domingo, 2 de março de 2008

Basílicas Papais - Parte 2

Hoje, vamos conhecer, dentre as quatro principais basílicas romanas, a mais importante delas. Se você pensou na Basílica de São Pedro, errou... A mais importante Basílica Papal é a San Giovani in Laterano (Basílica São João de Latrão).

Vamos conhecer um pouco da história desse importante lugar? O local onde se encontra, atualmente, a Basílica, era ocupado, no Império Romano, pelos lateranses, administradores do Imperador. A propriedade era do Imperador Constantino I e de sua segunda esposa, Fausta. São eles que a doam ao bispo de Roma, possivelmente no século IV, para a realização de um importante Sínodo dos Bispos de então.

Hoje, ao entrar pela Porta principal da Basílica, à esquerda, avistamos um monumento ao Imperador Constantino porque foi ele quem a construiu para ser a principal igreja de Roma. Era, a partir de então, a única dentre as três grandes basílicas construídas que se encontrava no interior dos muros que cercavam a cidade de Roma. A 'Basílica de São Pedro' e a 'Basílica de São Paulo Fora dos Muros' tinham sua importância porque situavam-se sobre os túmulos dos apóstolos, mas do lado externo da muralha.

Por esse motivo, a Basílica Lateranse passou a servir de Catedral. O que vem a ser uma Catedral? A palavra 'catedral' é utilizada para designar a Igreja que possui a cátedra oficial do Bispo da Diocese. Por isso, a Catedral é a principal Igreja de toda uma Diocese; é dela que o Bispo Diocesano preside todo povo de Deus a ele confiado. No caso da Basílica Lateranense, ela é a principal das Basílicas Papais por ser designada como a Catedral do Bispo de Roma. Ora, sabemos que o Bispo de Roma é o Papa que preside não só a Igreja de Roma como a do mundo inteiro. Por isso, a Basílica de Lateranense é a mãe e cabeça de todas as Igrejas do mundo. E é também por isso que, no mundo inteiro (inclusive no Brasil) no dia 09 de novembro, a Igreja comemora a Festa da Dedicação da Basílica do Latrão. Essa festa litúrgica quer ser o sinal visível da unidade da Igreja, presidida pelo Sumo Pontífice, sucessor direto do Apóstolo Pedro.

Vale dizer ainda que, nessa Basílica, aconteceram os quatro primeiros Concílios Ecumênicos realizados no Ocidente tendo sido, portanto, palco de capítulos importantíssimos na História da Igreja.



Fachada da Basílica


Porta Santa, aberta nos anos jubilares. João Paulo II, aí esteve para abri-la, em 2000.



Porta Santa. Detalhe, ao chão.


Pórtico da entrada lateral.

Nave principal da Basílica.


A nave central da Basílica é ladeada pelos doze apóstolos talhados em pedra. São imagens lindas e ricas em detalhes que a máquina fotográfica, infelizmente, não consegue captar... Esse é São Judas Tadeu. Eu o fotografei porque foi por causa dele que minha mãe me deu o nome de Tadeu...


Presbitério



Presbitério. Vista lateral.


Teto sobre o presbitério. Riqueza de detalhes.

Ao fundo, cátedra do Papa. Dali, simbolicamente, ele preside a Igreja Católica Apostólica Romana espalhada pelo mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário