quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Primeira experiência...

Hoje, depois de cinco dias por aqui, ainda sem ter saído de casa, vivi uma experiência repentina, mas que me marcou profundamente... O Diretor me convidou para sair e encaminhar minha documentação de estudante no país (coisas que todo estrangeiro em minha condição, que por aqui chega, tem que fazer...). Depois de tudo resolvido, ele me levou para caminhar um pouco pela cidade. Quando dei por mim, dobrei uma esquina e estava na Via della Conciliazione... Só havia visto pela TV até então... Meus passos eram apreensivos, pois sabia que aquela rua me levaria à Praça de São Pedro! À medida em que caminhávamos, a cúpula da Basílica ia, enfim, surgindo... Com sinceridade, ainda não acreditava no que estava vivendo! Entramos na cidade do Vaticano e pisei pela primeira vez na Praça! Tudo muito belo! Inacreditável...! Um cenário que foi palco de tantos momentos importantes da vida da Igreja e do mundo, ali bem perto dos olhos e do coração!

Assim que passei pelo detector de metais e entrei na Praça, a primeira pessoa que encontro andando por ali foi o Frei Roberto (Toca de Assis)... Não tive condições de saudá-lo... Ah, vocês vão reclamar, mas não estava com minha máquina fotográfica... (risos). Não tinha a mínima idéia de que viria tão cedo a um lugar como esse, muito menos que seria o primeiro que visitaria ao chegar em Roma!

Vi a sacada de onde o Papa é apresentado ao mundo pela primeira vez (bem acima da entrada da Basílica). Vi também, de longe, a janela de onde ele dá a bênção dominical. Foi ali, naqueles aposentos, que faleceu o inesquecível João Paulo II.

Outra emoção foi adentrar a Basílica de São Pedro. É indescritível... Vi a Porta Santa, aberta sempre nos anos jubilares. Você deve estar estranhando que escrevo muitas vezes o verbo "vi", "vi"... Sim, foi isso tudo que fiz... O padre que me levava corria porque tinha horário para retornar, mas quis me presentear com esse passeio rápido (fiquei agradecido, claro!). Aproximar-se do altar principal da Basílica, olhar à direita e ver a imagem de Dom Bosco, esculpida logo acima de uma imponente imagem de São Pedro, foi uma emoção muito grande! De fato, havia ouvido dizer de um sonho que ele me mesmo tivera em que anteviu que estaria ali um dia...

Desse rápido passeio, a maior emoção para mim, foi estar diante do túmulo de João Paulo II. Ali, como o local estava vazio (fato inédito segundo os entendidos!), eu pude rezar por breves instantes, parado... Recordei-me de muita gente naquele instante... Rezei por todos do Brasil... Rezei por você, leitor... Visitei também o túmulo do Apóstolo Pedro. Não sabia, mas fiquei sabendo que o altar-mor da Basílica, de onde o Papa presidi a Eucaristia, está construído sobre o túmulo do Apóstolo, "pescador de homens"! Foi magnífico...!

Diante de tudo, ao longo do caminho, o Diretor, um espanhol de Ávila, me falava: mira!, mira!..., misturando o espanhol com o italiano. Eu, contendo a emoção, só dizia: si, è belo! Foi uma passagem muito rápida, mas que tocou o coração! Louvo ao Senhor que quis que o primeiro lugar em Roma que eu conhecesse fosse o Vaticano! Lá voltarei outra vez para passar o dia em oração... Vi a Pietà de Michelangelo, mas quero rezar aos pés dela... Nessa minha volta, registrarei o momento com as tão desejadas fotos. Aguardem... Vou publicá-las, em breve! Aos que me acompanham com as orações, um profundo agradecimento. Há muito o que falar ainda... As primeiras situações com o italiano... (risos) Os preparativos para o início dos estudos, a Universidade... Enfim, assuntos não faltam... Quando as aulas começarem, talvez faltará tempo de entrar por aqui para escrever...

Deus te abençoe!
Com afeto salesiano,
P. Mauricio Miranda.

Um comentário:

  1. Que bom ver que chegou bem. Primeiro passeio ir à Praça São Pedro é começar essa nova jornada com chave de ouro.Um grande abraço, linda menina!!!!!

    ResponderExcluir