segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O discípulo amado

O discípulo mais amado de Jesus, conforme as Escrituras, era João. Por que ?
(Simone, 36 anos, São Paulo)



Cara Simone,
Obrigado pela visita ao blog e pela pergunta!

Antes de entrarmos no assunto que você nos propõe, é necessário fazer duas observações preliminares a respeito de sua pergunta.

A primeira é que me parece incorreto utilizar a expressão "mais amado" para se referir ao discípulo mencionado nos escritos joaninos. Tal personagem é sempre mencionado como o "discípulo amado" e não como "o mais amado". Por mais irrelevante que possa parecer essa observação, ela faz muita diferença quando estamos realizando interpretação bíblica.

A segunda observação é que em sua pergunta, você parece sugerir - se bem entendi - que o discípulo amado era João, um dos Doze. Ao menos, é com o Apóstolo que o senso comum costuma identificar o "discípulo amado" da Escritura. Porém, a exegese atual não tem tanta certeza disso...

Na verdade, a figura do "discípulo amado" é um personagem muito controvertido, sobre o qual existem várias interpretações. Não há porém um consenso entre os estudiosos em identificá-lo com este ou aquele discípulo. Em suma, nos estudos atuais, o "discípulo amado" permanece ainda um mistério. É, sem dúvida, um tema desafiador e muito interessante para se estudar!

Precisaríamos de várias postagens para explicar as diversas teorias sobre o assunto. Como esse não é o objetivo de nosso blog, depois de lhe fazer estas observações que julgo importantes, lhe proponho a leitura de obras que se dedicam ao aprofundamento da questão. São inumeros os livros com esse intento, porém lhe indico um que, penso, pode lhe ajudar a entender melhor a questão:

Brown, R.E., A comunidade do discípulo amado, São Paulo, Paulinas, 1992 (2ª ed.).


Com afeto salesiano,
Pe. Mauricio Miranda.
____________________________
Posso lhe ajudar? Sua dúvida pode ser a de muitos outros.
Envie sua pergunta para
canal-direto@hotmail.com
Não esqueça de dizer seu primeiro nome, idade e cidade de onde escreve.

Um comentário:

  1. Anselmo da Silva Neto8 de abril de 2010 às 15:28

    É intiressante essa pergunta do discipulo amado, no meu ver vejo que quando fala do discipulo amado é O discipulo ideal que devemos ser, ou seja modelo de discipulo para humanidade, pode até ser João, mais podemos percebe no Sinótico quando Jesus trata sua família, minha mãe, irmãos são todos aqueles que fazem a vontade do meu pai, Jesus não maltrata seus familiares ele mostra que nenhuma pessoa tem previligélios e sim todos tem que ser tratado por igual e esta serviço no Reino de Deus.

    um grande abraço
    Anselmo, Cidade de Campo Grande MS

    ResponderExcluir