terça-feira, 19 de outubro de 2010

Eu creio - Parte 1

Muitas vezes e de muitas partes, recebo pedidos para postar alguns comentários às expressões que aparecem na profissão de fé da Igreja. Geralmente, após rezarem o "creio em Deus Pai...", não são poucos aqueles que se perguntam a respeito do significado das palavras que dizem. Tentaremos nas próximas postagens explicar - de maneira sintética e clara - o significado básico daquilo em que afirmamos acreditar.

Antes porém, vale a pena fazer algumas observações que podem ajudar a quem deseja entender melhor a fé. Quando usamos essa palavra podemos nos referir, minimamente, a duas realidades distintas, mas que se complementam: a fé na qual eu creio e a fé com a qual eu creio.

A fé na qual eu creio nos leva a considerar o conteúdo daquilo em que cremos, ou seja, tudo quanto Deus, em seu desígnio de amor, quis revelar e que nos foi transmitido pela Igreja. É basicamente disso que trataremos nas postagens seguintes.

Mas, ao falar da iniciativa amorosa de Deus que se revela, é impossível não tratarmos da necessária resposta que somos chamados a dar a Ele. Daí nasce a fé com a qual eu creio. Nesse sentido, ela é antes de tudo uma graça infundida por Deus no coração dos fiéis que requer uma adesão pessoal e livre a tudo quanto o Senhor nos revelou. Com isso, já é possível perceber que ao lado do "eu creio", há sempre um "nós cremos"; isso porque apesar de uma adesão pessoal, nós sempre cremos com toda a Igreja e dentro dela.



Na próxima postagem, falaremos sobre a primeira parte de nossa profissão de fé: "Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra". Procuraremos analisar o significado dessa afirmação, sempre numa atitude orante que nos leva a repetir as palavras do Evangelho: "Senhor, eu creio, mas aumentai a minha fé" (cf. Mc 9, 24; Lc 17,5).

Com afeto salesiano,
Pe. Mauricio Miranda.

Um comentário:

  1. Ola Pai aqui é o Mateus e a PAtty de Lorena, essa é uma das orações mas linda que tem , pois o creio é um resumo da fé na igreja catolica, é muito rica em seus significados . bjos

    Te amamos em Cristo Jesus !!!

    ResponderExcluir