quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Deus está ao teu alcance! - Conclusão

Dissemos, anteriormente, que todo ser humano pode conhecer a Deus a partir de suas próprias capacidades. Na verdade, isso somente é possível justamente pelo fato de que o homem foi criado "à imagem e semelhança de Deus" (cf. Gn 1,27).

Porém, é verdade também que nas condições em que se encontra, o homem enfrenta muitas dificuldades para conhecer a Deus apenas pelo uso da própria razão. Por isso Deus, em seu desígnio de amor, vem em socorro dessa busca, revelando-se ao ser humano, levando-o a conhecer o mistério acerca dele mesmo.

Sim, é verdade! Deus se revelou a todos os seres humanos. Se quiser trilhar o caminho que o leva ao encontro com Deus, além de fazer o uso de sua razão, o homem deverá acolher a revelação de Deus na fé. Daí que podemos entender a beleza e o alcance das palavras com as quais o saudoso Papa João Paulo II iniciou um importante documento, publicado em 1998: "A fé e a razão são como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade. Foi Deus quem colocou no coração do homem o desejo de conhecer a verdade e, em última análise, de O conhecer a Ele, para que, conhecendo-O e amando-O, pudesse chegar também à verdade plena sobre si mesmo." (Fides et Ratio, 4).

Nesse sentido, se é certo afirmar que "Deus está ao teu alcance", é ainda mais certo dizer que, na verdade, "Deus (já) te alcançou". Ou ainda melhor: Deus só está ao teu alcance porque, antes mesmo que você existisse, Ele já te havia alcançado!

Que tal agradecê-Lo por isso no dia de hoje?

Com afeto salesiano,
Pe. Mauricio Miranda.


3 comentários:

  1. Querido Hermano!
    Bienvenido nuevamente a tu tierra!!
    Imagino que todo habrá andado bien con la defensa de la tesis.
    Seguimos en contacto y unidos en oración.
    Patricio

    ResponderExcluir
  2. Que blog maravilhoso, Pe. Mauricio!

    Deus lhe abençoe :]

    Visite meu blog:

    www.laravazz.wordpress.com

    A Paz e a Luz de Cristo sempre na sua vida!

    ResponderExcluir
  3. Pe. Maurício sempre dou uma passada no seu blog para ver as novidades.
    Que reflexão linda sobre a presença de Deus em nossa vida, aliás, que reconfortante saber que Ele já havia me alcançado mesmo antes de minha existência!!!
    Que o Espírito de Deus continue te iluminando!!!
    Abraço em Cristo...

    ResponderExcluir