terça-feira, 29 de setembro de 2009

A adolescência de Jesus

Percebo uma lacuna na história da vida de Jesus. Por que não existem escritos da fase da adolescência?
(Simone, 36 anos, São Paulo)



Cara Simone,
Obrigado pela visita ao blog e pela pergunta!

De fato, essa "lacuna" é sentida nos quatro evangelhos. Apenas o escrito de Lucas é que faz uma menção bem sutil aos anos compreendidos entre o nascimento de Jesus e os do início de seu ministério público: "Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e diante dos homens." (Lc 2,52). Mesmo assim, esse versículo do Evangelho de Lucas parece querer frisar a plena harmonia existente entre a natureza divina e humana na pessoa do Verbo encarnado, mais do que propriamente dar notícias de sua vida durante aquele período.

Embora existam muitas teorias para a interpretação dessa "lacuna", não é difícil de admitir que a intenção dos evangelhos não é oferecer ao leitor uma biografia de Jesus (no rigor do termo, os evangelhos não podem ser considerados como uma obra de caráter "histórico"). O objetivo principal pelo qual eles foram escritos foi o de anunciar a Boa Notícia (em grego, evangelho) de Deus que se fez homem e veio habitar entre nós (cf. Jo 1,14).

A infância de Jesus é abordada - de modo especial em Lucas, mas também em alguns acenos em Mateus - porque ligada diretamente ao mistério da Encarnação do Verbo, mistério que é tratado de maneira muito mais bem elaborada, do ponto de vista teológico, na introdução do Evangelho de João. Em outras palavras, o mistério da Encarnação, fundamental para nossa salvação, é o que parece justificar a abordagem direta ou não dos anos da infância do Salvador.

Em seguida, passa a interessar ao leitor o início e desenvolvimento do ministério público de Jesus que culmina em sua paixão, morte e ressurreição. E, nesse sentido, os quatro evangelhos fornecem inúmeros detalhes narrativos. E não poderia ser diferente, não é mesmo?

Em suma, os evangelhos trazem somente e tão somente aquilo que nos é necessário conhecer para a salvação. Eles são, cada um a seu modo, o anúncio de uma grande notícia que transformou e continua a transformar a vida de toda a pessoa humana!

Com afeto salesiano,
Pe. Mauricio Miranda.
____________________________
Posso lhe ajudar? Sua dúvida pode ser a de muitos outros.
Envie sua pergunta para
canal-direto@hotmail.com
Não esqueça de dizer seu primeiro nome, idade e cidade de onde escreve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário