sábado, 11 de julho de 2009

15º Domingo do Tempo Comum - Ano B - 2009

Evangelho (Mc 6, 7-13)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 7 Jesus chamou os doze, e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. 8 Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. 9 Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 10 E Jesus disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. 11 Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles!” 12 Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 13 Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.



Não temos dúvida. O Senhor tem investido em nós! Sentimos que estamos sendo preparados, formados na escola dos discípulos de Jesus. A cada domingo, percebemos que a Palavra de Deus vai formando em nós um coração mais santo, mais disponível ao Senhor e, por isso, desejoso de levar o Evangelho a todas as pessoas. Para chegarmos a tal conclusão, basta nos deter na liturgia dos últimos dois domingos: depois de nos apresentar os Apóstolos Pedro e Paulo (28/06), colunas da Igreja do Senhor, como modelos autênticos de discípulos e anunciadores do Evangelho, o próprio Senhor nos ensina o que é ser profeta, sem esconder as dificuldades dessa importante missão (05/07).

No Evangelho desse domingo (12/07), Ele finalmente nos envia para pregarmos a conversão a todas as pessoas (cf. Mc 6,12), operando o bem por onde passarmos (cf. Mc 6, 13). Às vezes, nos sentimos despreparados para tanto, porém na segunda leitura dessa Santa Missa, o apóstolo Paulo procura nos convencer do quanto possuímos para oferecer (cf. Ef 1, 3-14). Diz o ditado popular que ninguém é tão pobre que não tenha algo a oferecer. Pois bem. Ao ler este trecho aos Efésios, vamos sendo convencidos de que temos muito a dar, quando reconhecemos o muito que Deus realizou e realiza em nós!

Evangelizar não é tarefa impossível. É preciso lançar-se nas mãos de Deus (cf. Am 7, 12-15) que nos chama, envia e vai nos apresentando ocasiões para evangelizar. E são tantas...! Há sempre algo de Deus que podemos dizer na roda com os amigos, nas conversas pela internet, na convivência familiar ou no relacionamento profissional. Se não temos a oportunidade de anunciá-lo de modo explícito, vamos fazendo de maneira indireta, aos poucos, porém nunca deixando passar uma única oportunidade de sermos sinais de Deus na vida de muitos. A obra é de Deus! Nós somos apenas pessoas que queremos tornar conhecido aquele a quem amamos e de quem experimentamos tanto amor!

Qual será a sua maneira de contribuir com a evangelização nessa semana? Faça um plano, estabeleça metas; simples, mas precisas. Sinta o poder de Deus que age por meio de sua vida e alcança a vida de tantos outros! Deus abençoe sua iniciativa!

Com afeto salesiano,
P. Mauricio Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário