sábado, 12 de setembro de 2009

24º Domingo do Tempo Comum - Ano B - 2009

Evangelho (Marcos 8,27-35)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo São Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 27 Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?”28 Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. 29 Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”. 30 Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a respeito. 31 Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei; devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. 32 Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33 Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”. 34 Então chamou a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35 Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a Vós, Senhor!



Estamos num momento fundamental da missão de Jesus relatada pelo evangelista: hora em que os discípulos são chamados a confessarem publicamente a sua fé. A pergunta é dirigida de modo direto a eles pelo próprio Senhor: "E vós, quem dizeis que eu sou?" (v. 29)

A confissão de Pedro lhe revela ainda mais a respeito da própria fé. E é exatamente assim que acontece conosco. Quando nos colocamos no seguimento de Jesus, Ele mesmo vai nos ensinando o que significa segui-lo, ou seja, quais as conseqüências que o sim dado por amor a sua pessoa implica.

Por isso diante da confissão de Pedro, Jesus lhe ensina que crer nEle significava assumi-lo em todos os sentidos: o seu modo de ser, de pensar, de falar, enfim, a maneira como entregava sua vida pela salvação de muitos. Em outras palavras, Jesus vai revelando a Pedro que confessar a fé em seu nome significa adentrar o mistério de sua Cruz. E é exatamente isso que deixa o Apóstolo escandalizado!

Ao tentar negar a realidade da cruz na própria vida ou atenuar a sua força, Pedro é repreendido pelo Senhor: "vai para longe de mim, Satanás, pois não pensas como Deus, e sim como os homens" (v. 34).

O seguimento do Senhor implica o mistério de sua paixão e morte, ao qual somos diariamente chamados a associar a nossa vida: "Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga" (v. 35).

Peçamos ao Senhor a graça de empregarmos nossa vida por amor a Ele. A Eucaristia, momento em que Ele mesmo renova o sacrifício pelo qual se entregou por nós, continua sendo o momento por excelência de nos colocarmos em seu seguimento.

Queremos segui-lo até o último instante de nossa vida!
Deus abençoe a sua entrega!

Com afeto salesiano,
Pe. Mauricio Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário