domingo, 27 de janeiro de 2008

O Reino dos Céus está próximo!

3º Domingo do Tempo Comum - Ano A (2008)
Evangelho (Mateus 4, 12-23)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

" Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galiléia. Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galiléia, no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: "Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galiléia dos pagãos! O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz, e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz." Daí em diante Jesus começou a pregar dizendo: "Convertei-vos porque o Reino dos Céus está próximo". Quando Jesus andava à beira do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse a eles: "Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens". Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. Caminhando um pouco mais, Jesus viu os outros dosi irmãos: tiago. filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou. Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram . Jesus andava por toda a Galiléia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo."

-Palavra do Senhor!

- Glória a Vós Senhor!



O Evangelho do 3º Domingo do Tempo Comum vem nos ajudar no caminho que dedicamos trilhar nesse ano de 2008: crescer no conhecimento do Senhor, acolhendo-o em nossas vidas! Escrevo-lhe apenas algumas linhas, esperando que o bom Deus, depois, prossiga lhe falando diretamente ao coração...

Jesus anuncia: "Convertei-vos porque o Reino dos Céus está próximo". Esse "estar próximo" indica que o Reino está ao alcance de toda a pessoa que deseja acolhê-lo e dele fazer experiência... Jesus é o próprio Reino que se aproxima. Por isso é justo afirmar que "o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz".

Jesus visita seu povo e lhe revela o amor do Pai! Diante do avanço da presença de Jesus na vida daquelas pessoas, as trevas vão se dissipando e não há outra atitude a ser tomada que a de converter-se, mudar radicalmente toda a vida de modo a adequá-la à novidade do Reino...

O Evangelho nos fala de um "avançar" muito concreto do Reino. São encontros bem pessoais. As pessoas com as quais Jesus se encontra têm nome, família, trabalho... É gente concreta, portanto, que acolheu a novidade do Reino! E nós o conhecemos como!

Hoje, Jesus continua nos visitando... O Reino de Deus está em pleno avanço... Permita que a luz desse Reino dissipe as trevas de sua vida, a partir de um encontro bem concreto com o Senhor! Há muitos que necessitam do seu testemunho: "Eu vi o Senhor!" (cf. Is 6,1). O avanço do Reino passa por você! Vamos dizer sim ao Senhor? Rezarei por você...

Deus te abençoe!
Com afeto salesiano,
P. Mauricio Miranda.

Um comentário:

  1. Padre Maurício!!!
    Ouvi alguém falar lá na nossa paróquia, que é preciso estar atento aos sinais de DEUs. Quanta verdade!!!!
    Hoje, tive também uma missa linda, celebrada por nosso querido irmão Pe Piccinini.E, servi ao altar, como nova ministra da missa das 19;30 hs.
    E senti, O Senhor me acarinhando, me confortando...
    Qual não foi minha surpresa, ao abrir o orkut, e ver o seu scrap! ... O Senhor está perto de ti!". Não, não pode ser concidência! é providência mesmo!
    Um beijo no coração, e nossa união em oração!

    ResponderExcluir