domingo, 23 de janeiro de 2011

"Reminiscências... de uma Amélia anarquista"

Hoje, chegou em minhas mãos, no final da Santa Missa das 10h30, um livreto, presente da Sra. Helena Tieghi, paroquiana da Dom Bosco do Alto da Lapa. Trata-se de uma auto-biografia de sua mãe, Dona Amélia Fedel Tieghi, já falecida: "Reminiscências... de uma Amélia anarquista".

Diante desse gênero, confesso não me haver animado a lê-lo prontamente. Mas o fato de ser algo tão próximo à vida de alguém que muito contribui com a comunidade, o peguei logo depois do almoço para folheá-lo. Não o larguei antes que o tivesse lido por completo!

De redação leve e simples, o livro é um verdadeiro presente. Dona Amélia conseguiu ali retratar o cenário muito interessante do bairro da Lapa e da cidade de São Paulo dos inícios do século XX. Para além disso, as coisas que escreveu nos levam a pensar na brevidade e fugacidade da vida, fatos que nos convidam a vivê-la com intensidade e responsabilidade. E, de fato, foi com muita intensidade que me parece ter ela passado por este mundo.

Quero agradecer a querida amiga Helena - a quem conheço - pelo presente (depois, o farei pessoalmente!), mas sobretudo, agradecer Dona Amélia - a quem não tive a graça de conhecer -; sua vida e estilo ensinaram boas coisas a esse jovem padre, nessa tarde de domingo. É exatamente de pessoas assim que o mundo tanto necessita. Deus abençoe as tantas Amélias das quais o mundo, felizmente, ainda dispõe. São presentes...

Com afeto salesiano,
Pe. Mauricio Miranda.

Um comentário:

  1. Eu, que também moro na Lapa e somos de bem perto (Rua Fábia) fiquei curiosa...abraços, Pe.

    Daya Lima

    ResponderExcluir