domingo, 9 de março de 2008

"Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas eu vou despertá-lo." (João 11,11)

5º Domingo da Quaresma - Ano A (2008)

Evangelho (João 11,3-7.17.20-27.33b-45)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

"Naquele tempo, as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: 'Senhor, aquele que amas está doente'. Ouvindo isto, Jesus disse: 'Esta doença não leva à morte; ela serve para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela'. Jesus era muito amigo de Marta, de sua irmã Maria e de Lázaro. Quando ouviu que este estava doente, Jesus ficou ainda dois dias no lugar onde se encontrava. Então, disse aos discípulos: 'Vamos de novo à Judéia'. Quando Jesus chegou, encontrou Lázaro sepultado havia quatro dias. Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. Então Marta disse a Jesus: 'Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá'. Respondeu-lhe Jesus: 'Teu irmão ressuscitará'. Disse Marta: 'Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia'. Então Jesus disse: 'Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?' Respondeu ela: 'Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo'. Jesus ficou profundamente comovido e perguntou: 'Onde o colocastes?' Responderam: 'Vem ver, Senhor'. E Jesus chorou. Então os judeus disseram: 'Vede como ele o amava!' Alguns deles, porém, diziam: 'Este, que abriu os olhos ao cego, não podia também ter feito com que Lázaro não morresse?' De novo, Jesus ficou interiormente comovido. Chegou ao túmulo. Era uma caverna, fechada com uma pedra. Disse Jesus: 'Tirai a pedra!' Marta, a irmã do morto, interveio: 'Senhor, já cheira mal. Está morto há quatro dias'. Jesus lhe respondeu: 'Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?' Tiraram então a pedra. Jesus levantou os olhos para o alto e disse: 'Pai, eu te dou graças porque me ouviste. Eu sei que sempre me escutas. Mas digo isto por causa do povo que me rodeia, para que creia que tu me enviaste'. Tendo dito isso, exclamou com voz forte: 'Lázaro, vem para fora!' O morto saiu, atado de mãos e pés com os lençóis mortuários e o rosto coberto com um pano. Então Jesus lhes disse: 'Desatai-o e deixai-o caminhar!' Então, muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele".

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.



Caro amigo,

Espero que tenha passado bem essa semana. Tenho pedido a Deus por todos que me acompanham de longe, por este blog. Espero que você esteja vivenciando bem esse tempo de graça da Quaresma. Nele, como temos dito, o Senhor tem se revelado a nós de maneira privilegiada, de forma que, conhecendo-O, possamos, numa resposta de amor, transformar o que somos, convertendo todo o nosso ser.

Chegamos, com o Senhor, ao 5º Domingo da Quaresma, momento decisivamente importante nesse itinerário preparatório à Páscoa do Senhor. Estamos celebrando o domingo da Ressurreição de Lázaro. Volto a recordar que nesse Ano A, a Igreja proclama os Evangelhos da samaritana (símbolo da água), do cego de nascença (símbolo da luz) e da ressurreição de Lázaro (símbolo da vida) como caminho preparatório para o batismo dos catecúmenos e para a renovação das promessas batismais que todos faremos na Noite Santa da Páscoa. De fato, na Noite Santa, todos nós renasceremos para a graça de Deus e, seremos revestidos, de uma vida nova, vivida a partir do encontro com o Senhor Ressuscitado. Entender esse caminho que a Igreja, como mãe e mestra, nos convida a trilhar, é colaborar com aquilo que o Pai deseja realizar em nós, pelo Filho, no poder do Espírito Santo. Em suma, nesse importante tempo litúrgico, estamos sendo introduzidos no mistério de Deus, razão de nossa alegria e fonte de nossa salvação!

Ao iniciarmos nossa pequena reflexão sobre o trecho da Palavra de Deus para hoje, é interessante que observemos que a ressurreição de Lázaro não é aquela que acontecerá conosco no último dia, quando o Senhor vier definitivamente ao mundo para estabelecer novos céus e uma nova terra (cf. 2 Pd 3,13). É uma ressurreição, digamos, "parcial", no sentido de que Lázaro voltará a passar pela morte física. De fato, sabemos que Lázaro voltou a morrer, um dia, depois daquele episódio. Em outras palavras, Jesus não está nos falando da ressurreição do último dia, mas do renascer diário, experiência própria daqueles que vivem a vida em Cristo.

Se formos atentos, veremos que a mensagem que Jesus deseja comunicar aos que lhe acompanham, no Evangelho de hoje, é a mesma que Ele comunicou à samaritana (cf. Jo 4,25-26)e ao cego de nascença (cf. Jo 9, 35-37): a de que Ele é o Filho de Deus, Salvador do mundo. De fato, no episódio de Lázaro, ele também se apresenta como tal. A prova disso está na confissão de fé de Marta, que aqui, acontece de maneira mais rápida (talvez para nos mostrar de que estamos compreendendo melhor aquilo de que Ele deseja nos convencer): "Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo".

Nesse 5º Domingo da Quaresma, já podemos reconhecer que Jesus é o Filho de Deus e Salvador do Mundo, que nos dá a água viva que sacia nossa mais profunda sede (cf. Jo 4, 14), que ilumina nossa cegueira e nos faz voltar a enxergar (cf. Jo 9,5.7) e que nos comunica uma vida que jamais terá fim (cf. Jo 11, 25-26).

Dito isso, resta-nos perguntar: do que precisamos mais para viver de maneira plena? Permita-me lhe dizer que fico profundamente entristecido quando encontro pessoas que se sentem derrotadas diante dos fatos da vida ou que já perderam a esperança de que a vida pode ser efetivamente melhor. Essas pessoas esqueceram de que somos convidados a renascer (ou ressuscitar!) todos os dias de nossa vida.

Meu irmão, entender isso, significa, em outras palavras, dizer que devemos provar da força da Ressurreição de Cristo todos os dias! Sim, todos os dias! A cada manhã, devemos ressuscitar com Cristo! Não é a toa que o apóstolo nos lembra que "se alguém está em Cristo, é uma nova criatura" (2 Cor 5,17). Assim como não é por acaso que no versículo 11 do Evangelho de hoje (que omitimos na versão acima), Jesus diz: "o nosso amigo Lázaro adormeceu, mas eu vou despertá-lo".

Escute! Talvez você esteja precisando disso: ser despertado pelo Senhor! Talvez estejamos, por algum motivo de nossas vidas, adormecidos, quase mortos... O Senhor está nos convidando a ressuscitar com Ele, todos os dias. Em outras palavras, Jesus está nos chamando a provar a força de sua Vida, em todas as situações pelas quais atravessamos. E isso significa fazer a experiência do Ressuscitado. Entende, agora, porque a Quaresma é uma verdadeira preparação para a Páscoa? O Senhor, a cada domingo, está nos ensinando, de fato, o que significa celebrar a sua Páscoa!

Tome posse da maravilha desse domingo! Permita que o Senhor te chame à vida! Permita-se experimentar a força da Ressurreição de Jesus, a cada dia de sua vida! E mais: comunique essa força às pessoas com as quais você convive...

Vamos lá! É hora de renascer! Hoje é dia de ressurreição!
Abençoada semana a você! Ressuscitemos, em Cristo, a cada dia...


Com afeto salesiano,
P. Mauricio Miranda.

2 comentários:

  1. Oi Pe Mauricio,

    Bom ter a tua Homilia por aqui!
    Abraços e boa caminhada! Todos daqui mandam-lhe um grande abraço!!

    Vicente

    ResponderExcluir
  2. Olá P. Mauricio...tah maravilhoso o seu blog...muito bom mesmo!!!
    Abraçaoooo

    ResponderExcluir