Foto: João Paulo II, peregrino em Turim, Valdocco...
Foto: João Paulo II, peregrino em Turim, Valdocco...
" Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galiléia. Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galiléia, no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: "Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galiléia dos pagãos! O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz, e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz." Daí em diante Jesus começou a pregar dizendo: "Convertei-vos porque o Reino dos Céus está próximo". Quando Jesus andava à beira do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse a eles: "Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens". Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. Caminhando um pouco mais, Jesus viu os outros dosi irmãos: tiago. filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou. Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram . Jesus andava por toda a Galiléia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo."
-Palavra do Senhor!

A Comunidade Salesiana que me acolheu tem como Padroeiro, Dom Rua, primeiro sucessor de Dom Bosco no governo e animação da Congregação Salesiana no mundo. É uma comunidade internacional de estudantes salesianos que compõe um grupo de comunidades parecidas dentro da Universidade. Integram a comunidade cerca de 70 estudantes, em sua maioria, salesianos padres. Há também alguns padres diocesanos e um salesiano irmão (leigo consagrado). O que faz dela um ambiente rico para se viver é sua diversidade. Há pessoas de todas as partes do mundo: japoneses, coreanos, chineses, indonésios, indianos, iraquianos, egípcios, eslovênios, poloneses, espanhóis, angolanos, quenianos, moçambicanos entre muitos outros. O grupo dos latinos também é grande: peruanos, uruguaios, venezuelanos, brasileiros (sim, brasileiros!). Enfim, isso faz da comunidade um lugar de crescimento pessoal e ampliação dos próprios horizontes! É ali que eu tive a plena confirmação do alcance da ação do Espírito Santo no coração de Dom Bosco e no dos seus seguidores!Leitura do Livro dos Números (6,22-27)
A bênção de Deus é o que de mais propício podemos pedir no início de um novo ano. Abençoar é uma ação propriamente de Deus que, por sua vez, comunica sua vida às criaturas. Deus é a fonte da vida.
Precisamos da vida de Deus em nós. Uma vez que a nossa vida participa da vida de Deus, nós a manifestamos a todas as pessoas. Por isso podemos e devemos, também nós, abençoar. Sejamos, nesse ano que se inicia, portadores e sinais eloqüentes da vida de Deus em nós!
Desejo a você, amigo (a), um ano realmente abençoado!
Seja abençoado e abençoe, sempre!
Deus te abençoe!
Com afeto salesiano
P. Mauricio Miranda.