sábado, 9 de maio de 2009

5º Domingo da Páscoa - Ano B - 2009


Evangelho (João 15, 1-8)


- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nós!
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
- Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1 Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. 2 Todo ramo que em mim não dá fruto, ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa para que dê mais fruto ainda. 3 Vós estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4 Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto se não permanecerdes em mim. 5 Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos serão recolhidos, lançados ao fogo e queimados. 7 Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8 Nisto meu Pai é glorificado: que deis muitos frutos e vos torneis meus discípulos.

- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor!


Todo a liturgia do Tempo Pascal parece estar fundamentada sobre dois alicerces: a experiência do Senhor ressuscitado e o testemunho que somos chamados a dar dela. Isso quer dizer que à medida em que vamos aprofundando nosso relacionamento com Jesus, aprendemos a melhor anunciar, com a nossa própria vida, o amor que brota desse encontro.

Nesse 5º Domingo da Páscoa, o Ressuscitado se apresenta a nós como a "verdadeira videira" (Jo 15,1). Talvez aqueles que nasceram nas grandes cidades nunca tenham visto uma videira, mas a plantação de uvas é uma coisa muito comum às pessoas do campo, assim como o era para o povo de Israel. Tanto é verdade que ao longo do Antigo Testamento o povo de Israel por muitas vezes é comparado a uma videira (cf. Is 5, 1-7; Jr 2, 21; Ez 15, 1-8; 19, 10-14 entre outras). Nessas passagens, tal comparação serve para indicar o amor e a eleição de Deus (nesse caso, o "agricultor") para com o seu povo. Uma vez plantado e protegido por Deus, Israel é chamado a produzir frutos. Por isso, assim como acontece no mundo da agricultura, na medida em que a plantação não corresponde à expectativa, ela não serve para nada, senão para ser jogada fora. Pode parecer um pouco dura a conclusão, mas ela é bem verdadeira. Pense você: precisamos de muitas laranjas e plantamos uma muda de laranjeira que não dá frutos; para que ela nos serviria...?

"Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor" (Jo 15, 1).

Nessa afirmação, Jesus retoma a comparação já bem conhecida pelo povo para dar um passo além, aprofundando o seu sentido. Aqui, o povo que antes era a videira inteira, é chamado apenas como "ramo" dessa plantação, cujo "tronco" (a parte que a sustenta) é Jesus, o Filho de Deus!

Em outras palavras, o que está sendo dito é que toda a Igreja - o povo que o Pai amou e escolheu - tem a sua razão de ser somente em Jesus. Por isso o Senhor afirma: "... como o ramo não pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto se não permanecerdes em mim" (Jo 15,4).

Mas alguém pode se perguntar "por que devo dar frutos"? A resposta parece ser simples: porque você nasceu para isso! Todos fomos criados para gerar vida. Além disso, o mundo precisa de frutos! E, nesse caso, os frutos significam o testemunho que somos chamados a dar com o nosso estilo de vida. Isso porque aquele que vive "ligado" a Jesus, é chamado a agir segundo a novidade trazida por Ele!

Daqui se compreende a aparente "dureza" das palavras do Senhor quando nos adverte que "quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo que secará" (Jo 15,6). Em outras palavras, significa dizer que se nós não vivemos segundo a novidade de Jesus, na verdade, não o conhecemos e não pertencemos a Ele! Se o ramo não está ligado à plantação, ou seja, se ele não tem a seiva da vinha correndo pelo seu corpo, na verdade, ele não faz parte dela... O contrário também é verdadeiro: "Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado" (Jo 15, 7).

Hoje renovamos a adesão de nossa vida à novidade de Jesus!
Comuniquemos a "seiva da vida" do Ressuscitado! O mundo precisa desse fruto!
Feliz Páscoa a você, meu amigo!

Com afeto salesiano,
Pe. Mauricio Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário