pagãos.

Em Kavalla, nosso grupo fez uma parada para o almoço para, então depois, seguir viagem a Filipos. Abaixo seguem algumas fotos dessa simpática cidade.


Igreja Greca-Ortodoxa dedicada ao Apóstolo Paulo no centro de Kavalla


Mosaico comemorativo à chegada do Evangelho no Ocidente. A gravura representa a passagem do Oriente em direção ao Ocidente.


O belíssimo porto de Kavalla (fotos acima e abaixo)



Filipos

De Neápolis, Paulo e Silas viajaram para Filipos (cf. At 16,12), cidade bem conhecida no universo cristão, graças à comunidade cristã que ali vivia e que foi destinatária da conhecida Carta de São Paulo aos Filipenses.

Filipos foi uma cidade fundada por Filipe II, no leste da Macedônia. Além de haver minas de ouro em sua região, outro fator que motivou a fundação de Filipos foi o de estabelecer uma guarnição entre Neápolis, cidade portuária, e as demais cidades do reino. A partir de 167 a.C. passa a ser considerada uma cidade romana, assim como Neápolis, ambas conquistadas pelo Império que avançava.

O Apóstolo, assim como narra os Atos dos Apóstolos, visitou a cidade acompanhado por Silas. Embora não tenha sido a primeira cidade do Ocidente a ser visitada pelo Apóstolo, é o primeiro lugar de onde se tem notícia que o Evangelho tenha sido pregado em terras ocidentais. Em Filipos viviam poucos judeus, o que parecia não justificar a existência de uma sinagoga. Ao menos, à entrada de Paulo na cidade, nenhuma sinagoga é mencionada como lugar de oração daquela comunidade. Aos sábados, aquela pequena comunidade judaica costumava se reunir às margens do rio Zygacte. No sábado em que o Apóstolo chegou à cidade, estavam reunidas apenas as mulheres da comunidade. Foi naquela ocasião que Paulo anuncia o Evangelho à Lídia, mulher da cidade de Tiatira (Ásia Menor) e lhe confere o batismo. Sabe-se que ao longo de sua permanência em Filipos, foi na casa dessa mulher, grande colaboradora do anúncio do Evangelho em Filipos, que Paulo esteve hospedado.

Também em Filipos ocorre a prisão de Paulo e seus companheiros (cf. At 16, 16-40). Após haver expulso, em nome de Jesus Cristo, um espírito de adivinhação que agia numa mulher que o seguia, Paulo é arrastado pelos patrões dela para praça pública para ser julgado perante os magistrados. Depois de ser açoitado, foi enviado para uma prisão. Os Atos dos Apóstolos relatam que "por volta da meia-noite, Paulo e Silas, em oração, cantavam os louvores de Deus e os outros presos os escutavam. De repente houve um tremor de terra tão violento que abalou os alicerces do edifício. Todas as portas se abriram no mesmo instante e os grilhões de todos os prisioneiros arrebentaram". (At 16, 25-26). Foi naquele momento que, atordoado com o que estava acontecendo, o carcereiro pergunta a Pauloe Silas: " 'Senhores, que devo fazer para ser salvo?' Eles responderam: 'Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e a tua família'." (At 16, 30-31).

Convido você que me acompanha por este blog a concluir pessoalmente a leitura dessa importante passagem do anúncio do Evangelho em Filipos, depois da qual Paulo e Silas partem para Tessalônica. Também convido você a ler a Carta de São Paulo aos Filipenses. Pensa-se que tenha sido escrita quando o Apóstolo estava encarcerado em Roma. A alegria é a nota dominante em toda a carta que, por sua vez, demonstra ser a comunidade dos filipenses aquela que parece ter dado mais alegria ao Apóstolo.

Por hoje é só. Boa leitura e oração! A gente se vê amanhã.

Com afeto salesiano,

Pe. Mauricio Miranda.








As quatro fotos acima foram tiradas nas ruínas da antiga cidade de Filipos, distante poucos quilômetros da atual cidade que ainda conserva o mesmo nome.


Local da prisão do Apóstolo Paulo. Acredita-se que ele tenha ficado justamente nesta cela, já que estudos apontam ser exatamente essa a "cela mais retirada" (At 16, 24) do cárcere da antiga cidade.

Na foto, nosso grupo, em oração diante da entrada da cela de Paulo, escutava a leitura do respectivo trecho dos Atos dos Apóstolos. A emoção de orar num lugar como esse é realmente indescritível... No momento em que orávamos, o lugar não tremeu (cf. At 16, 26), mas certamente ficaram abalados os alicerces do coração! Ali, pedi a Deus a graça da coragem de testemunhar o Senhor Jesus, mesmo nas mais difíceis situações da vida...

Igreja dedicada a Santa Lídia, construída nas imediações do local onde ocorreu o encontro entre ela e Paulo. Toda a Igreja é construída em torno a um Batistério (foto abaixo).

Mosaico sob o teto da Igreja, bem acima do Batistério. Na gravura, João Batista batiza o Senhor nas águas do Jordão. Ali, renovei, mais uma vez de modo particular, minhas promessas batismais. Convido você a fazer o mesmo nesse momento. Pare por um instante a leitura e, em diálogo silencioso e amoroso com o Senhor, renove as promessas feitas no dia de seu Batismo: tal renovação consiste em renunciar ao Mal e a Satanás, princípio e autor do pecado e, em seguida, realizar com convicção nossa profissão de fé: Creio em Deus Pai...

O riacho que corre na região do encontro entre Lídia e Paulo. Possivelmente, nessas águas, após ter ouvido a pregação do Evangelho, Lídia pediu o batismo.

Local de oração, em frente à Igreja, conhecido como o Batistério de Lídia. Ali, nosso grupo celebrou a Santa Missa.

Parte do mosaico que adorna o altar principal da Igreja de Santa Lídia. Que a Virgem Santíssima nos auxilie a viver com alegria nossa vocação batismal: sermos sinais e portadores da luz de Cristo ao mundo!

5 comentários:

  1. Olá Mauricio!!
    Moro na Grécia, legal ver as fotos do pais que moro!! Já estive nesses lugares, são lugares lindos e cheio de histórias incríveis... Caminhar por lugares onde o Apostolo Paulo andou é maravilhoso.
    Parabéns pelo belíssimo trabalho, que Deus o abençoe.
    Um abraço.
    Cilene

    ResponderExcluir
  2. olá mauricio !!!

    agradeço a Deus por este maravilhoso estudo e fotos ......como é bom saber que isto tudo é uma realidade.
    Deus te abençoe,e que o Senhor continue te usando cada vez mais,pra honrar este salvador lindo que temos o Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Irmmão Maurício. Juntos aninamos os irmãos a buscarem ao SENHOR como único caminho. Lhe coloco a disposição nosso blog, para sua observação e aprendizado. www.evangelizandonapalavra.blogspot.com

    Que o AMOR de DEUS, Pai de Nosso Senhor JESUS CRISTO, permaneça RICO em seu coração.
    Graça e Paz

    ResponderExcluir
  4. Mauricio, o taô bome e saber q o nosso Deus e fiel com nosso povo ele nao eschole coor ou rasa e sim coraçaô,aqrebrantado!

    ResponderExcluir
  5. Gostei de conhecer um pouco da história de Paulo de Tarso,sou agnóstico e tinha curiosidade em saber porque a minha mãe me colocou esse nome "Paulo" ela era testemunha de Jeová e chamava-se Lídia, morreu á 42 anos atrás.obrigado.
    jpaulomauricio@hotmail.com

    ResponderExcluir