segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Nos passos de Dom Bosco

Iniciamos, hoje, o tríduo preparatório à Festa de Dom Bosco. Escrevo-lhes para partilhar uma grande graça que recebi do Senhor. Devo, nesse ano, celebrar esse dia tão especial na própria terra do Pai e Mestre da Juventude.

Visitarei Valdocco, onde nasceu a obra salesiana a partir da experiência do primeiro Oratório. Rezarei na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora e seguirei para o Colle Don Bosco para conhecer o lugar onde Dom Bosco nasceu e viveu os primeiros anos de sua vida.

Estarei em comunhão com todos vocês que me acompanham pela oração. Pedirei a Deus, por intercessão de Dom Bosco, que derrame as bênçãos que a Família Salesiana mais necessita nos tempos de hoje. Rezarei, especialmente, pelos jovens...

Conto com a oração de todos vocês também! Exatamente no dia da festa, 31 de janeiro, completarei 13 anos de minha entrada no seminário, 10 anos de minha primeira profissão religiosa e 4 anos de minha profissão perpétua! O coração estará em festa!

Assim que retornar a Roma, contarei as novidades e publicarei as fotos. Até lá!

Boas festas e viva Dom Bosco!
Deus te abençoe!
Com afeto salesiano,
P. Mauricio Miranda.

Foto: João Paulo II, peregrino em Turim, Valdocco...

domingo, 27 de janeiro de 2008

O Reino dos Céus está próximo!

3º Domingo do Tempo Comum - Ano A (2008)
Evangelho (Mateus 4, 12-23)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

" Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galiléia. Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galiléia, no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: "Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galiléia dos pagãos! O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz, e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz." Daí em diante Jesus começou a pregar dizendo: "Convertei-vos porque o Reino dos Céus está próximo". Quando Jesus andava à beira do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse a eles: "Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens". Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. Caminhando um pouco mais, Jesus viu os outros dosi irmãos: tiago. filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou. Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram . Jesus andava por toda a Galiléia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo."

-Palavra do Senhor!

- Glória a Vós Senhor!



O Evangelho do 3º Domingo do Tempo Comum vem nos ajudar no caminho que dedicamos trilhar nesse ano de 2008: crescer no conhecimento do Senhor, acolhendo-o em nossas vidas! Escrevo-lhe apenas algumas linhas, esperando que o bom Deus, depois, prossiga lhe falando diretamente ao coração...

Jesus anuncia: "Convertei-vos porque o Reino dos Céus está próximo". Esse "estar próximo" indica que o Reino está ao alcance de toda a pessoa que deseja acolhê-lo e dele fazer experiência... Jesus é o próprio Reino que se aproxima. Por isso é justo afirmar que "o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz".

Jesus visita seu povo e lhe revela o amor do Pai! Diante do avanço da presença de Jesus na vida daquelas pessoas, as trevas vão se dissipando e não há outra atitude a ser tomada que a de converter-se, mudar radicalmente toda a vida de modo a adequá-la à novidade do Reino...

O Evangelho nos fala de um "avançar" muito concreto do Reino. São encontros bem pessoais. As pessoas com as quais Jesus se encontra têm nome, família, trabalho... É gente concreta, portanto, que acolheu a novidade do Reino! E nós o conhecemos como!

Hoje, Jesus continua nos visitando... O Reino de Deus está em pleno avanço... Permita que a luz desse Reino dissipe as trevas de sua vida, a partir de um encontro bem concreto com o Senhor! Há muitos que necessitam do seu testemunho: "Eu vi o Senhor!" (cf. Is 6,1). O avanço do Reino passa por você! Vamos dizer sim ao Senhor? Rezarei por você...

Deus te abençoe!
Com afeto salesiano,
P. Mauricio Miranda.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Primeira experiência...

Hoje, depois de cinco dias por aqui, ainda sem ter saído de casa, vivi uma experiência repentina, mas que me marcou profundamente... O Diretor me convidou para sair e encaminhar minha documentação de estudante no país (coisas que todo estrangeiro em minha condição, que por aqui chega, tem que fazer...). Depois de tudo resolvido, ele me levou para caminhar um pouco pela cidade. Quando dei por mim, dobrei uma esquina e estava na Via della Conciliazione... Só havia visto pela TV até então... Meus passos eram apreensivos, pois sabia que aquela rua me levaria à Praça de São Pedro! À medida em que caminhávamos, a cúpula da Basílica ia, enfim, surgindo... Com sinceridade, ainda não acreditava no que estava vivendo! Entramos na cidade do Vaticano e pisei pela primeira vez na Praça! Tudo muito belo! Inacreditável...! Um cenário que foi palco de tantos momentos importantes da vida da Igreja e do mundo, ali bem perto dos olhos e do coração!

Assim que passei pelo detector de metais e entrei na Praça, a primeira pessoa que encontro andando por ali foi o Frei Roberto (Toca de Assis)... Não tive condições de saudá-lo... Ah, vocês vão reclamar, mas não estava com minha máquina fotográfica... (risos). Não tinha a mínima idéia de que viria tão cedo a um lugar como esse, muito menos que seria o primeiro que visitaria ao chegar em Roma!

Vi a sacada de onde o Papa é apresentado ao mundo pela primeira vez (bem acima da entrada da Basílica). Vi também, de longe, a janela de onde ele dá a bênção dominical. Foi ali, naqueles aposentos, que faleceu o inesquecível João Paulo II.

Outra emoção foi adentrar a Basílica de São Pedro. É indescritível... Vi a Porta Santa, aberta sempre nos anos jubilares. Você deve estar estranhando que escrevo muitas vezes o verbo "vi", "vi"... Sim, foi isso tudo que fiz... O padre que me levava corria porque tinha horário para retornar, mas quis me presentear com esse passeio rápido (fiquei agradecido, claro!). Aproximar-se do altar principal da Basílica, olhar à direita e ver a imagem de Dom Bosco, esculpida logo acima de uma imponente imagem de São Pedro, foi uma emoção muito grande! De fato, havia ouvido dizer de um sonho que ele me mesmo tivera em que anteviu que estaria ali um dia...

Desse rápido passeio, a maior emoção para mim, foi estar diante do túmulo de João Paulo II. Ali, como o local estava vazio (fato inédito segundo os entendidos!), eu pude rezar por breves instantes, parado... Recordei-me de muita gente naquele instante... Rezei por todos do Brasil... Rezei por você, leitor... Visitei também o túmulo do Apóstolo Pedro. Não sabia, mas fiquei sabendo que o altar-mor da Basílica, de onde o Papa presidi a Eucaristia, está construído sobre o túmulo do Apóstolo, "pescador de homens"! Foi magnífico...!

Diante de tudo, ao longo do caminho, o Diretor, um espanhol de Ávila, me falava: mira!, mira!..., misturando o espanhol com o italiano. Eu, contendo a emoção, só dizia: si, è belo! Foi uma passagem muito rápida, mas que tocou o coração! Louvo ao Senhor que quis que o primeiro lugar em Roma que eu conhecesse fosse o Vaticano! Lá voltarei outra vez para passar o dia em oração... Vi a Pietà de Michelangelo, mas quero rezar aos pés dela... Nessa minha volta, registrarei o momento com as tão desejadas fotos. Aguardem... Vou publicá-las, em breve! Aos que me acompanham com as orações, um profundo agradecimento. Há muito o que falar ainda... As primeiras situações com o italiano... (risos) Os preparativos para o início dos estudos, a Universidade... Enfim, assuntos não faltam... Quando as aulas começarem, talvez faltará tempo de entrar por aqui para escrever...

Deus te abençoe!
Com afeto salesiano,
P. Mauricio Miranda.

A Comunidade Salesiana - Dom Rua


A Comunidade Salesiana que me acolheu tem como Padroeiro, Dom Rua, primeiro sucessor de Dom Bosco no governo e animação da Congregação Salesiana no mundo. É uma comunidade internacional de estudantes salesianos que compõe um grupo de comunidades parecidas dentro da Universidade. Integram a comunidade cerca de 70 estudantes, em sua maioria, salesianos padres. Há também alguns padres diocesanos e um salesiano irmão (leigo consagrado). O que faz dela um ambiente rico para se viver é sua diversidade. Há pessoas de todas as partes do mundo: japoneses, coreanos, chineses, indonésios, indianos, iraquianos, egípcios, eslovênios, poloneses, espanhóis, angolanos, quenianos, moçambicanos entre muitos outros. O grupo dos latinos também é grande: peruanos, uruguaios, venezuelanos, brasileiros (sim, brasileiros!). Enfim, isso faz da comunidade um lugar de crescimento pessoal e ampliação dos próprios horizontes! É ali que eu tive a plena confirmação do alcance da ação do Espírito Santo no coração de Dom Bosco e no dos seus seguidores!

Deus te abençoe!
Com afeto salesiano,
P. Mauricio Miranda.



Conheça um pouco mais sobre Padre Miguel Rua



Nasceu em Turim, aos 9 de junho de 1837. Deveria começar a trabalhar na Real Fábrica de Armas de Turim, onde o pai era operário, mas Dom Bosco – que aos domingos ia confessar na escola – propôs-lhe continuar os estudos com ele, garantindo-lhe que a Providência pensaria nas despesas.


Certo dia, Dom Bosco distribuía algumas medalhas aos seus meninos. Miguel era o último da fila e chegou atrasado, mas ouviu Dom Bosco dizer: "Toma, Miguelzinho!". O padre, porém, não lhe estava dando nada, mas acrescentou: "Nós dois faremos tudo meio a meio", e assim foi de fato.


Em 25 de março de 1855, nos aposentos de Dom Bosco, nas mãos do fundador, fez os votos de pobreza, castidade e obediência. Era o primeiro Salesiano. Começa a trabalhar intensamente: ensina matemática e religião; assiste no refeitório, no pátio, na capela; tarde da noite, copia numa bela caligrafia as cartas e as publicações de Dom Bosco, e, enfim, estuda para ser padre. Tinha apenas 17 anos! É-lhe entregue também a direção do Oratório Festivo São Luís.


Em novembro de 1856, morre Mamãe Margarida. Miguel, então, vai encontrar-se com sua mãe: "Mamãe, a senhora quer vir com a gente?". A senhora Joana Maria vem, e também nisso a família Rua fez meio a meio com a família Bosco. Ficou em Valdocco por 20 anos. Em 1859, Rua acompanha Dom Bosco na audiência com o Papa Pio IX para a aprovação das Regras e, ao retorno, é-lhe confiada a direção do primeiro oratório em Valdocco. Foi ordenado sacerdote em 28 de julho de 1860.


Um dia, Dom Bosco escreve-lhe um bilhete: "Verás melhor do que eu a Obra salesiana atravessar os limites da Itália e estabelecer-se no mundo". O Padre Rua abre a primeira casa salesiana fora de Turim, em Mirabello. Poucos anos depois, retorna a Valdocco, substituindo e assistindo Dom Bosco em tudo. Em novembro de 1884, o Papa Leão XIII nomeia o Padre Rua vigário e sucessor de Dom Bosco, que morrerá em seus braços quatro anos depois.


O Padre Rua, considerado então a regra viva, torna-se paterno e amável como Dom Bosco. Enfrenta e supera inúmeras dificuldades no governo da Congregação. Consolida as missões e o espírito salesiano. Morreu no dia 6 de abril de 1910, com 73 anos. Com ele, a Sociedade passou de 773 a 4000 Salesianos, de 57 a 345 Casas, de 6 a 34 Inspetorias em 33 países. Paulo VI beatificou-o em 1972, dizendo: "Ele fez da fonte um rio".




A Viagem a Roma

Embarquei no Aeroporto de Congonhas, no último dia 10 de janeiro, às 20h10. A previsão da duração da viagem era de 14 horas, incluindo uma conexão em Frankfurt. A companhia aérea alemã foi pontual! De São Paulo a Frankfurt, viajamos por 11 horas, direto. Um pouco cansativo, sim...

Pensei que teria problemas na conexão em Frankfurt por não dominar o inglês e não falar alemão, mas consegui me virar até que bem... Falando o "básico" e lendo bem as placas (risos), não foi difícil andar por aquele imenso aeroporto. Depois de exatas 2 horas (conforme o publicado), estava eu decolando para Roma. Sim, o pensamento estava no Brasil, é claro...

Cheguei em Roma, às 11h (horário do Brasil) no aeroporto de Fiumicino. Já eram 14h (hora de Roma, três a mais que no Brasil). Dois amigos salesianos me aguardavam no aeroporto. Almoçamos, conversamos bastante e fomos para minha comunidade. Em minha nova casa, cheguei, aos 11 de janeiro, sexta-feira, por volta das 20h. Em Roma, fazia frio, mas não tanto quanto eu imaginava. Os relógios da capital italiana apontavam 15ºC.


Deus te abençoe!
Com afeto salesiano
P. Mauricio Miranda.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Feliz ano abençoado!

Leitura do Livro dos Números (6,22-27)

O Senhor falou a Moisés, dizendo: "Fala a Aarão e a seus filhos: Ao abençoar os filhos de Israel, dizei-lhes: 'O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!' Assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei".

Palavra do Senhor.
Graças a Deus!

A bênção de Deus é o que de mais propício podemos pedir no início de um novo ano. Abençoar é uma ação propriamente de Deus que, por sua vez, comunica sua vida às criaturas. Deus é a fonte da vida.

Precisamos da vida de Deus em nós. Uma vez que a nossa vida participa da vida de Deus, nós a manifestamos a todas as pessoas. Por isso podemos e devemos, também nós, abençoar. Sejamos, nesse ano que se inicia, portadores e sinais eloqüentes da vida de Deus em nós!

Desejo a você, amigo (a), um ano realmente abençoado!
Seja abençoado e abençoe, sempre!

Deus te abençoe!

Com afeto salesiano
P. Mauricio Miranda.