sábado, 30 de maio de 2009

Solenidade de Pentecostes - Ano B - 2009

Evangelho (João 20, 19-23)

- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nós!
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
- Glória a Vós, Senhor!

19 Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: "A paz esteja convosco". 20 Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21 Novamente, Jesus disse: "A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio". 22 E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: "Recebei o Espírito Santo. 23 A quem perdoardes os pecados, eles lhe serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhe serão retidos".

- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor!



Ao longo do tempo pascal, recordamos várias vezes que esse importante período litúrgico se ergue sobre dois alicerces: a experiência do Senhor ressuscitado e o testemunho que somos chamados a dar dela com a nossa própria vida. Lembramos também que isso significa que na medida em que aprofundamos o nosso relacionamento com Jesus, vamos aprendendo a ampliar o anúncio do amor que brota desse encontro.

A promessa feita no dia da Ascenção - "mas recebereis uma força, a força do Espírito Santo que virá sobre vós e sereis minhas testemunhas (...) até as extremidades da terra." (At 1,8) - é cumprida no dia de Pentecostes. Desse modo, a liturgia dessa última semana que vivemos (7ª da Páscoa), entre as solenidades da Ascensão e a de Pentecostes, deixa clara a estreita relação entre o anúncio do Evangelho e o dom do Espírito derramado sobre a Igreja. Em 1986, João Paulo II já nos ensinava em sua carta encíclica, escrita para a Solenidade de Pentecostes daquele ano: "O Espírito Santo vem 'graças' à partida de Cristo". E depois continuava: "Graças à cruz, operadora de Redenção, vem o Espírito Santo, pelo poder de todo o mistério pascal de Jesus Cristo; e vem para permanecer com os Apóstolos desde o dia de Pentecostes, para permanecer com a Igreja e na Igreja e, mediante ela, no mundo" (Dominum et vivificant, 14).

Isso significa que é o Espírito Santo quem nos impulsiona para anunciar o Evangelho! Quando falamos de Deus às pessoas de nossa casa, de nosso trabalho ou escola, de nossa comunidade ou bairro, enfim, quando anunciamos a alegria do Evangelho a toda e qualquer pessoa, é o próprio Espírito quem o faz em nós! Mas não só! É Ele também que nos dá a força de anunciar quando as nossas poucas forças nos faltam! Mas não só ainda! É Ele quem nos ensina o que falar, é quem nos motiva a abrir a boca, é quem fala em nós, é quem faz a Palavra chegar ao coração de quem ouve, é quem age no coração que recebeu a Palavra... Ele é o protagonista de tudo!

Eis a força do Espírito Santo! Precisamos apenas nos abrir a essa extrema potência de Deus que quer agir em nós e por meio de nós! Por isso temos a necessidade de pedir pelo Espírito de modo incessante, todos os dias de nossa vida. Devemos reconhecer que a Igreja nunca necessitou do Espírito como nos dias em que vivemos! A cada dia da história, Ele se torna ainda mais necessário, ainda mais fundamental para fazer o Evangelho chegar a todos os cantos do mundo! A você que lê essa mensagem, eu lhe convido a pedi-Lo sem medo sobre sua vida! Peça-O com fervor de coração! Ele é tudo o que precisamos, é tudo o que a Igreja necessita!

Quero concluir retornando àquela carta encíclica de João Paulo II, no Pentecostes de 1986. Naquela ocasião, o Papa nos lembrava que "no meio dos problemas, das desilusões e das esperanças, das deserções e dos retornos desta nossa época, a Igreja continua fiel ao mistério de seu nascimento. Se é um fato histórico que a Igreja saiu do Cenáculo de Pentecostes, também se pode dizer que, em certo sentido, ela nunca abandonou aquele santo lugar. Espiritualmente, o acontecimento de Pentecostes não pertence só ao passado: a Igreja está sempre no Cenáculo porque o traz no seu coração" (Dominum et vivificant, 66). Continuemos a anunciar Jesus, o Senhor, na força do Espírito Santo, até o dia em que Ele retorne de maneira definitiva!

Eu o peço de modo incensante!
Peça você também! Peçamo-lo juntos!
Vem, vem, vem...

Com afeto salesiano,
P. Mauricio Miranda.

Um comentário:

  1. Mauricio, vamos sim pedir sempre o Espírito Santo para que continuemos fiés a nossa missão de sermos testemunhas de Jesus em todos lugares que passarmos e para todas as pessos que nos encontrarmos!!
    Seu blog continua muito bom!! As reflexões são ótimas!
    Um abraço saudoso!

    ResponderExcluir