sábado, 27 de setembro de 2008

26º Domingo do Tempo Comum - Ano A - 2008

Evangelho (Mateus 21, 28-32)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós!
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, Jesus disse aos sacerdotes e ­anciãos do povo: 28"Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: 'Filho, vai trabalhar hoje na vinha!' 29O filho respondeu: 'Não quero'. Mas depois mudou de opinião e foi. 30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: 'Sim, senhor, eu vou'. Mas não foi. 31 Qual dos dois fez a vontade do pai?" Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: "O primeiro". Então Jesus lhes disse: "Em verdade vos digo que os cobradores de impostos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32 Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os cobradores de impostos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele".

— Palavra da Salvação!
— Glória a Vós, Senhor!



O evangelho desse 26º Domingo do Tempo Comum está inserido num bloco literário que prepara o leitor para a narração da paixão, morte e ressurreição do Senhor: os capítulos 21 a 25 do Evangelho de São Mateus. Toda a narrativa deve ser lida como uma preparação para o desfecho da condenação; por isso, talvez, o tom "pesado" das palavras que o Senhor profere contra os sumos sacerdotes e anciãos do povo: "...os coletores de impostos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele." (Mt 21, 31b-32a)

Mas, apesar das duras palavras, a mensagem central da parábola que Jesus conta repousa sobre a misericórdia do Senhor pelo pecador que se arrepende. De fato, fez a vontade do pai aquele filho que, embora tenha dito não, "mudou de opinião", ou seja, arrependeu-se e atendeu o pedido do seu pai. Ao contrário, o segundo filho, ainda que tenha se colocado à disposição, não transformou tal disposição em atos. Jesus sinaliza, com isso, que a verdadeira conversão é aquela que modifica o interior do homem. De fato, já em Mateus 7, 21, Jesus adverte: "não basta me dizer: 'Senhor, Senhor!' para entrar no Reino dos Céus; é preciso fazer a vontade do meu Pai que está nos céus."

É por isso que Jesus é tão duro com seus ouvintes quando diz que os coletores de impostos e as prostitutas, ou seja, os pecadores públicos, os precedem no Reino dos Deus. Na verdade, Jesus quis dizer (e Ele mesmo o explica) que tais pecadores chegariam primeiro ao Reino por terem se arrependidos verdadeiramente dos próprios pecados e transformado seu modo de vida.

Peçamos ao Senhor nesse Domingo a graça do reconhecimento sincero de nossos pecados e a mudança necessária para uma vida vivida em comunhão de amor com o Senhor. Convido você a fazer sua, a oração que o salmista dirige a Deus; ela esconde um coração verdadeiramente desejoso de trilhar os caminhos do Senhor, disposto a transformar em atos tudo quanto seus ouvidos escutam e seus lábios proclamam.

Com afeto salesiano
Pe. Mauricio Miranda.


Salmo 24

Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos,
e fazei-me conhecer a vossa estrada!
Vossa verdade me oriente e me conduza,
porque sois o Deus da minha salvação;
em vós espero, ó Senhor, todos os dias!

Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura
e a vossa compaixão que são eternas!
Não recordeis os meus pecados quando jovem,
nem vos lembreis de minhas faltas e delitos!
De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia
e sois bondade sem limites, ó Senhor!

O Senhor é piedade e retidão,
e reconduz ao bom caminho os pecadores.
Ele dirige os humildes na justiça,
e aos pobres ele ensina o seu caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário