domingo, 25 de maio de 2008

8º Domingo do Tempo Comum - Ano A - 2008

Evangelho (Mateus 6, 24-34)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: "Ninguém pode servir a dois senhores; pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com o vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal, a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros? Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso? E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé? Portanto, não vos preocupeis, dizendo: 'O que vamos comer? O que vamos beber? Como vamos nos vestir?' Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia bastam seus próprios problemas".



Caros amigos


Não há como ler esse trecho do Evangelho sem sentir no coração uma sincera vontade de louvar a Deus pelo seu imenso amor e predileção por nós! De fato, as palavras que acabamos de ler são, ao mesmo tempo, palavras de libertação e de cura! E por quê?

Porque, em primeiro lugar, por meio de tais palavras, o Senhor nos convida a refletirmos sobre o valor que temos dado às coisas de nossa vida, libertando-nos de todo o tipo de preocupação excessiva ou apego desordenado aos bens. Além disso, Ele vai nos curando à medida em que nos ajuda a devolver a Ele o lugar que lhe pertence em nossa vida: o centro! Não é verdade que muitas pessoas vivem machucadas pelas conseqüências de uma vida vivida em função do dinheiro? Devolver ao Senhor o lugar que lhe pertence implica, além de uma profunda libertação interior, permitir que Ele mesmo vá curando todas essas feridas...

"Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus" (Mt 6, 36)

Creio que nessa frase podemos resumir tudo aquilo que o Senhor deseja nos falar nesse 8º Domingo do Tempo Comum. Buscar "as coisas do Reino" em primeiro lugar, é dar a Deus a supremacia em nossas vidas. E aí está um passo decisivo!

Permitam-me falar um pouco mais sobre isso. Quanto mais tempo uma pessoa viveu fazendo sua vida consistir naquilo que possui, tanto mais será para ela, uma verdadeira libertação acolher esse pedido do Senhor. Essa atitude implica permitir que Deus faça uma verdadeira "reviravolta" em nossa vida, ocupando o centro de tudo. O que significa tê-lo como centro de tudo? Significa, por exemplo, que todas as nossas escolhas, a partir de então, serão realizadas a partir dele, a partir da ótica de seu Evangelho... Implica também dizer que todas as coisas de nossa vida passam a serem mensuradas à partir do mesmo Evangelho; daí que muda em muito nossa escala de valores... Dessa forma, muda também, por exemplo, o modo como nos relacionamos com as pessoas que passam a não ser mais vistas como objetos ou meios para a realização de nossos propósitos egoístas, mas passam a possuir incalculável valor pelo simples fato de serem pessoas. Enfim, é um novo modo de olhar a vida, o mundo, os seres humanos... Tudo passa a ser novo quando permitimos que nossa vida seja construída a partir do Senhor. Não é à toa que o Apóstolo afirma que "aquele que está em Cristo é uma nova criatura" (2 Coríntios 5,17).

Abandonar-se nas mãos de Deus

Você pode estar dizendo que não é fácil dar esse passo na própria vida. E de fato não o é mesmo!Veja que estamos falando de mudar radicalmente o sentido e a orientação de nosso viver por amor a Deus! Não é qualquer coisa! É nossa existência que está em jogo!

Por isso esse passo só pode ser dado por verdadeiro amor. E também por isso não é algo que podemos fazer de uma dia para o outro. A decisão pelo Senhor, capaz de ir mudando radicalmente a nossa forma de ser e existir, é uma opção que devemos renovar todos os dias. A cada manhã devemos ter a coragem, por amor, de dizer: "Sim, Senhor, hoje eu me decido por Vós!"

E quais as certezas que Ele nos dá de que esse caminho é realmente seguro? Bem, podemos dizer que segurança do ponto de vista humano, não há nenhuma. Isso mesmo que vocês acabaram de ler: ne-nhu-ma! Por isso é uma decisão de amor. Posso lhes dar mais um outro exemplo? Que segurança um pai e uma mãe têm que, amando seus filhos, terão esse amor reconhecido no futuro? Nenhuma! No entanto, continuam amando a cada um deles; é uma decisão livre, uma decisão de amor!

A única segurança que possuímos ao mudar todo o curso de nossa vida por amor a Deus é a fé. Em primeiro lugar, a certeza inabalável de que Deus nos ama e nos conhece ("Vosso Pai que está no céu sabe que precisais de tudo isso"). Além disso, a convicção profunda de que Ele é um Deus fiel! Vejam que profundo aquilo que a lemos na primeira leitura da missa desse Domingo: "Disse Sião: 'O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-se de mim!' Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre? Se ela se esquecer, eu, porém, não me esquecerei de ti". (Isaías 49, 14-15).

Esse é o passo radical que todos precisamos dar a cada dia de nossa vida. Talvez exista alguém, dentre vocês que acompanham esse blog, que sinta que sua vida esteja muito distante disso que o Senhor lhe está propondo hoje. Mas eu preciso lhe dizer que não! Tudo o que Deus, na verdade, lhe propõe, hoje, é que você se decida definitivamente por Ele. E que essa decisão seja renovada dia após dia. Saiba, no entanto, que quando você tomar essa decisão, sua vida vai sendo modificada aos poucos, já que todas as suas ações e escolhas passarão necessariamente por esse crivo. O Senhor passará a ser a pedra fundamental a qual você construirá toda sua vida.

Hoje é dia de decisão!
"Sim, Senhor, hoje eu me decido por Vós!"

Deus te abençoe!
Com afeto salesiano
P. Mauricio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário